Monica Uehara

Estamos tendo aulas de panificação no curso de gastronomia que estou fazendo! Gente! Estou adorando! Já fizemos pão integral, croissants, focaccia, massa folhada! Aos poucos vou testando as receitas em casa e postando no blog. Preciso testá-las antes de postar, pois podem haver algumas variações com relação ao forno. Fiz a focaccia no curso e ficou maravilhosa, depois testei em casa e saiu um fiasco! Mas, já sei as alterações que preciso fazer e assim que ficar legal, vou postar aqui no blog.
Estes pãezinhos não fizemos no curso, porém utilizei algumas técnicas que aprendi lá. Esta receita é da minha amiga Márcia Gullo, que escreve o delicioso Blog da Gullo, que eu adoro! Sempre aprendo muita coisa legal lendo o blog dela (olha a receita original aqui). Esta receita eu já havia testado antes e gostado bastante, mas, como precisei fazer algumas alterações e não anotei (minha massa "pediu" mais farinha), esperei fazê-la de novo, anotar as mudanças para depois postar. Adorei! Os pãezinhos ficam super fofinhos.

Ingredientes para aproximadamente 12 bisnaguinhas.
3 gemas
1/2 xícara (120 ml) de água morna
2 colheres (sopa) açúcar
1/2 colher (chá) sal
1 tablete de fermento biológico fresco
3 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) usei farinha da marca "Anaconda"
1 colher e meia (sopa) de margarina sem sal.
1 ovo batido para pincelar os pãezinhos.

Fiz assim: 

Misturei muito bem todos os ingredientes (exceto o ovo que estava reservado para pincelar os pãezinhos). Coloquei somente 3 xícaras de farinha e reservei o restante.Conforme fui sovando a massa e vendo que a massa "pedia" mais farinha, fui acrescentando. Sovei muuuuito bem a massa (esta parte é super importante para que o pãozinho fique fofinho). Coloquei a massa sovada em um bowl, tampei com plástico filme  e deixei dobrar de volume. Retirei a massa e modelei os pãezinhos em formato de bisnaguinhas e bolinhas (com a mesma massa, fiz uns enroladinhos de salsicha também - veja a receita aqui). Pincelei os pãezinhos com o ovo. Esperei crescer novamente por aproximadamente meia hora. Levei ao forno (que já estava pré-aquecido em aproximadamente 190 graus) em assadeira untada até que estivessem assados e dourados por cima.
Enroladinho de salsicha
Dicas:
Já experimentei sovar com a ajuda da batedeira utilizando o gancho, (tenho uma kitchen Aid) e deu certo também. Mas, não é possível utilizar qualquer batedeira, pois a massa é pesada e se a batedeira não tiver potência suficiente pode queimar.
Pode ser sovado com a ajuda da máquina de fazer pão também.
Na foto abaixo eu não sovei a massa suficientemente. Os pãezinhos ficaram fofinhos também, mas, estes que fiz agora, ficaram mais fofinhos ainda. E a aparência não ficou tão lisinha. Olha só a diferença.

Para saber se a massa foi sovada suficientemente, precisamos observar se ela está lisa (sem estrias) e mais elástica. A massa deve estar úmida sem estar pegajosa também.
Não coloque a assadeira nas grades muito baixas do forno se seu forno for a gás, pois a proximidade com a chama, fará com que a parte de baixo dos pãezinhos asse muito rápido e endureça (já aconteceu comigo.).
Procure não colocar o sal próximo ao fermento na hora de misturar os ingredientes, pois o sal "mata" o fermento.
No curso, tivemos a informação de que farinhas de boa qualidade para preparar pães são: Bunge, Anaconda, 101, Renata Premium.
O fermento deve estar bem fresquinho mesmo, com a cor bem clarinha. Se estiver com pontos escuros, descarte-o.
6 Responses
  1. Voce que é uma fofa!!!! Aprendo muito aqui, esse findi quero fazer o pudim de leite.
    Gosto quando publico algo e depois alguem me fala que fez ou que gostou... fico muito feliz.
    Eu, como uma boa preguiçosa que sou, utilizo agora minha maquina de pão, pra ajudar na "sovação" kkkkkk.
    E fiquei com agua na boca vendo suas fotinhos.
    Um beijo linda e tenha um otimo dia.

    Blog da Gullo


  2. Ficaram bonitos Mônica
    Vou testar qualquer hora, adoro fazer pão
    bjos


  3. Oie Mônica, primeiro queira dizer que fiz o pudim de leite condensado que vc postou e ficou com furinhos mesmo! Todo mundo adorou, ficou uma delícia tb!
    Eu tava louca por uma receita de massa de pão tipo bisnaguinha. Eu tenho a máquina de pão, mas nunca ficaram fofinhos rsrsrsrsrs.
    A quantidade de farinha q vc menciona é 3 xícara e meia né?! Li a primeira vez e achei q fosse 3 kg e 1/2kkkkkkkk...acho q o pão ficaria um pouquinho duro ne?! srsrsr. Vou fazer essa receita, depois venho aqui comentar se ficou bom...
    Obrigada!

    Bjus


  4. Mônica amiga que pãozinho mais fofo, linda receita querida, bje e bom fds...


  5. Adoro fazer pão e esses ficaram tão lindos e perfeitos.
    Bom fim de semana
    bjs


  6. Ficaram lindos seus pãezinhos.
    Bjs e Bfds