Monica Uehara


Pessoas queridas!! Todo mundo tem uma receita de brigadeiros, não é? Este docinho DELICIOSO e tão versátil, é sucesso garantido em qualquer ocasião.
Mas, vocês acreditam que até pouco tempo eu não sabia fazer brigadeiro "direito"? Pois é...ou "empelotava", ou a cor não ficava legal, ou ficava "puxa-puxa", cada vez era um defeitinho! Não que eles ficassem ruins (mesmo que a receita não saia perfeita, brigadeiro é sempre uma delicia), mas não saíam PERFEITOS. Porém, depois de muito pesquisar...agora, acho que vai!!

Muitos são os detalhes que envolvem o preparo de um brigadeiro perfeito, tais como: a qualidade dos ingredientes (muuuuito importante), a panela (muito importante) e a forma de mexer a massa durante o cozimento (muito importante), etc.
Pretendendo fazer um brigadeiro perfeito, adquiri "O livro do Brigadeiro" que traz muitas informações a respeito do doce, mas, mesmo assim, necessitei obter informações complementares.
Servi estes brigadeiros de colher em duas ocasiões diferentes: No aniversário de uma amiga muito querida, como sobremesa em um almoço que ofereci à ela;  e também em uma "reuniãzinha de Luluzinhas com suas bonecas" (Lê-se encontro de amigas com suas filhotinhas) .

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
100 gramas de chocolate meio amargo de boa qualidade picadinho ou 3 colheres (sopa) de chocolate em pó (costumo usar o dos frades)
1 colher de manteiga
Creme de leite sem o soro o suficiente.(mais ou menos umas três colheres de sopa cheias), mas é variável, pois há quem goste de um doce mais cremoso, e há quem goste de um doce mais consistente. (opcional). Se preferir, não coloque o creme de leite.

Preparo:
Misture muito bem  os três primeiros ingredientes e leve ao fogo baixo, de preferência em uma panela de fundo grosso. Mexa sem parar até começar a desprender do fundo da panela. Desligue o fogo e mexa vigorosamente a massa. Espere esfriar e misture o creme de leite às colheradas até chegar ao ponto desejado. Lembre-se que se o doce for levado à geladeira a tendência será endurecer um pouquinho mais.
Eu gosto de servir com um pouco mais de creme de leite à parte (como na foto) para as pessoas que não gostam de "doce muito doce".

Para saber quantos docinhos e salgadinhos servir por pessoa em uma festinha clique aqui.
24 Responses
  1. Que delícia, já fico aqui imaginando o gostinho de uma boa colherada.



  2. RUTE Says:

    Oi Mónica!

    Meu marido é louco por brigadeiro, mas eu nunca faço porque dá muito trabalho moldar as bolinhas. Para além de ser bomba calórica.

    Bom, mas isso agora não vem ao caso. De vez em quando ninguém morre porque comer mais calorias do que deve, né?

    Enfim, brigadeiro de colher parece-me uma solução brilhante para minimizar tempo na cozinha. Eu chamar-lhe-ia brigadeiro expresso :)
    Beijinhos,
    Rute


  3. Ola Moniquinha, tudo joinha!!!??? Menina tenho que passar longe desse negocio de docinhos, engordei 3 kg nessas férias, isso pq preciso perder 30!!!! hahahahahaha
    E sua barriguinha como esta???
    Um beijo linda e inté.

    Marcia Gullo
    www.blogdagullo.blogspot.com


  4. Rachel Says:

    Pois é Monica, comigo também sempre acontece isso, o brigadeiro nunca dá ponto certo...ainda bem que não estou mais na fase de festinhas de criança...mas já sofri muito!
    Vou testar sua receita para agradar o netinho, depois te conto, tá?!
    Bjuss!!!


  5. Eu amooo brigadeiro! Ai, que delícia!
    Beijos,boa semana!


  6. Danieli Says:

    Maravilhoso! Eu também confesso que não sou lá um "às" em brigadeiro, mas me parece que essa receita não tem errada!
    E gostei da idéia do creme de leite por cima. Meu marido é um dos que não gosta de sobremesa muito doce, para ele seria uma boa combinação.
    Beijos


  7. Renata Says:

    Não tem docinho mais gostoso e mais brasileiro né? Seus copinhos estão muito charmosos, parabéns!

    Bjos
    Re


  8. Oi Monica tudo bem com você?
    Amo brigadeiro, esse está de babar, meu Deus!
    Um beijinho:))


  9. HUmmm, delícia!!!Já fiz usando chocolate, só não utilizei meio amargo é bom pq não vai ficar tão doce!!!!

    Bjs...


  10. Fabiana Says:

    MOnica,
    Uma das sobremesas preferidas de todas as chocólatras!
    Adorei a dica de colocar o creme de leite por cima, além de ficar com um visual incrivel, não fica enjoativo demais...consequentemente, comemos mais...kkkkkk
    beijos


  11. Mônica, que lindos que ficaram. Eu adoro brigadeiro, além de chocolate é o meu doce preferido.
    Beijokas,
    Fabi



  12. QUE TENTAÇÃO, DEVEM SER DELICIOSOS....ADOREI.
    BJS


  13. Devo te confessar que deu vontade de experimentar essa delícia!
    Tudibão!
    Bj
    Deborah

    www.delicias1001.com.br


  14. Anônimo Says:

    oi Monica tudo bem ? adorei o brigadeiro muito gostosso. mas eu queria um favor seu vc nao manda a maissa me adicionar no msn dela o meu é dudinha1701@hotmail.com obrigado bjus


  15. Olá anônimo! Obrigada pelo seu carinho, mas quem é "maissa"?


  16. Monica
    nunca fiz brigadeiro assim. Mas vc deu o pulo do gato, o creme deleite.
    está anotado!
    deve ter ficado uma delícia
    beijo e uma boa semana
    Zizi


  17. Vou arriscar fazer , parece ótimo , uma boa semana para vc ,até mais


  18. Olá adorei seu blogger !! estou fazendo a festinha de 2 aninhos da minha filhota que tambem se chama Maria Eduarda rsrss e tenho q preencher 40 bisnaguinhas mas não sei a quantidade de brigadeiro que deverei fazer ... vc fez quantas bisnaguinhas para o batizado da Sua filha? com quanto de brigadeiro? obrigada pela ajuda e sua generosidade e deixo aqui não só essa receita mas o creme de abóbora e o cardápio infantil seu nosssa já estou usando rsrsrsrs mais uma fez OBRIGADA!!!!!


  19. Olá adorei seu blogger !! estou fazendo a festinha de 2 aninhos da minha filhota que tambem se chama Maria Eduarda rsrss e tenho q preencher 40 bisnaguinhas mas não sei a quantidade de brigadeiro que deverei fazer ... vc fez quantas bisnaguinhas para o batizado da Sua filha? com quanto de brigadeiro? obrigada pela ajuda e sua generosidade e deixo aqui não só essa receita mas o creme de abóbora e o cardápio infantil seu nosssa já estou usando rsrsrsrs mais uma fez OBRIGADA!!!!!


  20. Oi Andrea!!Não lembro muito bem, pois preparei estas bisnagas de brigadeiro há algum tempo, mas, creio que usei uma lata de leite condensado para cada 10 bisnagas e enchi só um pouquinho além da metade porque se enchê-las muito, fica dificil fechar. As bisnagas que eu usei, também não eram muito grandes...Minha sugestão é que você prepare uma porção de brigadeiro com uma lata de leite condensado e veja quantas bisnagas vc consegue encher. Prepare o brigadeiro beeeem molinho,pois fica mais fácil para encher as bisnagas, tá? Qqq. dúvida é só perguntar. bj.


  21. Unknown Says:

    Monica,
    Parabens pelas receitas!
    Para esta de Brigadeiro, eu gostaria de uma ajuda sua!!
    Na contra-mao da maioria, eu gosto de brigadeiro de enrolar puxa-puxa. O que eu tenho que fazer para sempre sair assim? Rsrsrs
    Tambem gostaria de mais informacao sobre como mexer a massa enquanto cozinha na panela. Voce menciona que isso eh muito importante! Poderia dar mais detalhes?
    Muito obrigado e beijos,
    Ale.


  22. Oi Alexandre! Para o brigadeiro ficar "puxa-puxa' é necessário "passar do ponto", ou seja, cozinhar um pouco além do necessário para a massa endurecer e formar as bolinhas. quanto mais vc. cozinhar, mais puxa-puxa ficarão, até virar caramelos ou balinhas.
    ah, é importante mexer a colher por toda a panela, nas laterais e no meio da panela, para que o brigadeiro não grude em nenhuma parte.
    Espero ter ajudado e qualquer coisa me chame que eu vejo se posso ajudar, ok?
    Um abraço.
    Monica