Monica Uehara

Olha só uma receita coringa da confeitaria!
Hoje resolvi preparar em casa, algumas receitas que aprendemos no curso de alta gastronomia porque as provas vêm aí!  Apesar de ter acompanhado o preparo desta receita, eu não havia experimentado fazê-la ainda. É que como temos vários pratos para preparar a cada aula, não há tempo para que todos os alunos preparem as receitas, então, acabamos dividindo o preparo dos pratos entre os grupos.
Recheei carolinas (que ficaram uma maravilha e logo vou postar a receita!) com este creme de confeiteiro. É  super fácil e rápido de ser preparado e fica uma delícia.

Recheei carolinas com este creme de confeiteiro
Ingredientes:
500 ml de leite integral
120 gramas de açúcar
50 gramas de manteiga
1 ovo inteiro
5 gemas
40 gramas de amido de milho
5 ml. de essência de baunilha

Eu preparei meia receita com as seguintes quantidades de ingredientes:
Para 1/2 receita:
250 ml de leite integral
60 gramas de açúcar (aproximadamente 4 colheres de sopa)
25 gramas de manteiga (aproximadamente 1 colher de sopa)
1 ovo inteiro
3 gemas
20 gramas de amido de milho (aproximadamente 1 colher e meia de sopa)
3 ml. de essência de baunilha (usei uma colher de café)

Fiz assim:
Retirei as películas que envolvem as gemas dos ovos (com a mão mesmo) para evitar que meu creme ficasse com cheiro de ovos. (credo!) Se você quiser, pode passá-las pela peneira também, mas eu não tenho paciência. Demora muito!
Em uma panela, coloquei o leite, a manteiga e o açúcar e levei ao fogo médio para que iniciasse fervura (não é necessário deixar ferver, só iniciar a fervura).
Enquanto o leite e demais ingredientes estavam no fogo, coloquei em um bowl, os ovos, as gemas e o amido. Bati bem com a ajuda de um fouet para dissolver todo o amido.

O leite iniciou fervura, então, coloquei um terço do leite quente dentro do bowl com os ovos e continuei batendo com o fouet para incorporar. Devolvi esta mistura para a panela, onde estava o restante do leite e cozinhei em fogo baixo mexendo sem parar, até que o creme engrossasse. Quando o creme tomou a consistência desejada. Despejei em um bowl. Cobri com plástico filme para que não criasse uma película por cima e levei ao refrigerador. Utilizei frio para rechear carolinas.

Dicas:
O plástico filme deve ficar bem rente ao creme para evitar o contato com o ar e a formação de uma película por cima deste.

Quando o creme estiver cozinhando na panela, é necessário mexer muito bem (em todas as direções, no meio da panela e nas laterais) para evitar que se criem grumos ou o creme grude no fundo da panela.
De preferência utilize uma panela de fundo grosso para este preparo.

2 Responses
  1. Que lindo ficou seu creme.
    E estas carolinas maravilhosas, comeria uma agora com prazer.
    Beijo querida e Bom Dia


  2. Monica querida,
    nunca fiz esse creme por causa dos ovos, mas se vc fez e aprovou assino embaixo!
    Delícia.....!

    Bjs