Monica Uehara

Bolinho feito em 5 minutos. Da para acreditar? Ideal para aplacar a vontade matadora de comer doce. Esta receita não fica muito doce, mas, serve bem para matar a vontade, sem sair do propósito de manter a dieta Low Carb. A medida do adoçante é ideal para quem gosta de chocolate meio amargo (eu gosto.) Caso, você não goste do sabor meio amargo, pode acrescentar um pouco mais de adoçante. Eu não gosto de usar adoçante, nem açúcar, e tento usar o mínimo possível (ainda quero experimentar o Xilitol). Nesta receita, não usei outro ingrediente para adoçar (como frutas, açúcar, mel), para não perder a característica Low Carb.
O bolinho fica com um sabor parecido ao de pão de mel, por causa das especiarias.


Bolinho de cacau com especiarias Low Carb

Ingredientes:
1 ovo
3 colheres (sopa) rasas de farinha de coco
3 colheres ( sopa) de óleo de coco
1 colher ( sopa) rasa de cacau em pó
1 colher (de café) de fermento em pó 
6 gotas de adoçante (usei sucralose)
1 pitada de canela em pó ( opcional)
1 pitada de cravo em pó ( opcional)

Cobertura:
2 quadradinhos de chocolate (70 por cento cacau) aproximadamente 30 gramas
1 colher (sopa) de creme de leite sem o soro
adoçante a gosto (opcional. eu não usei.)



Fiz assim:
Em uma xícara com capacidade para 300 ml, bati o ovo com um garfo. Acrescentei os demais ingredientes da massa, deixando o fermento por último. Misturei muito bem. 
Levei ao micro-ondas por 1 minuto e 20 segundos. Desenformei. (como as características de cada forno é muito variável, experimente o tempo ideal para o seu, fazendo o teste do palito. No meu, o tempo ideal foi 1 minuto e 20 segundos).

Preparei a cobertura:
Derreti o chocolate no micro-ondas da seguinte forma: Piquei o chocolate e levei ao micro-ondas por 30 segundos. Retirei, mexi e voltei ao micro-ondas por mais 30 segundos. Mexi bem até que o chocolate estivesse derretido. (Se ainda não estiver bom, volte por mais 15 segundos e proceda da mesma forma, até que esteja derretido). Misturei o creme de leite e mexi muito bem. (Se achar necessário, adicione um pouquinho de adoçante).
Cortei o bolinho ao meio e passei metade do creme. Utilizei o restante para a cobertura. Polvilhei um pouco do cravo e canela em pó. 

Dicas:
Se você quiser um doce, mais "molhadinho", pode regar a massa, antes de colocar a cobertura, com uma ou duas colheres de leite de coco.
Não é necessário untar a caneca. O bolinho desenforma facilmente.