Monica Uehara

Pessoal, nossa amiga Flávia, do Blog Arte na Cozinha, teve uma otima iniciativa, (para ver o blog da Flá, clique aqui, vale a pena, é super bacana). Ela está promovendo uma Blogagem Coletiva com receitinhas para Celíacos no dia 15 de maio. É que este é o Dia Internacional dos Celíacos.
Eu sempre notei nas embalagens a expressão "não contém glúten", mas nunca tinha parado para pensar neste assunto. Aí, querendo participar da campanha, fui pesquisar a respeito, e olha que me dei conta que era bastante ignorante no assunto. Bom, o glúten é encontrado em cereais, tais como: trigo, aveia, centeio, cevada, malte...então, aquele que tem intolerância a esta substância, tem que passar longe de muitas maravilhas da nossa culinária! Já pensou ficar longe de todos os tipos de pãezinhos que utilizam farinha de trigo em sua fabricação? Aiai! Não deve ser fácil, não, minha gente!
Por outro lado, mandioca, milho, arroz, estão liberados. Aliás, para entender melhor esse assunto, vale a pena conferir o site da associação brasileira de celíacos (clique aqui).
Já estou preparando minha receitinha para participar, mas enquanto isso, tenho umas sugestões já postadas de culinária SEM GLÚTEN.

Bolo Pamonha ou Pamonha assada (clique aqui)
Pão de queijo (clique aqui)
Creme de abóbora light (clique aqui)
Caldinho de feijão branco (clique aqui)
Sushi (clique aqui)
Sopa cremosa de abobrinha (clique aqui)
Risoto de camarão com leite de coco (clique aqui)
Arroz marroquino (clique aqui)
Risoto de camarão com vinho branco (clique aqui)
Marcadores: | edit post
5 Responses
  1. Fla Says:

    Querida, que bacana teu post. Olha muita gente realmente não entende muito da doença, mas é bem mais complexa do que a gente imagina né? E sabia que existe até cosméticos com glúten? Pois é, os celíacos precisam ficar longe destes produtos também.
    Obrigada e vou ficar aguardando sua receita.
    Beijos e abraços,
    Fla


  2. Richie Says:

    Mônica, valew pelas dicas e pelo link do site! Eu nunca me preocupei com gluten talz, e achei bem legal conhecer mais sobre o assunto!

    bjo pra vc


  3. Renata Says:

    Oiiiii Monica tudo bem???
    Parabéns pela iniciativa, eu confesso que sou meio leiga no assunto mas tenho uma vizinha que tem intolerância ao glutén (deve ser por isso que ela é tão magrinha...rs
    Adorei seu recadim no meu blog, já sou sua nova
    seguidora....
    Bjocas


  4. Carla Says:

    Olá monica!!! Encontrei seu blog,achei uma delícia rsrsr já estou seguindo e vou linkar você no meu.Qualquer hora passa lá
    http://mulhervirtuosa-il.blogspot.com/
    Beijos!!!


  5. Olá Mônica, vim lhe retribuir a visitinha e conhecer seu blog que por sinal é uma graça, amei o layout, super fofo, suas receitas tbem são bem práticas, já vi que vamos trocar figurinhas na cozinha, rsrsrs!!!, fiquei de olho nesse seu caldo verde, tá começando a ficar frio por aqui vou coloca-lo no meu caderninho de receitas p/ experimentar, tô seguindo e vou linkar seu espaço no meu blog, bjkas queridona e boa noite p/ vc e linda família, ;)...