Monica Uehara
Cupcake de cenoura recheado com a trufa forneável.
Esta receitinha, aprendi em um curso sobre "Chocolateria" que fiz no ano passado, mas, nunca tinha experimentado. A principal utilidade desta trufa é que pode ir ao forno "sem desandar", ou seja, serve para preparar cupcakes, bolos, pão de mel, ou o que você quiser que já saem recheados do forno!! Legal, né? Minha primeira experiência com ela foi estes cupcakes de cenoura! Em breve postarei a receita do cupcake.

Ingredientes:
100 gramas de chocolate em barra picado.
2 colheres (sopa) bem cheias de leite condensado.
1 colher (sopa) rasa de conhaque (opcional, não usei para fazer os cupcakes de cenoura).

Fiz assim:
Derreti o chocolate no micro-ondas em potência 50% por 1 minuto. O chocolate não derreteu totalmente, boa parte derreteu, mas havia alguns pedaços inteiros ainda. Então, mexi bem para que o chocolate derretesse de maneira uniforme. Juntei o leite condensado ao chocolate, sem parar de misturar e a trufa já começou a se formar.(Se for adicionar o conhaque, adicione-o neste momento.) Fica bem consistente e não é necessário levá-la ao refrigerador.  Quanto maior o tempo de descanso, mais consistente e fácil de enrolar.
Assim, que misturei o leite condensado, a massa ficou assim:

Para usar estas trufas em recheios de doces que irão ao forno, deixe descansar por uma hora aproximadamente e modele bolinhas.
Olha os meus cupcakes recheados com estas trufas:

Coloquei nas forminhas um pouco da massa dos cupcakes, uma bolinha de trufa e cobri com mais um pouco de massa, antes de levá-las ao forno. Facinho!

Dicas: Quando fiz os cupcakes não me ative ao detalhe de que qualquer ingrediente sólido acrescentado à massa de bolo crua, tende a "descer", então, apesar de eu ter colocado as bolinhas de trufa no centro da massa, elas acabaram afundando (mas, mesmo assim, ficou uma delícia). Se você quiser que seu recheio permaneça no centro do bolinho, minha dica é que faça as bolinhas de trufa e antes de usá-las, envolva-as com farinha de trigo (da mesma forma que fazemos com pedacinhos de goiabada, frutas cristalizadas, etc, que serão adicionados à massa crua de bolo).
Pode ser generosa(o) ao adicionar este recheio aos seus doces. Coloquei uma bolinha do tamanho de um brigadeiro nos meus cupcakes e achei que foi pouco.
5 Responses
  1. Que lindos ficaram Monica e que delícia devem ser!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.


  2. Unknown Says:

    Ficaram umas gracinhas com as cenourinhas decorando, gostei muito dessa dica não sabia que podíamos cozer a massa já com recheio, obrigada pela dica.
    Bjs


  3. Lindos e com um interior delicioso.
    Adorei.
    bjs


  4. Oi Monica, adorei a receita.Nunca fiz, receita anotadissima.Beijos querida.Obrigada por partilhar sua experiência.


  5. Unknown Says:

    Monica...

    Estão lindos!
    Um abraço, Fábio