Monica Uehara

Pessoas queridas, esta é uma sobremesa bem tradicional na América Latina. Na Venezuela o "arroz con leche" é até vendido industrializado em potinhos "tipo de iogurte" ou mesmo em carrinhos "tipo de hot dog" nas ruas. E é simplesmente o nosso tradicional arroz doce.
A inspiração para este doce veio de uma folheada no volume "México" da Coleção Cozinhas do Mundo. Mas, eu fiz várias alterações na receita. Na sugestão do livro a manga é picada em pedacinhos e misturada ao invés de sobreposta ao arroz. Eu preferi a segunda hipótese. E o resultado me agradou tanto no sabor quanto na apresentação!
Não adicionei leite condensado, creme de leite, nem leite de coco. É claro que com estes ingredientes ficaria mais gostoso, mas também "engordaria" a receita (pra não dizer que engordaria quem a provasse rsss). Então, optei pela versão light.
Eu preparei porções menores (copinhos para servir cachaça) para um café da tarde que fiz aqui em casa para umas amigas muito queridas, e o visual ficou bem legal.



A opção também é uma ótima pedida para ser servida como sobremesa em um jantarzinho mexicano (para ver Festa Instantânea - Comida Mexicana clique aqui).




Ingredientes para o arroz doce:
1 xícara de arroz lavado e escorrido
3 xícaras de água fervente
açúcar a gosto (ou adoçante para forno e fogão Tipo Tal e Qual)
1 pauzinho de canela
gotas de baunilha
leite o suficiente

Preparo do arroz doce:
Cozinhe o arroz com a água, o açúcar (ou adoçante) e a canela, até secar a água. O arroz deve estar bem macio. Acrescente um pouco de leite e deixe ferver e engrossar um pouco o caldo (o leite também é a gosto, pois há pessoas que prefiram o doce mais pastoso ou mais "molinho"). Eu gosto bem cremoso! E por isso deixo secar bem os líquidos. Desligue o fogo e acrescente a baunilha. Mexa bem e reserve.


Ingredientes para o creme de manga:
1 manga Tomy ou outra sem fiapos descascada e cortada em pedaços
algumas gotas de limão.

Preparo do creme de manga:
Bater ambos os ingredientes no liquidificador e empregar.

Montagem: Coloque o arroz doce em um refratário ou distribua-os em copinhos e por cima o creme de manga. Sirva.
A sugestão é servir o arroz doce quente com o creme de manga gelado, mas você poderá servir ambos os doces geladinhos também.