Monica Uehara


Pessoas queridas!! Todo mundo tem uma receita de brigadeiros, não é? Este docinho DELICIOSO e tão versátil, é sucesso garantido em qualquer ocasião.
Mas, vocês acreditam que até pouco tempo eu não sabia fazer brigadeiro "direito"? Pois é...ou "empelotava", ou a cor não ficava legal, ou ficava "puxa-puxa", cada vez era um defeitinho! Não que eles ficassem ruins (mesmo que a receita não saia perfeita, brigadeiro é sempre uma delicia), mas não saíam PERFEITOS. Porém, depois de muito pesquisar...agora, acho que vai!!

Muitos são os detalhes que envolvem o preparo de um brigadeiro perfeito, tais como: a qualidade dos ingredientes (muuuuito importante), a panela (muito importante) e a forma de mexer a massa durante o cozimento (muito importante), etc.
Pretendendo fazer um brigadeiro perfeito, adquiri "O livro do Brigadeiro" que traz muitas informações a respeito do doce, mas, mesmo assim, necessitei obter informações complementares.
Servi estes brigadeiros de colher em duas ocasiões diferentes: No aniversário de uma amiga muito querida, como sobremesa em um almoço que ofereci à ela;  e também em uma "reuniãzinha de Luluzinhas com suas bonecas" (Lê-se encontro de amigas com suas filhotinhas) .

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
100 gramas de chocolate meio amargo de boa qualidade picadinho ou 3 colheres (sopa) de chocolate em pó (costumo usar o dos frades)
1 colher de manteiga
Creme de leite sem o soro o suficiente.(mais ou menos umas três colheres de sopa cheias), mas é variável, pois há quem goste de um doce mais cremoso, e há quem goste de um doce mais consistente. (opcional). Se preferir, não coloque o creme de leite.

Preparo:
Misture muito bem  os três primeiros ingredientes e leve ao fogo baixo, de preferência em uma panela de fundo grosso. Mexa sem parar até começar a desprender do fundo da panela. Desligue o fogo e mexa vigorosamente a massa. Espere esfriar e misture o creme de leite às colheradas até chegar ao ponto desejado. Lembre-se que se o doce for levado à geladeira a tendência será endurecer um pouquinho mais.
Eu gosto de servir com um pouco mais de creme de leite à parte (como na foto) para as pessoas que não gostam de "doce muito doce".

Para saber quantos docinhos e salgadinhos servir por pessoa em uma festinha clique aqui.