Monica Uehara



Pessoal, esse foi um dos pratos que preparei para o jantarzinho oriental que fiz esta semana aqui em casa. Modéstia à parte, ficou tudo muito bom, da decoração aos pratos.  A inspiração deste papelote veio porque eu comprei um pacote de 1 kilo (!!) de champignon fresco. Gente, não resisti. Aqui tem uma feirinha em que os próprios produtores vendem seus produtos, tudo fresquinho, e os champignons estavam tããão lindos!! Mas, o papelote pode ser feito com champignon em conserva, shitake, shimeji, funghi.

Ainda bem que champignon é light! Porque como comprei muito, terei que prepará-lo de todas as formas agora. rssss. Estava até pensando em promover um festival do champignon aqui na minha cozinha e convidá-los a postar receitinhas contendo esse ingrediente em um post. O que vocês acham? É até uma forma da gente buscar aquela receitinha especial guardada láááá no fundo do blog né? Bom, vamos à receita:


Ingredientes:

300 gramas de champignon fresco (ou em conserva, ou shitake, shimeji, funghi)
1 dente de alho amassado
1 colher de café de gengibre em pó ou gengibre fresco ralado
1cebola pequena em tiras
1 colher de azeite
molho de soja (shoyu) a gosto
sal a gosto (eu não coloquei porque o shoyu já é bastante salgado)
4 colheres de sopa de saquê
papel alumínio

Preparei assim:

Lavei muito bem o champignon e cozinhei com água e sal no microondas por aproximadamente 2 minutos. Escorri e reservei. (Se vc utilizar champignon em conserva, pule esta parte.) Em uma tigela, misturei todos os ingredientes e juntei o champignon cozido. Com o papel alumínio, fiz um envelope fechando bem  todos os lados e deixando somente uma abertura para colocar o champignon. Coloquei o champignon e fechei bem. Levei o "envelope" ao forno 180 graus em uma assadeira por aproximadamente 20 minutos. Servi, abrindo o pacote na mesa mesmo. O aroma é incrível!!

Observação: Muito cuidado ao abrir o pacote para não se queimar!!