Monica Uehara

Muitos amigos, têm me perguntado sobre o funcionamento de uma máquina de fazer pão, então, resolvi escrever este post.
A princípio, cabe frisar que as informações trazidas neste post são meras opiniões minhas, e não tenho a intenção de induzir ninguém a adquirir ou deixar de adquirir o produto, ok?
Eu gosto bastante da minha Máquina (Modelo Brittania). Mas, tem alguns poréns. Algumas coisas poderiam  ser melhores. Por exemplo, eu gosto bastante da máquina, para bater a massa de pão, mas para assar não acho legal, porque os pães saem todos naquele formato "quadrado", sabe? Assim, como na foto logo abaixo!

E também acho que ficam muito "cascudos". Já tentei de todas as maneiras fazer pães mais macios por fora, sem sucesso. Então acabo usando a máquina mais para sovar, amassar, deixar os pães crescerem e na hora de assar, uso o forno convencional mesmo.

Apesar de eu não gostar muito dos pães assados na máquina, há um produto industrializado (preparo para pães na máquina) que eu adoro e faço sempre. É o preparo para pão australiano Fleishmann. Escrevi um post sobre ele aqui.  Este eu deixo até assar na máquina!! Programo a máquina até no dia anterior para acordar com o cheirinho do pão assando!! (ah, gostou heim!) Mas, este foi o único pão que assei na máquina e posso dizer que gostei do resultado!
Para quem não se incomoda em sovar pão, ou "fazer força" na cozinha, acredito que não verá muita utilidade na máquina. Já cheguei a emprestar a minha para uma amiga acostumada a sovar pão "na raça" e ela preferiu continuar sovando sem a ajuda da máquina. Mas, eu confesso que apesar de amar a cozinha tenho uma "preguiça lascada" de cozinhar pratos que exigem muita força muscular nos braços rsss. Então, pães sempre foram meu ponto fraco.

Bom, vamos à máquina!!

Este é o painel da minha máquina. É possível escolher o tipo de pão (básico, rápido, pão integral, pão doce, pão para sanduiche, etc). Há ainda opções para somente preparar a massa (sem assar), ou somente assar. Pode ser preparada massa para pizza, focaccia, etc, E há também a opção para fazer geléia.
Com a máquina, veio um livrinho de receitas com várias sugestões.

Para preparar um pão básico, basta acrescentar todos os ingredientes, programar a máquina e aguardar o pão ficar pronto! É possível escolher a cor do pão (clara, média ou escura). Na foto abaixo, coloquei os ingredientes e a máquina iniciou o preparo.

Logo abaixo, os ingredientes já foram incorporados e a massa está descansado na máquina:

Olha o pão cresceeeeeeendo! Uma delícia de se ver:


O pão já assado sendo retirado da máquina , logo abaixo. Este é um pão de 600 gramas (pequeno). É possível preparar o pão com 900 gramas também (grande)
E vocês, amigos? Têm máquina de fazer pão? O que vocês acham?