Monica Uehara
Pessoas queridas, essas batatas ficam prontas super rápido! É  uma ótima opção para quando a gente quer comer uma coisinha gostosa sem ficar um tempão na cozinha. Preparei em 15 minutinhos aqui em casa no sábado.
O melhor é que o recheio pode ser variado numerosas vezes e com o que você tiver em casa. Dessa vez eu preparei com calabreza e queijo, mas você pode preparar, com frango desfiado, creme de milho, strogonoffe, queijo e presunto, creme de champignon, bacon e escarola, palmito, camarão, carne moída e queijo, brócolis com cheddar, enfim, há infinitas opções. Qual será a sua? Me escreva contando.

Ingredientes:

2 batatas médias
1/2 xícara de requeijão cremoso
1 dente de alho amassado
1/2 cebola pequena picadinha
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
sal e pimenta a gosto
1/2 xícara de queijo mussarela ralado na parte grossa do ralador
1/2 xícara de linguiça calabresa picada

Modo de preparo

Lave bem as batatas. Faça diversos "furinhos" nas batatas com um garfo ou com a ponta de uma faca (é muito importante esta etapa, pois se vc não furar a casca da batata ela poderá se romper dentro do microondas e "fazer uma lambança" enorme) e leve ao microondas em potência alta até que estejam cozidas (aproximadamente três minutos, mas depende muito do tamanho das batatas e da potência de cada tipo de microondas). Você pode perceber que as batatas estão cozidas quando a casca começa a enrugar. (veja aqui o post sobre como cozinhar batatas no micro-ondas)

Corte uma "tampinha" na batata e retire o miolo com muito cuidado para não danificar as cascas. Amasse muito bem com um garfo toda a batata retirada da casca. Reserve.

Preparo do Recheio:

Frite o alho e a cebola no azeite até dourar.
Misture a batata amassada, o requeijão, o queijo ralado, e o alho e cebola já dourados. Acrescente o sal e a pimenta. Recheie as cascas reservadas com esta mistura. Distribua a calabresa picadinha por cima e o queijo mussarela. Leve ao forno convencional (180 graus)  para gratinar. Sirva.

23 Responses
  1. obrigada amiga pelo selinho,mas não levar só o selinho vou levar também estas batatas maravilhosas...jinhos querida


  2. Bom dia querida!
    Adoro batata recheada e confesso que nunca tive coragem de tentar em casa, sempre acabo comendo fora... adoro com recheio de frango desfiado... hum! E nesse friozinho, fica bom demais!
    A sua ficou linda! E parece simples de fazer :)
    Beijos


  3. Oi Monica, nossa vim pegar o selinho mas vou ficar para comer a batata assado...nossa que delicia!!!!!
    Querida, tenha uma linda e abencoada semana,
    beijinhos
    So


  4. Olá Monica,

    Fiquei feliz por receber o selinho, adorei, viu??
    Quanto a essa batata, que delícia!!
    Parabéns pela vitória no Alquimia, realmente sua receitinha é ótima,

    Muita Paz!!
    1000 Beijokinhas


  5. Hummmmmm!!!, que delícia amiga eu amo batatas recheadas e essa sua está simplesmente divina, um charme, em relação as minipizzas querida, vc pode congelar assim que chegar no processo de levá-las ao forno por 10', antes de colocar o molho e o recheio, e quando vc for usar a massa é só tirar do freezer colocar o molho e o recheio e levar diretamente ao forno, não é necessário descongelar, bjkas queridona e lindo dia p/ vc, ;)...


  6. Renata Says:

    Oiiiii Monica,
    Nossa menina eu joguei ontem 3 batatas fora, por falta de criatividade mesmo, se tivesse visto essa receita antes com certeza iria aproveitá-las!!!
    Adorei sua receita
    Bjocas


  7. Bolo Says:

    oi Mônica,
    obrigado pela visita!
    já estou por aqui, por sinal vc esta de parabéns o seu blog é muito charmoso e uma delicia!
    e alé da culinária temos uma garota em comum as SOPHIAS rsrsr a minha vai fazer 2 meses dia 29/06 é a minha terceira filha tenho uma de 13 anos a Mell Loise e uma de 3 anos a Izzadora.
    Já te indiquei como blog que sigo com carinho!
    bom um super beijo e vamos nos falando!!
    e essa batata já esta na minha lista de cardápio!!


  8. Juliana Says:

    Amo batata recheada! Tento evitar praças de alimentação de shoppings, mas sempre que me proponho a fazer uma refeição por lá, nada me deixa tão feliz quanto uma batata da Baked Potato com azeite de oliva e recheada com camembert e gorgonzola... Para acompanhar chá gelado de limão... Hum, deu vontande, rsrsrs. Agora me dei conta do tanto que eu gosto e nunca fiz em casa! Gostai das dicas pra o microondas! Vou fazer qualquer hora dessas! Beijos, Ju


  9. Rose Says:

    Oiii Mônica, parabéns adorei a escolha dos ingredientes "cravo e canela" vai ter muita coisa boa...rs
    Lindas as batatas adorooo assim recheadas.
    Bjinhus!!!


  10. Essa foto está dando água na boca!!!

    Bjos,
    Eliane


  11. Fla Says:

    Acho tão prático e tão gostoso!
    A sua ficou linda.
    Beijos


  12. Oi Monicaaa!
    Nooooossa, eu amo batata recheada!
    E que cara boa, justo agr q eu to com fome! HAHAHAHAHA
    Beijo


  13. Deliciosa ,faça com recheio de de milho verde e requeijão...é muito bom tbém!!!
    bjos!!


  14. Moniquinha, já tem um tempinho que eu to querendo uma receita assim....adivinha?!?!? já vou imprimir e guardar no meu caderno de receitas preferidas.
    Um beijo querida.
    Inté.


  15. Unknown Says:

    Quantos pontos ? Tão bonita!!! ;]


  16. olá Dimitri! Não calculei quantos pontos tinha esta batata, mas com certeza muuuuuitos por causa da calabresa, mussarela, requeijão. Esta é uma receitinha "engordiet". rsss. Mas, da pra fazer a versão light também, com requeijão light, queijo branco, cottage, ricota, legumes...


  17. Anônimo Says:

    Mônica pra cozinhar as batatas precisa cobrí-las?


  18. Oi anônimo! Eu cozinho no micro-ondas sem cobrir. Só e preciso fazer uns furinhos com o garfo ou uma faca na casca antes de Levar ao micro, porque senão, pode estourar! Coloco as batatas cruas, sem nada dentro do micro.


  19. Julia Says:

    Mônica ficou uma delícia vou fazer cada dia com um recheio,como fazer creme de milho?


  20. Ju, que legal. Adoro esta receita, também. òtima idéia a sua do creme de milho. Vou experimentar também. Tenho esta receita aqui: http://www.cozinhadamonica.com/2011/05/creme-de-milho-light-receita-pontuada.html

    bj


  21. Carla Says:

    Nossa é muito bom fiz com frango desfiado e requeijão de copo,vou fazer cada dia com um receio ótimas sugestões.


  22. Nossa, Carla! Deve ter ficado muito bom esse recheio de frango desfiado e requeijão heim! Adorei a idéia.
    Bj


  23. Andreia Says:

    Fiz e ficou deliciosa já anotei no meu caderninho de receitas.Agora vou fazer com os outros recheio também,são ótimas sugestões.