Monica Uehara

Quem já teve bebê pequeno em casa, deve ter tido dúvidas na hora de preparar as comidinhas. Antes de minhas pequenas nascerem, eu já havia cuidado de várias crianças, mas na hora de preparar as papinhas delas tive muitas dúvidas. E é sempre bom ter alguém para perguntar.
Acreditam que as postagens sobre papinhas e comidinhas para bebê são das mais acessadas aqui na cozinha? E sempre recebo e-mails e sugestões de mamães de primeira viagem solicitando mais receitinhas de papinhas. E eu entendo bem o porquê, pois também tive muitas dúvidas.
Como vocês sabem, adoro receitas utilizando o micro-ondas, principalmente, porque não é necessário ficar "controlando" as panelas. É só programá-lo para o tempo necessário e ir "fazer outras coisas", quem já cuidou de alguma criança, sabe o quanto isso é importante.

Ingredientes 
Rende 2 xícaras de chá ou 500 ml de sopinha. (4 porções)

1 colher de sopa de cebola picadinha
1 dente de alho pequeno amassadinho
1 cenoura pequena picadinha
1/2 xícara de chá de abóbora picada
1 batata pequena picada
1 mandioquinha picada
1 colher de café rasa de sal
2 xícaras de água
2 "ninhos" de macarrão cabelo de anjo


Preparo:
Coloque todos os ingredientes (menos o macarrão) em um refratário que possa ir ao forno de micro-ondas. Misture bem.

Cozinhe no micro, em potência máxima por 6 minutos. Retire do micro e misture. Volte ao micro por mais 6 minutos ( no meu forno, o tempo e cozimento dos legumes é este, mas o tempo é variável, pois depende da potência do micro-ondas, do utensílio utilizado, do clima, da qualidade dos legumes, e até da pressão atmosférica do local).
Confira se os legumes já estão cozidos espetando com um garfo. Os legumes devem estar bem cozidos. Se não estiverem bem "molinhos" ainda, retorne o refratário ao micro, cozinhando e verificando a cada 1 minuto.

Quando estiverem cozidos, amasse os legumes com um garfo ou com o amassador de batatas.

Coloque o macarrão e retorne ao micro-ondas por mais 2 minutos.

Retire e verifique o cozimento do macarrão. Prontinho. É só esperar esfriar e servir.

Veja aqui mais receitas e dicas sobre bebês e crianças.

Dicas:
Na hipótese de seu bebê ainda ser bem pequeno e não possuir dentinhos, após o preparo, você pode passar a sopinha por uma peneira ou bater no liquidificador, para que a sopinha fique bem "lisa". Eu sempre preferi oferecer as sopinhas para minhas meninas, apenas amassadinha.
Esta sopinha pode ser congelada. Mas, para congelar, não coloque a batata, substitua-a, acrescentando mais uma mandioquinha. Utilize potinhos, com porções individuais para congelar e após descongelar, não volte ao congelador, se o bebê não comer, descarte a papinha.