Monica Uehara

Mais um pãozinho nota dez, que aprendi no Curso de Gastronomia. Preparei-os simples, sem recheio, mas é possível recheá-los a gosto também.

Ingredientes: (aproximadamente 12 pãezinhos)
10 gramas de fermento biológico fresco
200 ml de água
320 gramas de farinha (usei farinha Anaconda - não é publieditorial)
25 gramas de margarina
3 gramas de melhorador
5 gramas de sal
10 gramas de açúcar mascavo
3 gramas de cominho
100 gramas de cebola cortada em cubinhos pequenos
azeite suficiente para refogar a cebola.
1 gema para pincelar os pães.

Fiz assim:
Em um bowl, preparei uma esponja com o fermento, a água, o açúcar e um pouco da farinha. Fui adicionando a farinha até que a mistura ficasse com a consistência de um mingauzinho. Cobri o bowl com plástico filme e reservei até que aumentasse o volume e ficasse com a consistência de esponja.
Enquanto isso, fritei a cebola no azeite, escorri e deixei esfriar.
Quando a esponja ficou pronta, misturei todos os demais ingredientes, exceto a gema e uma parte da cebola frita, que reservei para salpicar por cima dos pãezinhos. Integrei todos os ingredientes e sovei muito bem a massa até que ela estivesse lisa e elástica. Modelei os pãezinhos, coloquei em uma assadeira enfarinhada (sem untar), cobri com plástico filme e esperei até que dobrassem o volume.
Enquanto isso pré-aqueci o forno em 200 graus.
Pincelei os pãezinhos com a gema de ovo e salpiquei a cebola frita que estava reservada. Levei ao forno para assar, retirei quando estavam dourados e deixei que esfriassem sobre uma grade.