Monica Uehara
¡Exquisito y sabroso!
As arepas estão, para os venezuelanos, como o pão francês para os paulistas. Na grande maioria das casas esta é a base do café da manhã!!
As arepas são preparadas com uma farinha de milho chamada Harina Pan, cujo preço é muito acessível, mais ou menos uns 2 reais o kilo.
Não achei, ainda, uma farinha no Brasil que pudesse substituir a Harina Pan no preparo das arepas, mas ainda estou em busca. Esta farinha é bem fina e pré cozida, e para preparar as arepas, basta adicionar água, moldá-las e fritar, grelhar ou assar. Pronto! Em cinco minutos ficam prontas. Aí é só rechear.
O sabor e a textura, para mim, se assemelha muito com uma polenta frita.
Eu acho uma delícia!! Mas, para quem se preocupa em manter a forma (como eu), não da pra comer todo dia no café da manhã! Aliás, penso que não é a toa que a Venezuela ficou em sexto lugar entre os países com mais obesos no mundo! Aiai, é uma delícia, mas não pooooode!
O curiosoo é que de acordo com os tipos de recheio elas levam nomes muito engraçados.
Arepa peluda, pelada, dominó, rsss.
Os recheios mais apreciados são: carne mechada (desfiada) ou moída, queijo branco e amarelo, frango desfiado, feijão preto (!) , abacate, queso crema (tipo cream cheese), manteiga, presunto.
Para quem ficou curioso, olha elas aí:

carne mechada y queso amarillo

jamón y queso
26 Responses
  1. Anônimo Says:

    Monica que delícia! Morei 10 anos na Venezuela e vc nem imagina as saudades que eu tenho de uma arepa. Até tentei fazer aqui no Brasil com outras farinhas de milho, mas nenhuma é como a Harina Pan. Que inveja de vc!!! Rssss

    Gaby Willig - gabriela_willig@yahoo.com.br


  2. Ai, mas isso parece muito bom, algo como uma tapioca mais fininha ! rs
    E vou ver se acho uma receita bem gostosa de requeijão cremoso pra v tá, frô. ;oD

    Um xerinhos
    Paty


  3. Fla Says:

    Meu Deus! Deve ser muito bom isso, nunca tinha visto. Fiquei super curiosa em provar!
    =)
    Bjs


  4. Iliane Says:

    menina..isso é muito bom!!!já comi muito..e..amei..aqui em SP..tem harina pan..na zona cerealista!!acredita?minha amiga que ti falei compra lá..bjus..adorei ver a receita aqui..bjus


  5. Richie Says:

    Mônica, moro com uma colombiana que faz arepas deliciooosas! A gente come sem recheio mesmo, só com queijo na massa, e é ralmente deliciooosa!
    um bjo, e obrigado pelo carinho no Cozinha Coletiva!


  6. Monica vim retribuir sua palavras lindas no blog...tbém estou te seguindo assim sempre estamos em contato e dou um passadinha para ver cardapio do dia!!hum adoro receitas...cozinho sempre dia a dia mesmo assim com novidades é melhor!!
    bjs!!


  7. Unknown Says:

    Que delícia! Será que eu encontro por aqui?? Vou procurar e depois venho ver a receita.

    Amiga, você já preparou sua receita para o Alquimia de Ingredientes? Berinjela e tomate são os ingredientes da semana,ok? Aguardo você!

    Bjs


  8. deve ser uma delicia....bjs e bom fim de semana


  9. Mônica,
    Não conheço a culinária Venezuelana, mas as arepas me paracem deliciosas!!
    bjs


  10. Oi, eu sou venezuelana morando no Brasil há 30 anos... uma vez comprei Harina Pan mas só consegui importando dos EUA, acreditam? Será que em São Paulo consegue-se alguma loja on line que venda pra todo o brasil? Onde fica essa loja da zona cerealista que vende? Alguém sabe???



  11. Anônimo Says:

    olá sou Venezuelana, a arepa é o melhor do mundo jeje! aí esta o endereço da zona cerealista: http://apenasvivamais.blogspot.com/2010/02/zona-cerealista.html

    é bom saber, morarei no Brasil logo!


  12. Já em São Paulo podem se conseguir deliciosas arepas prontas, tipo venezuelano. Visite nosso facebook Don Arepa!


  13. Anônimo Says:

    Monica

    Onde posso conseguir Harina Pan aqui no Brasil?? Podes me informar. Porque adoroooo Arepa, são muito boas mesmo.
    Abs.


  14. Olá, anônimo! Infelizmente também nao sei onde encontrar harina pan aqui no Brasil. Já conversei com varias pessoas q desejavam encontrar o produto também, e ninguém soube me dizer. Mas, ainda nao perdi As esperanças. Se eu encontrar posto aqui no blog, ta? Um abraço.


  15. Tata Says:

    oi....meu marido é colombiano lá também se come bastante arepa...e realmente aqui no Brasil não se encontra a farinha de arepa, mais encontramos uma saída, o flocão(yoki). Você tem que primeiro triturar a farinha no liquidificador, peneirar para ficar bem fininha a farinha em seguida tem que hidratar com água bem quente....esta pronta a massa para as arepas.....obs: isso é para fazer arepas amarelas....as arepas brancas ainda não temos uma solução. Beijos


  16. Olá Tata! Muito obrigada pela dica. vou experimentar.
    bj


  17. Monica, é fácil.
    Cozinhe milho de canjica até ele ficar bem mole e depois moe num moedor de cereal. Daí é só moldar as arepas e levar na grelha.

    Estas são as típicas arepas colombianas.


  18. Paulo, muito obrigada pela dica!


  19. A Venezuela é tão pertinho do Brasil e n conseguimos Harina Pan! Já nos EUA vc consegue! Vai entender!


  20. A Venezuela é tão pertinho do Brasil e não conseguimos Harina pan! Já nos EUA q é tão longe vc encontra! Vai entender!


  21. Pois é, Tia Bibi. Nunca vi Harina Pan para vender aqui no Brasil. algumas amigas disseram que talez tivesse na "zona cerealista", mas estive lá recentemente e também não encontrei...Por enquanto, só temos Harina Pan qdo. algum amigo vem nos visitar.


  22. Unknown Says:

    Gente, sou venezuelano e moro em Porto Alegre faz poco mais de 4 anos. A solução que a gente encontro foi fazer de dois jeitos, o artesanal comprando milho de canjica botando na panela com água ate ele ficar macio e logo passar os grãos por um molinho ate a massa ficar no ponto, ou comprar a Milharina Quaker, passando primeiro pelo liquidificador para fazer a farinha mais fininha e logo preparar conforme é já conhecido! Fica a dica!


  23. Que ótima dica, Erasto! Quero experimentar. Valeu!


  24. Unknown Says:

    achei a harina pan pra comprar aqui no brasil. compartilho com vcs!

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545579841-harina-pan-para-preparo-de-arepas-_JM


  25. Que ótima dica, Guilherme!
    Muito obrigada.