Monica Uehara


Esta receita é sucesso garantido. A massa não leva farinha e portanto, não contém glúten, ( Clique aqui para ver mais algumas receitas sem glúten.) e é daqueles bolos que a gente adora porque basta colocar tudo no liquidificador e levar para assar!

Já fiz várias vezes. Aliás, ela é uma das receitas que constam no meu caderninho de receitas que comecei a escrever quando ainda era criança e que deu origem ao blog. Eu não havia postado ainda porque apesar de este bolo ser um espetáculo de tão delicioso, ele não é "fotogênico", então, a cada vez que eu fazia, tirava algumas fotos para postar, que não ficavam legais, até que estas que postei logo acima, ficaram "mais ou menos".
Já preparei este bolo inúmeras vezes .É uma delícia.
E nesta semana, eu estava separando os ingredientes para prepará-lo, e minha irmã me chamou pelo whattsapp para pedir a receita! Então, me dei conta de que não estava no blog e precisava postar, já que este bolo é sucesso absoluto!
Vocês não fazem ideia do aroma que este doce deixa pela casa enquanto está no forno!
Receita que eu adoro! Bate tudo no liquidificador, e coloca para assar!
Ingredientes:
6 espigas grandes de milho verde
2 xícaras de leite
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida
2 xícaras de açúcar
4 ovos
1 colher (chá) de canela em pó (opcional)
1 colher rasa (sopa) de fermento em pó.

Fiz assim:
Retirei os grãos do milho com uma faca bem afiada. Coloquei no copo do liquidificador todos os ingredientes, (exceto o fermento e a canela), inciando pelos líquidos. Bati muito bem, até ficar uma mistura homogênea. Finalmente acrescentei o fermento e bati mais um pouquinho, só para misturar. Untei muito bem uma assadeira com margarina e coloquei a massa, por cima espalhei a canela e levei ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até que espetando um palito no centro do bolo este saísse limpo.
Meu velho caderninho de receitas que deu origem ao blog.
Dicas: Coloque no copo do liquidificador primeiro os ingredientes líquidos, para que este não "emperre" na hora de bater o milho.
Dependendo da qualidade do milho, o bolo pode não desenformar, e você poderá servi-lo retirando com a colher, sem cortá-lo em quadradinhos. Fica delicioso das duas formas.
Já experimentei preparar este bolo com milho em latinha, mas, não achei bom o resultado. O sabor e aroma são totalmente diferentes.

Clique aqui para ver mais algumas receitas sem glúten.