Monica Uehara

Pessoas queridas, a inspiração para este doce veio de uma receita que  vi no site Manga com Pimenta. (Entra lá e vê se não dá vontade de provar essa maravilha!).
Na realidade, a minha vontade era fazer um Petit Gateau de goiaba que vi lá. Entretanto, alguma coisa não saiu conforme "o combinado", pois ficou mais parecendo uma tortinha do que um Petit Gateau. Mas, mesmo assim, ficou uma maravilha! Meu marido adorou.
O Petit do Manga com Pimenta,  ficou cremoso e "com mais cor de goiabada". 
Fiquei pensando, e concluí que tanto o tipo de doce de goiaba quanto a farinha de trigo que utilizei podem ter influenciado no resultado da receita.
Gente, a farinha de trigo daqui (Venezuela) é muito diferente da nossa (brasileira). Não no aspecto, mas sempre dá diferença nas receitas.E já conversei com várias "brasileiras cozinheiras" que  moram aqui e elas também notaram a diferença.
Bem, o importante é que mesmo com estas diferenças o doce acabou ficando muito gostoso e foi aprovado aqui em casa.

Fiz assim (receita original no site Manga com Pimenta):

Ingredientes:


180 gramas de goiabada cremosa (mais um pouco, se quiser decorar)

100 gramas de manteiga

2 ovos

2 gemas

1/4 de xícara + 1 colher (sopa) de açúcar

1/4 de xícara de farinha de trigo peneirada

25 gramas de queijo parmesão ralado fino

cubinhos de cream cheese para rechear

Derreta em banho-maria a goiabada e a manteiga juntas. Junte à esta mistura os ovos e as gemas, batendo bem com um fouet. Adicione o açúcar e bata novamente. Depois a farinha e o parmesão, batendo até ficar homogêneo. Unte algumas forminhas individuais (com as quantidades descritas aqui consegui 10 unidades em forminhas para empadinha) com manteiga e distribua nelas um pouco da massa. Coloque um pedaço de cream cheese em cada uma com recheio, e termine de preencher as forminhas com o restante da massa.
A receita original (para os petit gateaus, dizia para levar ao forno pré-aquecido em 200° por exatamente 8 minutos) eu deixei um pouco mais e em forno com 180 graus, para que os bolinhos assassem mesmo, sem ficarem com aquela massa molinha no meio pois já tinha o cream cheese no meio para derreter.

Desenforme as torntinhas e enfeite com um pouco da goiabada ou com cream cheese.


6 Responses
  1. Mônica que pecado minha amiga, adoro Romeu e Julieta, estão lindas suas tortinhas, bjkas querida e bom fim de semana, ;)...


  2. Rose Says:

    Oiii Mônica, eu vi essa gostosurano blog da Nana...ainda não tive tempo de provar...
    Mas acredito que a farinha (aqui da diferença imagine ai) e a goiabada com certeza tem muita variedade né? mas vou testar e depois te conto...rs
    Bjinhus e bom findi!!!


  3. Rose Says:

    Oii Mônica voltando...
    Sobre a manteiga, acho que é melhor bater na mão ou vai perder muito na faca e no copo do processador...
    Bjinhus!!!


  4. Rose Says:

    Eu de novo kkkk...
    Tem um presentinho pra você lá no blog.
    Bjinhus!!!


  5. Olá Monica,
    Eu adoro tudo que tem goiabada e a sua tortinha, hum!!!
    Tenha um Domingo repleto de Felicidade!
    1000 Beijokinhas


  6. Fla Says:

    Olha, eu achei que ficou lindo viu.
    E as vezes pode ser o tempo do forno. Em casa eu faço petit gateau em 8 minutos, no forno da minha mãe vai 15. Vai entender?
    Beijos