Monica Uehara

Esta geleia de maracujá com cachaça é um arraso! Aprendi em um curso sobre geleias gourmet que frequentei recentemente.
Que tal prepará-la para o Dia dos Namorados?
Na foto, usei-a como cobertura de uma mousse de chocolate branco (veja a receita aqui). Mas, ela pode ser servida com queijos, crepes, torradas, utilizada como cobertura de sorvetes, como calda para flans e pudins, ou o que sua imaginação mandar.

Ingredientes:
250 gramas de maracujá (pesei sem a casca)
100 ml de cachaça branca
200 gramas de açúcar cristal
50 gramas de xarope de glucose
2 gramas de pectina

Veja também a receita de geleia de vinho tinto (cabernet Sauvignon) clicando aqui.

Fiz assim:
Separei 1/3 do açúcar e misturei bem com a pectina. Reservei.
Em uma panela, coloquei o maracujá, o restante do açúcar, a cachaça e a glucose. Deixei ferver. O ponto para juntar a pectina com o açúcar, é quando "as bolhas da fervura" começarem a ficar mais lentas, sinal de que a calda está um pouco mais espessa. Juntei  a pectina misturada com o açúcar. Mexi mais um pouco até obter o ponto de geléia. Para saber se o doce já estava no ponto, pinguei umas gotas em um copo com água. As gotas não se dispersaram e afundaram (dica da vovó). Sinal de que o doce estava pronto! Como não pensei em conservar esta geléia por muito tempo, guardei em um refratário normal mesmo. Mas, é possível conservá-lo por até um ano, seguindo as técnicas de envasamento para geléia com esterilização dos vidros, fechamento à vácuo e pasteurização. E tudo isso pode ser feito em casa mesmo.


Observações:
Pectina: A pectina é um geleificante, muito usado pela indústria para fabricação de geleias. Ela é obtida de alguns vegetais. É encontrada na parte branca do maracujá e da laranja, e na maçã também, além de outras frutas.
A função do xarope de  glucose nesta receita é dar brilho e evitar a cristalização da geleia.

Dicas: É importante misturar a pectina com o açúcar, da forma como descrito na receita, para evitar que se formem grumos.
Uma boa dica para trabalhar com o xarope de glucose, é molhar com água a colher e as mãos, antes de utilizá-la ou manuseá-la para que a glucose, "grude menos" na colher. 

Comprei o xarope de glucose e a pectina em uma loja especializada em produtos para confeitaria. 
4 Responses
  1. Deve ficar uma verdadeira delicia!
    Bjs


  2. Deve ter um sabor incrível amiga, bjs e uma ótima semana p/ vc, Ana, ;).


  3. Hum...adoro maracujá! Parece ser delicioso!


  4. DEVE TER FICADO MARAVILHOSO!!!

    BJS....UMA LINDA E ABENÇOADA SEMANA!!!!