Monica Uehara
Peña de Bernal
A Cozinha da Monica agora está no México!
Quem acompanha o blog desde o comecinho (há quatro anos), deve lembrar que comecei a escrever quando morávamos na Venezuela, e agora, as experiências gastronômicas serão compartilhadas do México, esta terra com uma cultura tão rica, colorida, encantadora!
Bom, é verdade o que dizem: A comida aqui, geralmente é muito apimentada. E é melhor perguntar antes se "pica", porque aqui não é dificil encontrar doces, e até sorvete picante!
Para conhecer mais sobre um povo, ou uma cultura, acho interessante observar a gastronomia local, que sempre tem muito a dizer. Aqui, além de picantes,  os pratos são muito coloridos também. Muito mesmo! E muito temperados também. Assim, como na Venezuela, o milho está bem presente na culinária. E em grãos multicoloridos.
Há muitos lugares interessantes para conhecer aqui.
Conhecemos uma cidadezinha muito linda! Chama-se San Sebastian de Bernal, e é considerado um "pueblo mágico". O ponto turístico principal é a Peña de Bernal, um monolito gigantesco, que diz a lenda, está carregado de energia. San Sebastian de Bernal é um pueblito encantador, em estilo colonial e multi colorido! Há restaurantes e hotéis charmosos por todos os lados e muitos artesanatos com preços ótimos.




Parte da atração turística, claro, está voltada à gastronomia local, e há anúncios de "gorditas" por todos os lados. Gorditas, são muito semelhantes às arepas venezuelanas (veja aqui), mas, aqui, são produzidas com milho negro ou azul!

Confesso que achei super estranho quanto à aparência (parecia uma pedra), mas, é uma delícia! E o sabor e consistência, muito semelhantes às arepas venezuelanas (que eu adoro!!)

Tanto as arepas, como as gorditas, são uma espécie de "bolinho" de milho recheados. Os recheios podem ser os mais diversos, como: frango, carne desfiada, presunto e queijo, etc. Eu provei a gordita recheada com champignons. Aprovada!

Provamos as gorditas em um restaurante chamado Tierracielo, que tem uma vista excelente da Peña de Bernal.


Fachada do Tierracielo

decoração no interior do Tierracielo

Além disso, a decoração no interior dos restaurantes é uma atração à parte.


Há petiscos menos exóticos também, como as quesadillas.


Há muito o que aprender e observar sobre a gastronomia mexicana. A visão que estou tendo agora é muito diferente da que eu tinha sobre a culinária mexicana vista do Brasil. Acredito que o que acaba "pegando" no Brasil, são adaptações para o gosto brasileiro, e por isso, a diferença.
Até agora não encontrei por aqui, as "paletas mexicanas" que estão fazendo sucesso no Brasil, Por enquanto "paleta" tem sido sinônimo de pirulito.
Há muitas comidas "exóticas", que eu apesar de apaixonada por gastronomia, não chego nem perto!
Bom, mas, enfim, é tanta cultura vinculada a este assunto que estou encantada!

Veja aqui mais postagens sobre Turismo Gastronômico:
Cantucci com Vin Santo e dica gastronômica em Firenze.
Cheesecake Factory
Dicas de compras no bairro da Liberdade - São Paulo.
Feijões de todos os sabores do Harry Potter. Dica de viagem Orlando.
Zona Cerealista de São Paulo ou "Rua Santa Rosa" Parte 1.
O que comprar na Rua Santa Rosa ou zona cerealista de São Paulo. Parte II.
O melhor macaroon do mundo!
O RUM DOS PIRATAS DO CARIBE!!! Parte 1!
Suco de abóbora (Pumpkin Juice) no Castelo de Hogwarts da série Harry Potter!!