Monica Uehara

Adoro aroma de pão assando! Aliás, será que existe quem não goste? Imagine, então, o aroma de um pão com alecrim e azeite!!

Esta receita, aprendi no curso de gastronomia que fiz no Iga. Posso afirmar que é um dos pães mais gostosos que já provei. Após ter preparado e provado a focaccia no curso, tentei por duas vezes preparar em casa, mas, não ficava igual, a parte de baixo ficava dura. Então, conversando com uma amiga "expert" (Veruscka, muito obrigada, mais uma vez!) em pães e que também frequentou o curso comigo, vi que a temperatura do forno indicada no livro do Iga, estava errada. A temperatura ideal para assar esta focaccia é de 170 graus. Desde então, preparei várias vezes e  sempre ficaram excelentes.
Eu costumo preparar esta massa com ajuda da batedeira Kitchenaid, mas, ela pode ser sovada normalmente com as mãos, ou também com ajuda da máquina de fazer pão.
Aliás, sempre me perguntam se eu penso que vale a pena comprar uma batedeira Kitchenaid, e eu recomendo. Na minha opinião, vale cada centavo! Posso sovar pão, bater massas pesadas, sem que a máquina "sofra". Tenho também o liquidificador da mesma marca, mas, minha opinião não é positiva. Mas, enfim, a batedeira é muito boa mesmo e me auxilia muito na cozinha.
Esta focaccia, para ficar uma maravilha, tem alguns segredinhos, que estão todos explicados logo abaixo. Vale muito a pena experimentar.

Veja aqui a receita de pão de cebola.
Veja aqui como assar pão de queijo na sanduicheira

Fiz assim:

Ingredientes:
250 gramas de farinha de trigo peneirada
2 gramas de sal (2 pitadas)
20 gramas de manteiga
100 a 150 ml de leite morno
15 gramas de fermento biológico fresco
25 gramas de açúcar.
folhinhas de alecrim fresco
1 cebola pequena cortada em fatias finas
azeite de oliva suficiente para pincelar o pão
sal grosso a gosto

Fiz assim:
Coloquei na tigela da batedeira (Kitchenaid) a farinha, a manteiga, o sal, o açúcar, o fermento e um pouco do leite. Misturei bem com uma colher, e usando o gancho, bati na velocidade 4 até que a massa estivesse lisa, uniforme e desgrudasse das laterais da tigela da batedeira, formando "uma bola".


Fui adicionando o restante do leite aos poucos durante o batimento (utilizei cerca de 130 ml de leite). Retirei a massa da batedeira e coloquei em um bowl para que duplicasse de volume (cobri o bowl com plástico filme para auxiliar a fermentação).





Vale observar, que para este procedimento, não é possível utilizar qualquer batedeira, pois a massa é pesada e se a batedeira não tiver potência suficiente, pode queimar.
O pão pode ser sovado normalmente com as mãos. O ponto de sova é quando a massa estiver, lisa, homogênea, elástica e ainda úmida, mas, sem grudar nas mãos.
Após a fermentação, coloquei a massa dentro de uma forma retangular pequena (pode usar uma forma redonda também) de 20 cm  por  16 cm. Cobri novamente a forma com plástico filme e esperei novamente que duplicasse de volume.




Quando duplicou de tamanho, pincelei o pão com o azeite, tomando cuidado para não deixar escorrer, coloquei por cima as folhinhas de alecrim, a cebola fatiada e um pouquinho de sal grosso.

Assei em forno pré aquecido a 170 graus Centígrados, tomando cuidado para não tostar a parte de baixo do pão. Quando a parte de baixo começou a ficar dourada, liguei o grill do forno, para dourar a parte de cima (cerca de 5 minutos). Retirei do forno e logo em seguida, retirei o pão da forma para que esfriasse e terminasse a cocção fora do forno.

Dicas:
O forno muito quente deixará o pão duro. É importante não deixar que a parte de baixo do pão toste demais para manter a textura macia da focaccia.
Não deixe o azeite escorrer pelas laterais do pão, isso fará com que o pão "frite" ao invés de assar e a textura não será a mesma.
A quantidade de leite é variável, pois depende da qualidade da farinha e da temperatura e umidade local.

Veja aqui mais dicas para preparar pãezinhos fofinhos.