Monica Uehara

Amigos, hoje quem comanda as panelas e as palavras no blog é meu Amor, que além de ser tudo de bom na minha vida (suspiro!) é um excelente cozinheiro e tem feito maravilhas em nossa cozinha. Geralmente, eu acompanho as receitas que ele prepara e posto aqui no blog. Mas, sempre pensei que melhor seria, se ele postasse e relatasse sua experiência! Ainda mais neste caso, que a execução da receita veio precedida de uma experiência gastronômica. O Silvio viajou há pouco para a Itália, e experimentou esta sobremesa em Firenze, daí surgiu o interesse em prepará-la! Gente! Sou suspeita para opinar, mas, os Cantucci preparados por ele, ficaram muito melhores do que os que ele trouxe de lá!
Então, no comando das panelas e das palavras, meu Amor: (aplausos!rss) 


Cantucci com Vin Santo por Silvio Renan

"Olá amigos da blogosfera, primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade à Mônica por poder postar em seu blog.

Gosto de cozinhar aos domingos para a família, mas em geral só me "atrevo" a testar receitas de pratos salgados, pois acho a confeitaria a parte mais difícil (e particularmente a mais nobre) da culinária. 

Em novembro estive com o evento da Família Scania, em Roma ( compradores de cotas do consórcio ganharam 2 viagens e hospedagem para lá - foram mais de 3 mil pessoas ao longo de 3 meses) e aproveitei para ir de trem até Firenze.
Igreja Santa Maria Del Fiori - Firenze
Desde Roma-Termini a Firenze Santa Maria Novella são cerca de 1:30h de TGV. Me haviam recomendado Firenze ( a Capital da Toscana ) como uma das jóias da Itália e , realmente, além de ser uma cidade belíssima repleta de museus também é muito bem preservada e você encontra uma boa surpresa a cada esquina. 
David de Michelângelo
Uma das boas surpresas esta ao lado do mercado central , que é a Trattoria e Fiascheteria do Mario (Trattoria Mario -Via Rosina, 2, Firenze 055 218550 -horas 12:00–15:30. Só abre para o almoço, geralmente tem fila na porta, mas vale cada segundo de espera. Fui lá para provar a famosa bisteca fiorentina ( 600 gramas de uma carne muito bem temperada, suculenta e saborosíssima) .

Cantucci com Vin Santo servido na Trattoria Mario em Firenze
Para a sobremesa provei os não menos famosos cantucci com vin santo (vinho de sobremesa bem doce e gelado). Um biscoito cortado como um cantinho (daí o nome) duro, que você mergulha no vinho, deixa absorvê-lo e quando leva à boca descobre uma das maravilhas da natureza.

Por curiosidade procurei num blog italiano (blogdolci.com) achei a receita, resolvi me aventurar no mundo dos doces e gostaria de dividir com vocês a receita e minhas impressões:

Ingredientes:
    500 gramas de Farinha de Trigo
    250 gramas de açúcar
    2 ovos mais uma gema para pincelar os cantucci.
    150 gramas de amêndoa com casca sem sal
    75 gramas de amêndoa triturada no pilão (ou processada)
    10 ml ou 1 sachê de essencia de baunilha
    1 colher de chá de mel
    1/2 sachê de fermento quimico ou (5 gramas)
    1 casca de laranja ralada
    1 pitada de sal

Modo de preparo:

Junte na batedeira o açúcar, 2 ovos, o fermento, a essência de baunilha, o mel , a casca de laranja e a pitada de sal. 

Ligue a batedeira na velocidade baixa e bata bem por uns 3 minutos até ficar um creme bem uniforme. Adicione a farinha, troque as pás por aquelas de forma helicoidal (parafuso) e bata por mais de 5 minutos  

até a massa ficar bem homogênea , acrescente a amêndoa triturada 

e continue batendo por mais 1 minuto. 



Ao termino de bater a massa acrescente as amêndoas inteiras no minuto final. 

Dica importante: comece a misturar a massa com a mão e , se necessário, acrescente mais farinha de trigo ate a massa ficar sem grudar na mão e no recipiente. 

Espalhe a massa sobre farinha polvilhada e faça um rolo grande, 

corte em 3 pedaços iguais e faça 3 tiras relativamente finas (uns 2 cm).

Coloque papel manteiga numa travessa e disponha os 3 rolos de massa. 

Bata com garfo 1 gema de ovo e pincele sobre a massa, leve ao forno pré aquecido de 200oC por 20 minutos 

Dica :coloque na parte de cima do formo e cuidado para não queimar a base da massa

Depois dos 20 minutos retire a travessa, abaixo o forno para 180oC 

e corte o rolo de massa em pedaços de 2 cm (de acordo com a foto)

Retorne os cantucci cortados ao forno por mais 10 minutos 

e .... pronto, já dá para apreciar uma tradicional sobremesa da Toscana ( não esqueçam do vinho doce gelado - pode ser vinho do porto na falta do vin santo).

Para os aventureiros espero que apreciem a receita, o ingrediente principal da cozinha é fazer com o coração e não ter medo de errar e fazer as correções quando necessárias. 

Tenham um bom dia!"
4 Responses
  1. Gosto tanto e esses parecem estar uma delicia.
    Bjs


  2. Oi Monica que maravilha ter sempre um prato preparado por outra pessoa, ainda mais quando amamos esta pessoa, fica tudo mais saboroso.
    Parabens ao esposo pela receita, e parabéns ao casal, que Deus abençoe e conserve.Um 2013 cheio de paz, amor, união e prosperidade.Beijos querida.


  3. sadhia Says:

    oi minha linda feliz ano novo e amei a receita e vou afzer tenho tudo aqui e tamb´pem tenho o pilão kkkk parabens esta aprovadissimo né mesmo
    amiga feliz 2013 que este ano seja maravuilhoso para todas nós e que venhamos nos encontrar ,mais vezes este ano de 2013 bjão
    ahhh o bolo é divino mesmo
    bjão


  4. Amei essa receita, deve ficar um pão maravilhoso! Seu maridão é um cozinheiro de mão cheia! Adoro pão e amendoas! Então vou amar esse pão!
    Beijos
    Adriana