Monica Uehara


Esta receitinha simples, foi uma mão na roda pra mim. Adoro cozinhar, mas as vezes tenho uma preguiiiiiiiiiiiiça de fazer calda de caramelo para algumas receitas. Então, quando descobri que era só misturar água e açúcar e levar ao microondas, adorei. Maaaaaaaas, vou avisar... O sucesso desta receita depende de certa prática, e de alguns fatores determinantes, tais como: a forma e tipo de vasilha, por exemplo, se for fazer a receita em um recipiente maior e mais aberto tipo uma tigela, será menos tempo de cozimento, se fizer em uma jarra será mais tempo.Eu costumo fazer em uma jarrinha de vidro cujo vidro suporta bem o calor do micro-ondas.

Outro fator importantíssimo é o tempo no microondas. No meu forno na Venezuela foram 12 minutos, em São Paulo 8 minutos e meio! 
Um segundo a mais no microondas pode ser decisivo para arruinar sua receita. Então, na primeira vez em que for fazer, meça o tempo aos poucos, e vá observando se a calda já está amarelando, cuidado para não escurecer demais e amargar a calda.
A primeira vez pode ser um pouco trabalhosa, mas vale a pena. É só anotar o tipo de vasilha que você usou e o tempo que a receita ficou no micro-ondas para facilitar muito o preparo nas próximas vezes.
Cuidado para não deixar tempo demais e danificar sua vasilha também.
Pudim de leite condensado fito com o caramelo de micro-ondas.

Ingredientes:
  • 1 xícara de açúcar
  • meia  xícara de água
Fiz assim:
Misturei os ingredientes e levei ao microondas neste recipiente que aparece na foto por 8 minutos e meio em potência alta.

Dicas importantes:
O tempo de preparo depende do recipiente utilizado.
Não utilize recipiente de plástico. O sucesso da receita depende muito da potência do microondas, então, na primeira vez que fizer a receita observe se a calda está caramelizando e assim que começar a formar a calda retire do microondas, pois um segundo a mais poderá fazer com que você perca a receita.