Monica Uehara

Gente! Este bolinho é uma delícia! Legal até para quem não curte cerveja (como eu!). Eu havia aberto uma garrafa de cerveja para preparar uma carne de panela com cerveja, mas, a "bendita" era meio adocicada e não deu para usar na carne. E como eu não tomo cerveja e não queria desperdiçar a garrafa, lembrei desta receita da vovó!! O bolo fica super fofinho por causa da fermentação da cerveja! Quando a gente termina de bater já vê o bolo crescendo antes mesmo de ir para o forno. Delícia! E ele deixa um aroma maravilhoso pela casa. Vale a pena experimentar, heim!
Falando em cerveja, experimentei uma cerveja da marca Baden Baden no Encontro Gourmet que gostei bastante! Acreditem! Quem me conhece sabe que não curto mesmo esta bebida, mas, a Baden Baden Golden, me agradou.  Não foi essa que usei para fazer o bolinho, porque esta é tão boa que é melhor degustá-la que colocar na receita do bolo, ta?



Ingredientes:
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de margarina ou manteiga
4 ovos (claras em neve)
2 xícaras de cerveja (usei preta, mas pode ser qualquer cerveja)
3 xícaras de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa rasa de fermento em pó.

Preparo:
Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Pré-aqueça o forno  por pelo menos, dez minutos.
Bata as claras em neve e reserve.
Na batedeira, bata o açúcar e a margarina até que os ingredientes estejam bem incorporados. Acrescente as gemas e bata até que se forme um creme claro assim:

Continue batendo e junte a farinha peneirada, alternando com a cerveja. Vai parecer que talhou, não se preocupe, no fim da certo!! Não é necessário bater muito, só até que os ingredientes estejam  bem misturados. Desligue a batedeira. Acrescente o fermento, misturando delicadamente, e por último as claras em neve (incorpore-as bem delicadamente também). Coloque em forma untada e enfarinhada  e leve ao forno pré-aquecido 180 graus por aproximadamente 45 minutos ou até que espetando um palito no bolo, este saia limpo. (Assei na grade do meio do forno com o forno um pouco mais quente que 180 graus, mas, cada um conhece seu forno e deve assar do jeito que está acostumado). Assei na minha forma retangular média 22 X 29 cm.
Marcadores: | edit post
9 Responses
  1. Clau Says:

    Oi Mônica, adorei.... ainda mais que adoro uma cervejinha rsrsrsrsr.Já conhecia pratos salgados com cerveja mas doce não.Vou fazer qualquer dia.Bjus e bom fim de semana.


  2. Mônica, como vc é rápida para postar receitas...rsrsrsrs
    Eu tb não sou fã de cervejas, essa que falou é aquela da baden baden que tem gostinho de canela?? essa é a melhor... adoro também...já vi receita de brigadeiro com ela,mas dá dó de usar em receitas...rsrsrs
    Muito criativa a receita da sua avó!!!bjinhos


  3. QUE DELÍCIA!!!!
    P/ MIM É NOVIDADE, USAR CERVEJA EM BOLO!!!
    MAS ADOREI!!!!ESSA CERVEJA QUE VC MENSIONOU, AINDA NÃO CONHEÇO, FIQUEI SUPER CURIOSA!!!

    BJS...UM LINDO FINAL DE SEMANA!!!!


  4. sadhia Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  5. sadhia Says:

    monica querida esta cerveja é tudo de bom mesmo e amei sua receita .bjokas


  6. luci Says:

    Que delícia de bolo eu adorei a receita,bom final de semana
    beijos


  7. Vim, vi e gostei tanto que estou levando a receita.
    Não tem como não ser bom este bolo, minha gente.


  8. Vou testar.

    Beijos
    Boa semana.
    www.meucantinhos.blogspot.com.br


  9. Olá Mónica.
    Adoro receitas com cerveja e este teu bolo está uma tentação!!
    Beijinhos,
    Lia.