Monica Uehara

A diferença entre um produto ou receita light e diet é que o diet tem algum ou alguns dos ingredientes excluídos, como o açúcar, por exemplo, e é destinado a pessoas que têm algum tipo de restrição alimentar e não podem ingerir algum tipo de alimento como gordura ou açúcar. É o caso dos diabéticos, por exemplo, que não podem ingerir açúcar, então este ingrediente costuma ser substituído por adoçante. Os produtos diet não tem necessariamente um número menor de calorias que o produto convencional. Pode ocorrer, inclusive, de o número de calorias ser maior, como é o caso de alguns chocolates diet, que devido à ausência do açúcar, contém uma porcentagem maior de gordura!!
Quanto aos produtos light, este para ser considerado como tal, deve ter uma redução de pelo menos 25% de algum ingrediente ou calorias. E também, não necessariamente contêm um menor número de calorias. Às vezes, o produto light contém menos sódio, o que não diminui o número de calorias, mas, torna o produto mais saudável. Uma dica, é sempre observar o rótulo dos produtos antes de adquiri-lo, porque às vezes o número de calorias do produto tradicional é bem semelhante e não vale a pena pagar mais caro.  

Ingredientes:

1 lata de leite em pó desnatado

50 g de café solúvel

2 colheres de sopa de chocolate em pó (ou cacau em pó) (usei o chocolate dos frades)

1 colher de chá de canela

1 colher de chá de bicarbonato

Preparo:

Bater tudo no liquidificador ( SECOS) ou misturar manualmente muito bem. e guardar na lata novamente.

2 colheres de sopa = 2 pontos na dieta dos Vigilantes do Peso Pontos Flex ( o Programa antigo)
13 Responses
  1. Ola Mônica, vim conhecer o blog, parabéns, muita coisa boa!! Ja xeretei todos os posts. Voltarei. Beijão


  2. Anônimo Says:

    oi,sou diabética e querpia saber se nção tem aç~ucar no chocolate em pó.Muito obrigada pela receita


  3. Oi anônimo. Chocolate em pó costuma ter açúcar em sua composição sim! E melhor vc utilizar cacau em pó. Eu ate acho q fica mais saboroso. Pode usar chocolate diet também.


  4. e este bicarbonato, qual é? e o mesmo compradop em farmacias? e comestivel?


  5. Olá Vanier, o bicarbonato compra-se no supermercado na área onde ficam os temperos vendidos em saquinho, sabe? Como pimenta do reino, cominho, orégano. Há também um saquinho com o bicarbonato. Desculpe, mas não sei se o que é vendido nas farmácias também é usado na culinária.
    Um abraço.


  6. Valfrata Says:

    Olá Mônica!!
    Seu Blog irá me ajudar muito na minha luta contra a balança, parabéns, passarei por aqui muitas vezes pois achei tudo muito interessante.
    Um abraço!


  7. Bem vinda, Valfrata!
    Boa sorte e que vc consiga logo atingir seu objetivo.


  8. Anônimo Says:

    Olá Mônica, essa receita não leva leite desnatado?


  9. Olá, Anônimo! A receita é com leite desnatado (em pó)!


  10. Anônimo Says:

    Olá, adoro esse blog é otimo... gostaria de outras receita pontuadas, tipo a lazanha de beringela nao sei quantos pontos tem, poderia postar por favor. deswde ja agradeço e parabens por esse maravilhoso blog me ajuda muito


  11. Olá Anônimo! Obrigada pelo carinho e pela sugestão de receita. Pode deixar que assim que eu fizer a lazanha posto aqui, ta? É que eu costumo postar, somente receitas que eu realmente tenha experimentado...
    bj.


  12. Oi Mônica, tudo bem?
    Adorei a receita e vou fazer, ah! essa receita é light ou diet não entendi direito?
    Quanto tempo posso guardar esse capuccino?
    Obrigada, tudo de melhor pra você!
    Bjs...


  13. Oi Estrela ! A receita é light e diet. Diet porque não contem açúcar e light porque o leite é desnatado. Para saber o prazo de validade, acredito q. Vc. Deva considerar o prazo do ingrediente q. Dure menos. É provável q. Seja o prazo do leite. Bj.