Monica Uehara

Adorei esta receita! Quem me presenteou com ela, foi minha amiga Veruscka, que conheci no Curso de Gastronomia. Super prendada esta minha amiga! Tem mãos de fada na cozinha e a gente sempre brinca que os pães que ela faz crescem até dentro da geladeira.
Experimentei a receita com a ajuda das minhas "cheirosas" (Sophia e Maria Eduarda).
A massa é super simples e prática e o resultado fantástico. Não usamos batedeira, nem foi necessário bater o bolo à mão. Só misturei os ingredientes e a massa ficou bem fofinha.
Como minhas flores estavam ansiosas para verem o resultado da "arte na cozinha", utilizei creme de avelã para cobrir os bolinhos. Eu havia pensado em preparar um brigadeiro para cobertura, mas, elas não teriam paciência de esperar até que o doce esfriasse para que pudéssemos utilizá-lo. Então, abri o pote de creme de avelã ("tipo Nutela", mas, da marca própria da rede Sam´s Club) coloquei na manga de confeitar e elas fizeram a festa! Gostei bastante do resultado.
Como cobri os bolinhos ainda quentes, o creme começou a amolecer, mas, foi só colocar na geladeira um pouquinho e ele voltou à consistência original.
Preparei metade da receita e o rendimento foi de 18 mini cupcakes.
Minhas cheirosas.

Sophia
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara de água fervendo
1 colher (de sopa rasa) de fermento em pó
1 xícara de chocolate em pó (não use achocolatado, pois o resultado não será o mesmo)
1 xícara de açúcar
1 xícara de óleo (ou 1/2 xícara de óleo e 1/2 xícara de manteiga)

Cobertura:
1 pote de creme de avelã (tipo Nutela)

Fiz assim:
Coloquei todos os ingredientes secos em um bowl e aos poucos fui juntando os líquidos. Misturei bem.
Assei os cupcakes na Cupcake maker (que mostrei neste post). Assaram em aproximadamente 6 minutos.
Podem ser assados no forno convencional também.

Na cupcake maker:
Pré-aqueci a máquina. Coloquei as forminhas de papel e enchi cada forminha com a massa dos cupcakes até 3/4 da forminha. Após 5 ou 6 minutos, abri a máquina, fiz o teste do palito e retirei os bolinhos. Coloquei em uma grade para esfriar e repeti os procedimentos até que terminasse toda a massa.
O rendimento foi de 18 bolinhos porque preparei apenas METADE da receita. Minha máquina é para mini cupcakes.

No forno convencional:
Pré-aqueça o forno e asse os bolinhos em 180 graus. Coloque a massa nas forminhas de papel e depois, dentro de forminhas de alumínio (como para assar empadinhas) para que as forminhas de papel "não abram". Para saber se os bolinhos já estão assados, faça o teste do palito.

Dicas:
Cobri os bolinhos ainda quentes com o creme de avelã, então, a cobertura amoleceu um pouco. Coloquei os bolinhos já confeitados na geladeira e a cobertura ficou durinha e não escorreu e também não perdeu o brilho.
Minhas flores adoraram!