Monica Uehara

Muitos amigos, têm me perguntado sobre o funcionamento de uma máquina de fazer pão, então, resolvi escrever este post.
A princípio, cabe frisar que as informações trazidas neste post são meras opiniões minhas, e não tenho a intenção de induzir ninguém a adquirir ou deixar de adquirir o produto, ok?
Eu gosto bastante da minha Máquina (Modelo Brittania). Mas, tem alguns poréns. Algumas coisas poderiam  ser melhores. Por exemplo, eu gosto bastante da máquina, para bater a massa de pão, mas para assar não acho legal, porque os pães saem todos naquele formato "quadrado", sabe? Assim, como na foto logo abaixo!

E também acho que ficam muito "cascudos". Já tentei de todas as maneiras fazer pães mais macios por fora, sem sucesso. Então acabo usando a máquina mais para sovar, amassar, deixar os pães crescerem e na hora de assar, uso o forno convencional mesmo.

Apesar de eu não gostar muito dos pães assados na máquina, há um produto industrializado (preparo para pães na máquina) que eu adoro e faço sempre. É o preparo para pão australiano Fleishmann. Escrevi um post sobre ele aqui.  Este eu deixo até assar na máquina!! Programo a máquina até no dia anterior para acordar com o cheirinho do pão assando!! (ah, gostou heim!) Mas, este foi o único pão que assei na máquina e posso dizer que gostei do resultado!
Para quem não se incomoda em sovar pão, ou "fazer força" na cozinha, acredito que não verá muita utilidade na máquina. Já cheguei a emprestar a minha para uma amiga acostumada a sovar pão "na raça" e ela preferiu continuar sovando sem a ajuda da máquina. Mas, eu confesso que apesar de amar a cozinha tenho uma "preguiça lascada" de cozinhar pratos que exigem muita força muscular nos braços rsss. Então, pães sempre foram meu ponto fraco.

Bom, vamos à máquina!!

Este é o painel da minha máquina. É possível escolher o tipo de pão (básico, rápido, pão integral, pão doce, pão para sanduiche, etc). Há ainda opções para somente preparar a massa (sem assar), ou somente assar. Pode ser preparada massa para pizza, focaccia, etc, E há também a opção para fazer geléia.
Com a máquina, veio um livrinho de receitas com várias sugestões.

Para preparar um pão básico, basta acrescentar todos os ingredientes, programar a máquina e aguardar o pão ficar pronto! É possível escolher a cor do pão (clara, média ou escura). Na foto abaixo, coloquei os ingredientes e a máquina iniciou o preparo.

Logo abaixo, os ingredientes já foram incorporados e a massa está descansado na máquina:

Olha o pão cresceeeeeeendo! Uma delícia de se ver:


O pão já assado sendo retirado da máquina , logo abaixo. Este é um pão de 600 gramas (pequeno). É possível preparar o pão com 900 gramas também (grande)
E vocês, amigos? Têm máquina de fazer pão? O que vocês acham?
53 Responses
  1. Unknown Says:

    Monica, desde que vc postou o pão australiano, fiquei atabacada pra comprar uma! Entrei em vários sites de compra...eu sou aquela que faz o pão em casa,mas depois dessa sua explicação, fiquei mais animada. Ela preparando, sovando, vai ser bem legal. Mais tempo para mim! Único porém (o pior): difícil fazer pão e comer só o que cabe na pontuação! Obrigada, bjs!


  2. Assim que puder ,vou comprar uma... conheço várias pessoas q tem e adoram...Ah poder programar o pão quentinho é tudo de bom!!!


  3. Carol Says:

    Eu tenho uma da mesma marca. Porém, além do formato do pão assado nela, o resto não me incomoda. Tem uma massa de pizza que fica simplesmente divina sovado na máquina, é muito boa. Faço sempre um pão integral (que vem nas receitas da máquina), só que sempre incremento com damascos, ameixas, sementes (girassol, linhaça e gergelim) e Schrot (uma farinha integral mais grossa do que a normal). Faz muito sucesso esse pão, é ótimo e fica bom assado na máquina mesmo. Só que sempre coloco para assar no programa de pão rápido, dá certo. Fiz o pão australiano também na máquina, ficou ótimo. Eu sou suspeita, pois não gosto de comprar os pães integrais disponíveis no mercado, então faço o meu, desta forma uso a máquina toda a a semana.

    Abraços.


  4. Oi Moniquinha, eu tenho uma também, nunca conseguia fazer um pão que prestava, agora todos são perfeitos, kkkkk
    Aliais o cheiro de pão é que me tira de cama as vezes.

    Beijinhos

    Marcia Gullo


  5. Essas máquinas, dão uma boa ajuda, na hora da correria.
    Também tenho uma centrífuga de frutas, "aquelas" que passabam na TV Gazeta, confesso que foi só ilusão.
    Elas são boas, mas pra você usar diariamente pesa no bolso, pois gasta muitas frutas...
    Abraços pra você.

    Silmara

    www.casaefogao.blogspot.com


  6. Esta na minha lista de desejos faz tempo!
    Não tenho prática em sovar massas, acho que me ajudaria muito! bjs e fds


  7. Eu também acho que o formato é o que elas tem de pior, só que as mais modernas já tem outro formato, tipo pão de forma mesmo e ainda pode se fazer baguetes, por isso como a minha é mais antiga tipo a sua, ficamos com esse problema, bjs
    Maura


  8. ACHO UM MÁXIMO ESSA MÁQUINA DE PÃO...AINDA VOU COMPRAR UMA PRA MIM!!

    SEU PÃO FICOU COM UMA CARA ÓTIMAA MONICA.

    UM SUPER BEIJO!!!!!!!!


  9. Eu comprei Mô, e tou encantada com a minha, o bolo de fubá fica divino! Bjo


  10. Anônimo Says:

    Olá, amei seu blog, parabéns.
    Sobre esse post, concordo com você. Também tenho essa máquina da mesma marca inclusive.
    Mesmo programando para cor clara, o pão fica cascudo e o formato é ruim para cortar.
    Muitas vezes também uso a máquina para sovar e depois coloco em formas de bolo inglês para assar no forno.
    Tenho dúvidas se as máquinas de outras marcas também tem esse resultado. Outro dia a forma da minha quebrou e fui na assistência comprar outra. A funcionária da assitência me disse que de todas as máquinas de pão a melhor era essa... então...
    Continuo gostando da minha, até porque amo pão integral e esse tipo de pão preparado na máquina fica ótimo. E eu nunca acertei fazer pão "na raça". Aliás já testei 80% das receitas do livrinho que vem com a máquina... rs

    Beijos!


  11. ® Says:

    Moniquinha,
    Tenho uma também... e só de sovar já valeu o investimento...rs
    Ainda não aprendi programar, acho q seria uma delícia acorda com o cheirinho e um pão quentinho...
    Vim te agradecer pela receita e dizer que já publiquei, claro, ficamos viciados... hummm
    Brigadinha!
    Um bejim grande!


  12. Meninas! Obrigada por todas as ótimas dicas. Já gosto da minha máquina, agora com certeza vou aproveitá-la melhor!


  13. TENHO VONTADE DE TER UMA MÁQUINA ASSIM, BREVEMENTE TEREI, HEHEHE.
    VALEU AS DICAS, COMO SEMPRE VIR AQUI É UM APRENDIZADO!
    TEM PROMOÇÃO NO MEU BLOG, PARTICIPE PARA SUAS PRINCESAS!

    BJS.........


  14. Eu pensei em comprar, mas um amigo disse que puxa uma energia nervosa e detona a conta....vc concorda?


  15. Adorei as dicas e adorei o pão Australiano (fui la ver).
    Estou namorando uma MFP, já faz tempo, agora com suas dicas fiquei mais animada ainda.
    Gosto muito de fazer pães, mas amassar é que é cansativo, por isto quero uma.
    Bom Final de Domingo.
    Bjs


  16. Gina Says:

    Monica,
    Também tenho utilizado mais pra bater a massa do que para assar. Quando tenho outras coisas pra fazer, deixo a MFP no processo completo. Foi o caso ontem do pão de laranja.
    Escolho sempre a cor da casca como média e acho que fica bom assim.
    O formato tijolão não agrada a ninguém, na verdade, e o prazer de modelar também fica prejudicado...
    Acredita que nunca programei para acordar com pão quentinho?
    Bjs.


  17. Vixe, Vivien! Não sei se aumenta a conta. Sabe que nunca reparei nisso? Uso minha máquina em média uma vez por semana e não deu pra notar aumento significativo na conta, mas acho que se for usar todos os dias haverá aumento porque eletrodomésticos que utilizam a energia para aquecer geralmente gastam muita energia mesmo. Bem lembrado!
    bj


  18. Maria Says:

    Nossa que legal quero uma que nem a sua será quanto custa adorei conhecer ela todinha e como funciona.Deve ser ótima pra fazer a massa e depois modelar os pães como preferir né? Obrigada.


  19. Lucia Says:

    Obrigada Mônica estava aguardando esse post,vou comprar essa máquina que nem a sua,da pra modelar qualquer tipo de pão?Deve ser ótimo fazer a massa nela.


  20. Fla Says:

    Ai eu tenho a minha e não vivo sem ela...rs. Geralmente asso fora da máquina também, porque realmente ele fica bem cascudinho, mas confesso que quando quero um pão quentinho de manha quando acordo, deixo assar nela mesma.
    Meus pulsos agradecem sempre por eu ter comprado minha MFP.
    =)
    Bjs


  21. Unknown Says:

    Minha irmã tem uma igual a sua, mas muitas vezes ela usa só pra bater e assa no forno. Depende do pão q ela faz, mas disse q é muito boa.
    bjs e um ótimo dia
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com


  22. Renata Says:

    Mônica, eu adoro a minha máquina (apesar de não fazer tanto pão quanto gostaria), mas tenho uma SUPER dificuldade na hora de retirar o pão da fôrma... Kkkkkkkk!!! Deve ser por isso que eu compro o pão do saquinho mesmo, mais fácil de abrir!!

    Bjo!


  23. Anônimo Says:

    Querida, no meu blog tem sorteio de 1 kit vitao, se quiser participar fique a vontade:
    www.cozinhadaeve.blogspot.com

    Bjs!


  24. Aqui em casa temos uma igual a sua! Sou um pouco suspeita em falar pq sou apaixonada por essa invenção hehehe tbm já fiz um post sobre ela! Realmente ás vezes o pão fica bem cascudo, mas mesmo assim, não resisto! bjoss


  25. Oi Monica,
    Eu tenho uma também e adoro, também acabo usando mais pra amassar e sovar, pois faço de tudo nela: massa de pão de queijo, massa de tortas, pizza, enfim de tudo mesmo.
    Sempre coloco a cor claro, acho q ajuda a não ficar tão cascudo o uiltimo q fiz eu tava por perto e acabei tirando 13 min antes de completar o ciclo pois vi q já tava assado.
    O que me incomodava era a casca ficar dura além de grossa, mas aprendi uma coisa com a minha avó, ela faz sempre, até com os pães assados no forno normalmente. Tire do forno ou da máquina e coloque um pano de prato úmido por cima, enrole o pão nela, por uns 10 min pelo menos, se não for comer imediatamente deixe mais tempo. Eu confesso q tiro uma fatia pra comer quentinho e depois enrolo, dá resultado, a casca fica ao menos macia como a de um pão de forma.
    Obrigada pelas dicas.
    Bj


  26. Ju, obrigada pela dica. Vou experimentar!


  27. Nossa a gente se surpreende com as coisas que conseguimos fazer nessa máquina! Vou testar qualquer dia desses. Comprei a minha há pouco tempo e tô super animada! Até criei um blog pra postar minhas aventuras na cozinha com a máquina de pão. Depois passe por lá pra dar uma olhadinha!! Bjoos


  28. Wilson Says:

    Olá, gostei muito do seu post e gostaria de saber se pode me ajudar. Tenho uma máq dessas e tbem não gosto do formato, então estou assando em forma comum, só que estou em dúvida sobre a hora de tirar a massa da máquina, pois vi que ela bate a massa do pão de nozes 3 vezes num intervalo de 40 minutos. Sabe se outros pães seguem esse ciclo (bate, descansa um pouco, bate de ovo, descansa de novo, bate de novo)?


  29. Wilson Says:

    Olá, gostei muito do seu post e gostaria de saber se pode me ajudar. Tenho uma máq dessas e tbem não gosto do formato, então estou assando em forma comum, só que estou em dúvida sobre a hora de tirar a massa da máquina, pois vi que ela bate a massa do pão de nozes 3 vezes num intervalo de 40 minutos. Sabe se outros pães seguem esse ciclo (bate, descansa um pouco, bate de novo, descansa de novo, bate de novo)?


  30. Wilson Says:

    Olá, gostei muito do seu post e gostaria de saber se pode me ajudar. Tenho uma máq dessas e tbem não gosto do formato, então estou assando em forma comum, só que estou em dúvida sobre a hora de tirar a massa da máquina, pois vi que ela bate a massa do pão de nozes 3 vezes num intervalo de 40 minutos. Sabe se outros pães seguem esse ciclo (bate, descansa um pouco, bate de ovo, descansa de novo, bate de novo)?


  31. Wilson Says:

    Olá, gostei muito do seu post e gostaria de saber se pode me ajudar. Tenho uma máq dessas e tbem não gosto do formato, então estou assando em forma comum, só que estou em dúvida sobre a hora de tirar a massa da máquina, pois vi que ela bate a massa do pão de nozes 3 vezes num intervalo de 40 minutos. Sabe se outros pães seguem esse ciclo (bate, descansa um pouco, bate de ovo, descansa de novo, bate de novo)?


  32. Olá Wilson! Ótimo questionamento você trouxe! Geralmente, eu espero terminar o ciclo de batimento e crescimento da massa e já retiro, antes que comece a assar o pão, para levá-lo ao forno convencional. Nunca observei as diferenças para os diversos ciclos, ou seja, quantas vezes e em que intervalo a massa é trabalhada. Mas, vou sim observar e posto aqui, ok? Você já viu que há alguns blogs e grupos específicos na web sobre utilização da máquina de pão?
    Um abraço.


  33. Mônica, gostei muito do seu blog e estou muito interessada em adquirir uma maquina destas. Por favor, vc sabe qual é a maquina que faz o pão com formato diferente. Andei lendo no seu blog que existem algumas mais modernas com opções de formato e não consegui ainda identificar qual é esta. se souber agradeço a ajuda para ter a minha super panificadora caseira. Abs 18/07/2012


  34. Su, que eu saiba, a máquina que faz baghette é a La Baguette da Arno. Mas não sei se é boa porque nunca experimentei. Da´uma olhadinha no site da Arno, lá tem até um livrinho para download com as receitas que são possíveis fazer na máquina.


  35. Verinha Says:

    Mônica primeiro quero parabenizá-la pelo blog e dizer que achei as suas dicas super bacanas ... mas a respeito da máquina de para fazer pão será que vc ou alguém msm aqui já usou essa máquina pra fazer pão de queijo ou outra máquina, sei lá, pq eu amo pão de queijo e sei fazer tb, mas na hora de amassar a bendita massa do pão de queijo me dá um desânimo, pq ninguém merece ficar amassando aquela massa ... então se alguém souber de uma dica para me passar agradeço...


  36. Verinha Says:

    Mônica primeiro quero parabenizá-la pelo blog e dizer que achei as suas dicas super bacanas ... mas a respeito da máquina de para fazer pão será que vc ou alguém msm aqui já usou essa máquina pra fazer pão de queijo ou outra máquina, sei lá, pq eu amo pão de queijo e sei fazer tb, mas na hora de amassar a bendita massa do pão de queijo me dá um desânimo, pq ninguém merece ficar amassando aquela massa ... então se alguém souber de uma dica para me passar agradeço...


  37. Verinha Says:

    Mônica primeiro quero parabenizá-la pelo blog e dizer que achei as suas dicas super bacanas ... mas a respeito da máquina de para fazer pão será que vc ou alguém msm aqui já usou essa máquina pra fazer pão de queijo ou outra máquina, sei lá, pq eu amo pão de queijo e sei fazer tb, mas na hora de amassar a bendita massa do pão de queijo me dá um desânimo, pq ninguém merece ficar amassando aquela massa ... então se alguém souber de uma dica para me passar agradeço...


  38. Verinha Says:

    Mônica primeiro quero parabenizá-la pelo blog e dizer que achei as suas dicas super bacanas ... mas a respeito da máquina de para fazer pão será que vc ou alguém msm aqui já usou essa máquina pra fazer pão de queijo ou outra máquina, sei lá, pq eu amo pão de queijo e sei fazer tb, mas na hora de amassar a bendita massa do pão de queijo me dá um desânimo, pq ninguém merece ficar amassando aquela massa ... então se alguém souber de uma dica para me passar agradeço...


  39. Olá Verinha!! Também amo pão de queijo e não curto sovar a massa. Ótima idéia a sua de sovar a massa com a máquina. Nunca experimentei, mas, vou pesquisar e se encontrar alguma coisa interessante posto aqui, ta?


  40. Olá...

    Primeiro quero dizer que sou fan de carteirinha do seu blog. Amo suas receitas.


    Segundo, vim aqui lhe convidar para participar do sorteio no meu blog. Como vc gosta de cozinhar, estou sorteando forminhas e algumas ferramentas e corantes para cupcakes. Passa lá , se gostar participar, ok. Bjus e desejo muito sucesso pra vc.

    Val
    http://www.crieartezzanato.blogspot.com.br/2012/09/cupcake-parceria-sorteio.html


  41. Essa maquina é boa? Ou tem uma mais "recomendada"? Quero dar uma maq. de fazer pão de presente pra minha mãe e n sei qual comprar...Outra coisa também, como vou saber como selecionar o "tamanho" certo do pão, em relação a da britania, ela faz : 450g, 600g, 900g e 1200g...como vou saber selecionar a "quantidade" correta? rsrs...


  42. Outra coisa também, como vou saber como selecionar o "tamanho" certo do pão, em relação a da britania, ela faz : 450g, 600g, 900g e 1200g...como vou saber selecionar a "quantidade" correta? rsrs...quero dar uma de presente pra minha mae e n sei qual comprar....rs


  43. Olá Daniel! Tenho a minha máquina há bastante tempo e gosto bastante dela. O único problema é o formato do pão que não gosto muito, como escrevi no post. Eu sei que hoje em dia existem modelos muito mais modernos, a minha é antiga. Inclusive estes modelos fazem pão também em forma de baggette. Não sei te dizer se são melhores, pois nunca utilizei uma. que eu saiba o valor é mais alto também. Com relação ao tamanho dos pães. Na máquina que eu descrevi no post, é possível escolher entre dois tamanhos no display 600 gramas e 900 gramas. E é só seguir a receita que vem no livrinho junto à máquina.


  44. Estou querendo comprar uma maquina de pao pra dar de presente, estou na duvida entre essa sua e a cadence nosso pao ou pane mattina, qual voce me recomendaria? GRATO.


  45. Daniel, nunca experimentei estas outras máquinas q vc mencionou. Só esta q falei no post mesmo e portanto, não tenho como te aconselhar se esta ou aquela é melhor, mas, apesar de minha máquina ser antiga, tenho ela há uns cinco anos, nunca me trouxe nenhum problema.


  46. Entendido monica, peço até desculpas pelo numero excessivo de perguntas, me perdoe...


  47. Sem problemas, Daniel! boa sorte. Com certeza sua ficará contente com o presente.;-)


  48. Unknown Says:

    oi amiga eu estava doidinha por uma dessa e ai meu esposo me deu uma de presente mas confeço nao fique muinto animada gosto mesmo e de por a mao na massa nao me entendi com a minha britania kkkkkkkk


  49. Ah, Maze, que pena que vc não gostou da sua máquina. Eu adoro a minha! Mas, para quem curte sovar a massa, não tem graça mesmo usar a máquina. bj.


  50. Unknown Says:

    Socoooooorro Monica!!! Acabei de comprar minha maquina de pao, é igual a sua. Fiz os procedimentos necessarios antes de começar a usa-la, e agora estou fazendo a receita de pao que eles indicam para começar... O problema esta sendo que a maquina nao esta batendo a massa... Ela fica fazendo um barulho como se estivesse girando, mas nao gira... Pensei que fosse pq a massa estava muito pesada, e acrescentei um pouco mais de agua..., em vão!!! Continua nao batendo... É normal???, ela funciona assim mesmo, o que fazer??? Obrigada, Bia.


  51. Unknown Says:

    Socooooorro Monica!!! Acabei de comprar minha maquina de pao, igual a sua. Fiz os procedimentos recomendados antes de começar a usa-la, e hoje estou fazendo a receita de pao que eles indicam para começar. O problema é que a maquina nao esta batendo a massa... A maquina faz o barulho como se estivesse batendo, mas a massa nao se mexe, nao gira..., sei la.Achei q fosse pq estivesse dura, entao acrescentei um pouco de agua, mesmo assim ela nao esta batendo. Quando vc fez a primeira vez isto tbm aconteceu? É normaL? O que fazer??? Obrigada, Bia.


  52. Puxa, Bia!! Nunca aconteceu isso comigo. Pode ser que aquela peça que movimenta a massa não esteja bem encaixada. Se não for isso, a máquina deve estar defeituosa.
    Entre em contato com o SAC da empresa e peça para trocarem para você. Se a máquina estiver com defeito mesmo, eles são obrigados a arrumarem ou mesmo trocarem a máquina para você. O prazo de garantia legal é de 90 dias da data da compra. Isso se a empresa não tiver oferecido um prazo de garantia maior ainda. Qq. dúvida pode me perguntar ta? Se eu puder ajudar...bj.


  53. Unknown Says:

    EU TENHO UMA MAQUINA DE PÃO, EU ADORO ELA, FAÇO PÃO DIRETO, MEUS PÃES FICAM MACIOS,USO ELA TAMBÉM PARA AMASSAR E DEPOIS ENROLO ELES EM FORMATO DIFERENTES E ASSO EM FORNO CONVENCIONAL.
    COMPREI A MINHA NAS LOJAS PERNAMBUCAS.