Monica Uehara

Amigos, com esta vida corrida de hoje em dia e com tantas facilidades da vida moderna, é dificil quem possa (ou queira) preparar em casa, massa de macarrão, molho de tomates, e até pães caseiros. Mas, posso atestar que compensa viu? O principal fator é que você pode preparar "uma tonelada" e congelar. E nem preciso falar que o sabor é outro. E, que é mais saudável, então... Tenho um pouco de (eca!) de molhos de tomates industrializados. É que já ouvi cada absurdo sobre eles que é melhor nem comentar, pode ser tudo lenda urbana mesmo. É claro, que nem sempre dá pra fugir deles, mas, acabo comprando sempre uma determinada marca que acredito que seja elaborado com uma certa higiene e não tenha nada além de tomates e temperos ( e algum tipo de conservante também). Mas, tenho pavor dos molhos "Tabajara", ui! É, sou noooojenta mesmo.

Ingredientes: (congelei três porções para 4 pessoas cada)
2 kg de tomates maduros
1 pimentão verde picadinho (opcional)
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho
1 sachê de tempero Sazón vermelho para massas e molhos
2 colheres de sopa cheias de azeite de oliva
sal e pimenta a gosto.
não adiciono açúcar porque o sabor ácido dos tomates não me desagrada, mas se você preferir, pode adicionar umas 2 colheres de açúcar.

Preparo:
Em uma panela grande, cozinhe os tomates inteiros até que as cascas comecem a desprender. Escorra a água, espere esfriar um pouco e retire as cascas. Reserve. Frite o  alho, a cebola e o pimentão no azeite até dourar. Coloque os tomates, o refogado dos temperos, o Sazón, sal e pimenta no copo do liquidificador e bata até que a mistura esteja líquida. Passe esta mistura pela peneira para retirar as sementes e outros pedacinhos de tomate e temperos.

( não jogue fora essa massa peneirada, é possível preparar uma sardella incrível com ela. Basta misturar anchovas ou sardinha em lata, cozinhar um pouquinho, esperar esfriar, e servir.)

 e coloque em uma panela grande. Cozinhe em fogo baixo até que o molho engrosse.

Marcadores: | edit post