Monica Uehara

Pessoal, sempre tive curiosidade de experimenta este grão!! Há tempos tenho visto muitas matérias a respeito de seus benefícios para a saúde. Na revista Boa Forma saiu uma matéria legal. Para quem tiver interesse em saber mais a respeito deste grão tão festejado, clique aqui para acessar o link da revista.

O aspecto dos grãozinhos crus  é "de comida de passarinho". rssss. Mas, após o cozimento eu apreciei bastante. Na embalagem dizia que para cada xícara de quinua crua eram necessárias duas xícaras e meia de água fervente. Mas, eu acabei usando mais água porque gosto dos grãos macios mesmo!

Ingredientes:
1 xícara de grãos de quinua
água fervente o quanto baste (a embalagem do produto diz que é para utilizar 2 xícaras e meia de água)
1 xícara de legumes diversos (eu utilizei legumes congelados, ervilha e cenoura)
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
1 cebola pequena picadinha
sal e pimenta a gosto

Preparo:
Frite o alho e a cebola no azeite. Junte a quinua, o sal, a pimenta e a água fervente. Cozinhe em fogo brando com a panela semi tampada até que a água seque (como no preparo de arroz). Se você achar que ainda não está bom, vá acrescentando um pouco mais de água fervente até que os grãozinhos estejam quase "translúcidos" como na foto. Eu juntei os legumes quase no final do cozimento (faltando uns 10 minutos para terminar o prato), pois utilizei legumes congelados. Se você for utilizar legumes frescos, pode cozinhá-los separadamente e juntar no final do cozimento da quinua, ou então, cozinhá-los junto com a quinua (adicione os legumes no momento em que colocar a quinua na panela). Para esta segunda hipótese, é necessário prestar atenção ao tempo de cozimento de cada legume, para que eles não fiquem cozidos demais ou "de menos", então, para quem está começando a cozinhar, sugiro que cozinhe os legumes separadamente e junte ao "risotinho" no final do preparo. Quando a água secar e os grãozinhos estiverem macios está pronto o prato e é só servir.

9 Responses
  1. Aaaah, essa sugestão de hoje está pra mim. Realmente parece alpiste qdo a quinoa está crua...rsrs Eu também adoro, e é super saudável mesmo. Põe na papinha da pequenina (qdo ela começar a comer sopinha) que ela vai gostar.
    Beijão Monica, tudo de bão!


  2. Macá Says:

    Oi Mônica
    Comprei quinua outro dia mas em farelo. Não conhecia essa em grãos. Me diga uma coisa: e o gosto, é bom?
    bjs


  3. Que bela receita!!!
    Amo quinua, meu filhote tb gosta muito!!!
    Eu faço junto com o arroz, meio a meio, fica maravilhoso!!!

    Bjs...


  4. Sandrinha! Ótima dica! Não tinha pensado. Vou add à papinha sim!
    bj


  5. Macá querida, na minha opinião, o mais importante com relação ao paladar da quinua é a textura, porque tanto o aroma quanto o sabor são muito suaves.
    bj.


  6. Mais um risotinho para a minha coleção! Hummm...fiquei com vontade de experimentar!
    Beijos!


  7. Labidú Says:

    Pues nunca probé este cereal. Dicen que se parece al arroz integral, pero más suave... es así? La verdad es que en el plato que preparas se ve delicioso y muy apetecible. Me metíste en ganas de comerlo!!! gracias por la receta. Besinos.


  8. Oi Mônica... Esse risoto está lindo e uma ótima preparação para quem quer uma alimentação saudável. Adorei!
    Bjs


  9. Monica, só provei quinua uma vez e amei! Esse risoto deve ser bem gostoso! Vou anotar a receita e provar!!!! Bjs!