Monica Uehara

Amigos, este é um prato super prático para servir em um jantarzinho ou almoço para convidados, pois pode ser preparado previamente e levado ao forno para aquecer e gratinar um pouco antes de servir. Acompanham bem um arroz branquinho e uma salada verde. Diferentemente do Escondidinho tradicional, que é preparado com carne seca desfiada, ao invés da carne moída, vai ser difícil você encontrar um convidado que não aprecie. Ah, e uma dica importante! Tome cuidado na montagem do Escondidinho, para que não aconteça como no meu, cujo recheio vazou, afinal, o nome do prato é "escondidinho".

Ingredientes:
400 gramas de mandioca.
1 caixinha de creme de leite
cheiro verde e pimenta a gosto
150 gramas de mussarela ralada na parte grossa do ralador

Carne moída
400 gramas de carne moída
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de azeite de oliva
sal e pimenta a gosto
1 xícara de chá de molho de tomate
temperos a gosto (usei cominho e louro)
azeitonas pretas a gosto

Preparo:
Cozinhe a mandioca em água e sal até que esteja bem molinha (Cozinho sempre na panela de pressão). amasse ainda quente com o amassador de batatas ou com um garfo. A massa vai ficar assim:
Tome cuidado para que não fique nenhum fiapo duro na massa de mandioca, se porventura houver algum, retire-o. Junte o cheiro verde, a pimenta e o creme de leite e misture muito bem. Reserve.

Preparo da carne moída:

Frite o alho e a cebola no azeite. Junte a carne e deixe dourar. Acrescente os demais temperos e o molho de tomate e deixe apurar uns 5 minutos após levantar fervura. Por último, acrescente as azeitonas.

Montagem:
Em um refratário,

ou vários mini refratários para "finger food", coloque uma camada de carne moída, por cima, coloque uma camada do purê de mandioca e por fim, a mussarela ralada. Procure vedar bem com a mandioca, para não ficar como o meu escondidinho aí da foto, cujo recheio vazou! O nome já diz, que é para o recheio ficar "escondidinho".  Leve ao forno quente 180 graus para gratinar. Sirva imediatamente.