Monica Uehara

Amigos, hoje quem comanda as panelas e as palavras no blog é meu Amor, que além de ser tudo de bom na minha vida (suspiro!) é um excelente cozinheiro e tem feito maravilhas em nossa cozinha. Geralmente, eu acompanho as receitas que ele prepara e posto aqui no blog. Mas, sempre pensei que melhor seria, se ele postasse e relatasse sua experiência! Ainda mais neste caso, que a execução da receita veio precedida de uma experiência gastronômica. O Silvio viajou há pouco para a Itália, e experimentou esta sobremesa em Firenze, daí surgiu o interesse em prepará-la! Gente! Sou suspeita para opinar, mas, os Cantucci preparados por ele, ficaram muito melhores do que os que ele trouxe de lá!
Então, no comando das panelas e das palavras, meu Amor: (aplausos!rss) 


Cantucci com Vin Santo por Silvio Renan

"Olá amigos da blogosfera, primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade à Mônica por poder postar em seu blog.

Gosto de cozinhar aos domingos para a família, mas em geral só me "atrevo" a testar receitas de pratos salgados, pois acho a confeitaria a parte mais difícil (e particularmente a mais nobre) da culinária. 

Em novembro estive com o evento da Família Scania, em Roma ( compradores de cotas do consórcio ganharam 2 viagens e hospedagem para lá - foram mais de 3 mil pessoas ao longo de 3 meses) e aproveitei para ir de trem até Firenze.
Igreja Santa Maria Del Fiori - Firenze
Desde Roma-Termini a Firenze Santa Maria Novella são cerca de 1:30h de TGV. Me haviam recomendado Firenze ( a Capital da Toscana ) como uma das jóias da Itália e , realmente, além de ser uma cidade belíssima repleta de museus também é muito bem preservada e você encontra uma boa surpresa a cada esquina. 
David de Michelângelo
Uma das boas surpresas esta ao lado do mercado central , que é a Trattoria e Fiascheteria do Mario (Trattoria Mario -Via Rosina, 2, Firenze 055 218550 -horas 12:00–15:30. Só abre para o almoço, geralmente tem fila na porta, mas vale cada segundo de espera. Fui lá para provar a famosa bisteca fiorentina ( 600 gramas de uma carne muito bem temperada, suculenta e saborosíssima) .

Cantucci com Vin Santo servido na Trattoria Mario em Firenze
Para a sobremesa provei os não menos famosos cantucci com vin santo (vinho de sobremesa bem doce e gelado). Um biscoito cortado como um cantinho (daí o nome) duro, que você mergulha no vinho, deixa absorvê-lo e quando leva à boca descobre uma das maravilhas da natureza.

Por curiosidade procurei num blog italiano (blogdolci.com) achei a receita, resolvi me aventurar no mundo dos doces e gostaria de dividir com vocês a receita e minhas impressões:

Ingredientes:
    500 gramas de Farinha de Trigo
    250 gramas de açúcar
    2 ovos mais uma gema para pincelar os cantucci.
    150 gramas de amêndoa com casca sem sal
    75 gramas de amêndoa triturada no pilão (ou processada)
    10 ml ou 1 sachê de essencia de baunilha
    1 colher de chá de mel
    1/2 sachê de fermento quimico ou (5 gramas)
    1 casca de laranja ralada
    1 pitada de sal

Modo de preparo:

Junte na batedeira o açúcar, 2 ovos, o fermento, a essência de baunilha, o mel , a casca de laranja e a pitada de sal. 

Ligue a batedeira na velocidade baixa e bata bem por uns 3 minutos até ficar um creme bem uniforme. Adicione a farinha, troque as pás por aquelas de forma helicoidal (parafuso) e bata por mais de 5 minutos  

até a massa ficar bem homogênea , acrescente a amêndoa triturada 

e continue batendo por mais 1 minuto. 
video



Ao termino de bater a massa acrescente as amêndoas inteiras no minuto final. 

Dica importante: comece a misturar a massa com a mão e , se necessário, acrescente mais farinha de trigo ate a massa ficar sem grudar na mão e no recipiente. 

Espalhe a massa sobre farinha polvilhada e faça um rolo grande, 

corte em 3 pedaços iguais e faça 3 tiras relativamente finas (uns 2 cm).

Coloque papel manteiga numa travessa e disponha os 3 rolos de massa. 

Bata com garfo 1 gema de ovo e pincele sobre a massa, leve ao forno pré aquecido de 200oC por 20 minutos 

Dica :coloque na parte de cima do formo e cuidado para não queimar a base da massa

Depois dos 20 minutos retire a travessa, abaixo o forno para 180oC 

e corte o rolo de massa em pedaços de 2 cm (de acordo com a foto)

Retorne os cantucci cortados ao forno por mais 10 minutos 

e .... pronto, já dá para apreciar uma tradicional sobremesa da Toscana ( não esqueçam do vinho doce gelado - pode ser vinho do porto na falta do vin santo).

Para os aventureiros espero que apreciem a receita, o ingrediente principal da cozinha é fazer com o coração e não ter medo de errar e fazer as correções quando necessárias. 

Tenham um bom dia!"