Monica Uehara

Além da gastronomia e culinária, uma outra paixão minha, são os livros. Sou uma leitora compulsiva. Meu gosto literário é bem eclético e estou sempre lendo alguns livros (ás vezes, vários livros ao mesmo tempo). É comum, minhas amigas, me pedirem indicação de livros, então, resolvi escrever resenhas sobre estes, conforme vou terminando a leitura, e postar aqui no blog.
Este livro, foi indicação de uma amiga muito querida. Ela me emprestou o livro, e após a leitura, acabei comprando  um para mim. Gostei bastante! Confesso que a princípio, não senti muito entusiasmo com a leitura, pois me parecia, um assunto meio clichê, mas, resolvi ler, em atenção e respeito à minha amiga, que me emprestou o livro. E, valeu muito a pena. Obrigada, amiga!

Resenha do livro "As cinco linguagens do Amor." (autor: Gary Chapman)

Partindo da premissa de que o sentimento de valorização e amor é vital e imprescindível para todos os seres humanos, o autor, discorre a respeito das diferentes formas, como este sentimento pode ser manifestado.
O texto é voltado para as relações conjugais, com um breve capítulo ao final, direcionado às relações entre pais e filhos, mas, pode ser estendido às relações humanas em geral.
O cerne do livro diz respeito às diferentes linguagens sobre o amor, ou seja, às diferentes formas de manifestação do amor que nos fazem sentir que somos amados  e valorizados, quais sejam: Palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico.
Boa parte dos conflitos conjugais podem ocorrer em razão do "Tanque do Amor" dos cônjuges estar completamente vazio, ou seja, não se sentem amados. O livro trata principalmente desta questão. Como demonstrar o amor, com a "linguagem de amor" que o outro compreenda. Uma pessoa pode se sentir amada quando recebe palavras de compreensão, encorajamento ou quando recebe presentes. Já para outra pessoa estes atos podem não significar nada, e ela se sentir amada quando é tocada fisicamente, ou quando o cônjuge lhe oferece seu "tempo" para compartilharem momentos.
O livro tem informações interessantes para reflexão sobre auto-conhecimento. Vale a pena ler.