Monica Uehara
Esta receitinha preparei especialmente para a Blogagem Coletiva ALQUIMIA DE INGREDIENTES do Blog Eu Mulher, cujo tema desta semana é ALHO PORÓ E MANTEIGA. Dois ingredientes que eu adoro! Tenho até que tomar cuidado para não me tornar repetitiva, pois acabo adicionando alho poró em quase todas as receitas salgadas. rssss.

Ingredientes:

3 espigas de milho grandes
1 xícara de farinha de trigo
1 xicara de leite
2 ovos
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
sal a gosto

Cobertura ou recheio.
 200 gramas de queijo mussarela ou prato ralado na parte grossa do ralador.
1 xícara de ALHO PORÓ picado
tomilho ou orégano a gosto
1 colher (sopa) de MANTEIGA derretida com sal

Forminhas de papel próprias para queijadinha.

Preparo:

Com uma faca afiada, retire os grãos da espiga de milho. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador.
Prepare o recheio misturando o alho e a manteiga. Reserve.

Esta receita pode ser preparada em uma travessa que possa ir ao forno ou assadeira. Eu preparei desta forma para variar um pouquinho.
Coloquei o queijo e o alho poró como cobertura em algumas tortinhas, e como recheio em outras para experimentar as duas formas. Eu gostei mais como cobertura porque o queijo doura e fica um sabor especial.
Para a montagem da torta, basta colocar um pouco de massa nas forminhas frisadas (dessas próprias para queijadinha), acrescentar o alho poró e por último o queijo. Salpique com o orégano ou tomilho e leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente meia hora ou até que as tortinhas estejam douradas.


Dica, coloque sempre a forminha de papel dentro de forminhas de alumínio para empadinhas, para que "elas não abram", na hora de assar. E coloque as forminhas de empadinhas dentro de uma forma de alumínio.

Rende aproximadamente 20 tortinhas.