Monica Uehara

Pessoas queridas, estes nhoques ficaram uma delícia, derretendo na boca, mas não foi muito simples fazê-los. Eu nunca tinha feito nhoques de mandioquinha, só de batatas (muitas vezes) e imaginei que seria igual...pesquisei muitas receitas e todas eram mais ou menos parecidas com a receita de nhoque de batata mesmo. O problema foi que para se fazer um nhoque de batata o fator principal para o sucesso da receita é comprar batata própria para nhoque, ou seja, a menos "aguada" para que você necessite usar menos farinha e por consequência seu nhoque fique macio e desmanche na boca.
Sabendo disso, por já ter errado muito, tendo que colocar muita farinha em várias massas que ja preparei pela vida, fui preparar o nhoque de mandioquinha.
Meu Deus! Coloquei a quantidade de farinha descrita na receita e a massa parece que ficou mais mole ainda. Socorro!! Coloquei um pouco mais e naaada. Aí com medo de a  massa endurecer e "nem cachorro conseguir comer", resolvi colocar a massa na panela e aquecê-la até desgrudar do fundo, como para fazer coxinhas. DEU CERTO!!! A massa não ficou pesada, ficou levinha  e desmanchando na boca.
Acredito que o problema tenha  sido a mandioquinha que comprei aqui na Venezuela, que me pareceu um pouco diferente das que já comprei aí no Brasil, não é tão amarelinha e reteve mais líquido!
Eu quis narrar o ocorrido porque essa tentativa de "salvar" o nhoque do excesso de farinha deu certo. E isso pode acontecer de novo, ou por causa do tipo de batata, ou em razão do tipo de farinha, então é isso. Fica aqui a dica!


 Nhoques de mandioquinha

½ kilo de mandioquinhas.
1 xícara de farinha de trigo
1 ovo
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal a gosto

Preparo:


Cozinhe as mandioquinhas em água até amolecerem. Descasque-as ainda mornas e passe pelo espremedor de batatas. Misture a farinha e sove bem, acrescente os demais ingredientes. Se necessário, acrescente "um pouquinho" mais de farinha. Deve ficar uma massa lisa e fácil de trabalhar. Divida a massa em partes iguais. Enfarinhe uma mesa ou mármore e forme rolinhos com a massa. Corte os rolinhos em pequenos nhoques. 



Corte a massa em pequenos nhoques e marque com o garfo
Marque cada nhoque com o garfo (a marca é importante, para que a massa retenha o molho). Cozinhe os nhoques em água fervente e sal. Quando os nhoques começarem a subir na água, estão prontos para serem retirados. Cubra com o molho de sua preferência e polvilhe queijo ralado. Sirva.


Sugestão: Nhoques de mandioquinha com molho branco (para ver a receita de molho branco clique aqui) e aspargos gratinado.


Marcadores: | edit post