Monica Uehara


Esta receitinha simples, foi uma mão na roda pra mim. Adoro cozinhar, mas as vezes tenho uma preguiiiiiiiiiiiiça de fazer calda de caramelo para algumas receitas. Então, quando descobri que era só misturar água e açúcar e levar ao microondas, adorei. Maaaaaaaas, vou avisar... O sucesso desta receita depende de certa prática, e de alguns fatores determinantes, tais como: a forma e tipo de vasilha, por exemplo, se for fazer a receita em um recipiente maior e mais aberto tipo uma tigela, será menos tempo de cozimento, se fizer em uma jarra será mais tempo.Eu costumo fazer em uma jarrinha de vidro cujo vidro suporta bem o calor do micro-ondas.

Outro fator importantíssimo é o tempo no microondas. No meu forno na Venezuela foram 12 minutos, em São Paulo 8 minutos e meio! 
Um segundo a mais no microondas pode ser decisivo para arruinar sua receita. Então, na primeira vez em que for fazer, meça o tempo aos poucos, e vá observando se a calda já está amarelando, cuidado para não escurecer demais e amargar a calda.
A primeira vez pode ser um pouco trabalhosa, mas vale a pena. É só anotar o tipo de vasilha que você usou e o tempo que a receita ficou no micro-ondas para facilitar muito o preparo nas próximas vezes.
Cuidado para não deixar tempo demais e danificar sua vasilha também.
Pudim de leite condensado fito com o caramelo de micro-ondas.

Ingredientes:
  • 1 xícara de açúcar
  • meia  xícara de água
Fiz assim:
Misturei os ingredientes e levei ao microondas neste recipiente que aparece na foto por 8 minutos e meio em potência alta.

Dicas importantes:
O tempo de preparo depende do recipiente utilizado.
Não utilize recipiente de plástico. O sucesso da receita depende muito da potência do microondas, então, na primeira vez que fizer a receita observe se a calda está caramelizando e assim que começar a formar a calda retire do microondas, pois um segundo a mais poderá fazer com que você perca a receita.

16 Responses
  1. Oi Mônica!! adorei esta dica.. vou tentar fazer e depois te conto se deu certo!
    Fiz o kibe de forno.. ficou ótimo!!!

    bjs


  2. Monica, I loved your site! I'm working on a new blog for my English business and this kind of layout would fit so well! Would you please share with me where did you get this page layout?

    I'm going to the kitchen now, to make this caramel in the microwave. :) Thanks for the tips, and I hope I hear from you about the website page layout!

    Tks!

    Rose


  3. Anônimo Says:

    a forma propria p/ microondas furou,( era de plastico / micro ondas


  4. Anônimo! Eu escrevi nas dicas importantes que NÃO poderia ser utilizada forma de plástico. Algumas vêm até escrito. Não utilizar para caldas de açúcar!!


  5. Oi, Monica! Obrigada pela dica, deu super certo, fiz nas mesmas proporcoes mas so um pouquinho pois queria caramelizar apenas uma tijela de pipoca feita a vapor. Usei acucar marrom e deu certo, 2 colheres rasas de acucar, 1 1/2 colher de agua e uns 3 minutos no microondas de 750W. Fiz em jarrinha propria de vidro tambem e despejei aos poucos na pipoca, mexendo tudo pra misturar, deixei esfriar um pouquinho e ta perfeito! :-) Vou voltar pro meu filme. Abraco!


  6. Obrigada, Ana Emilia, pelas dicas!!


  7. Unknown Says:

    Olá Monica, estando num destes dias q pouca coisa dá certo na inha;resolvi apelar p/o microondas e qual foi minha surpresa em procurar receitas do mesmo encontrei carne moída (ensopadinho com cebolinha, molho d tomate e tudo q tem direito) logo após lembrei-me da velha receita d pudim d pão tradicional aq de Floripa e mais surpresa ainda fiquei quando descobri até a receita da calda d caramelo...
    Tudo ficou maravilhosamente gostoso e muito rápido d fazer.
    Antes mesmo d tudo estar pronto liguei p/minha prima Célma e contei as novidades pois, praticidade é meu ponto fraco...AAAMOOOOO!
    Bjs amigos desta pagina e muito obrigada pela dica.


  8. Adriana, que legal! fico feliz em saber. Obrigada pelo carinho. bj.


  9. Adorei a dica!
    Sou péssima na cozinha,então adoro tudo que facilite nossa vida...hehehe!
    Sou boa mesmo é com as agulhas! Se quiser conhecer meu cantinho e seguir vou ficar muito feliz!!!


  10. Unknown Says:

    Olá Monica,tenho uma dúvida,eu tenho uma forma de plastico para microondas,se não posso fazer a calda isso quer dizer que também não posso fazer o pudim nela??? E será que é possível fazer o caramelo em outro recipientee por na forma de plastico e fazer o pudim normalmente sem danificar a forma??


  11. Unknown Says:

    Olá Monica,tenho uma dúvida,eu tenho uma forma de plastico para microondas,se não posso fazer a calda isso quer dizer que também não posso fazer o pudim nela??? E será que é possível fazer o caramelo em outro recipientee por na forma de plastico e fazer o pudim normalmente sem danificar a forma??


  12. Oi Ana Paula!
    Eu nunca fiz pudim com caramelo na minha forma de plástico para micro-ondas, por medo mesmo. hahaha! na minha está escrito em letras enormes: "Não caramelizar".
    Mas, participaei de uma aula recentemente, em que a professora falou que sempre fazia pudim na forma de plástico. Que fazia o caramelo no refratário de vidro, depois colocava na forma de plástico com o pudim!


  13. Unknown Says:

    ola monica a minha ta pretinha com 8 minutos fervel tuso agora vol deileitar de minha calda adeus


  14. Unknown Says:

    ola monica a minha ta pretinha com 8 minutos fervel tuso agora vol deileitar de minha calda adeus


  15. Sandra Says:

    Não deu certo,desliguei o microondas assim que escureceu a calda,mas depois que tirei do forno,a quentura do pote queimou a calda e apesar de NÃO colocar em superficie fria,meu pote estalou.


  16. Pôxa, Sandra! Que pena! Tem que ter muito cuidado mesmo para preparar esta receita. Segundos a mais no micro são fatais.