Monica Uehara

Crumble ( pronuncia-se " crâmbol") é uma sobremesa de origem inglesa. Muito fácil de ser preparada. É feita com frutas e coberta com uma "farofa" de manteiga, farinha e açúcar. O ideal é servi-la quentinha acompanhando sorvete.
Resolvi experimentar esta versão light, com a camada de "farofa" não tão espessa, posto que esta é a "parte engordativa" da receita. Aliás, minha camada de "farofa" ficou bem reduzida mesmo e subistitui parte da farinha de trigo por aveia em flocos finos.
Lembrei desta receitinha, pois esses dias, recebi de minha vizinha Lúcia, uma delícia de crumble, ( mas com pouca farofa, como esta versão que apresento agora) que ela havia preparado e me trouxe quentinha. Fofa demais, a Lúcia!!
E essas amoras lindas de viver, que usei no meu crumble, recebi de presente de um amigo dos meus sogros. Um carinho só! Pegou de seu quintal e me presentou. Esses gestos de atenção não têm preço.
Já disse aqui que acredito muito que o alimento deve ser preparado com toda a atenção e carinho possível, e que creio até que podemos "envenenar" a comida, se prepararmos "de mau gosto", ou melhor, abençoar a comida e fazer muito bem a quem provar!  Então, este crumble preparei com todo amor, pois fiquei pensando em quantas pessoas lindas passam em minha vida com gestos de carinho.

Ingredientes:
4 xícaras de frutas variadas (usei, 2 bananas pequenas, 1 maçã pequena, 2 colheres de sopa de uvas passas, 1 xícara de amoras, 1/2 xícara de cerejas em calda, 1/2 xícara de uvas frescas sem sementes partidas ao meio) O ideal é usar frutas doces, combinando com as mais ácidas.
50 gramas de manteiga ou margarina
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de aveia em flocos finos
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de café de canela em pó
1 colher de chá de fermento químico em pó

Fiz assim:
Espalhei as frutas em um refratário que podia ir ao forno.

Misturei todos os demais ingredientes com a ponta dos dedos, formando uma farofa.
Espalhei a farofinha por cima das frutas e levei ao forno pré-aquecido 180 graus por aproximadamente meia hora ou até que a farofa ficasse dourada e as frutas cozidas.
Servi o crumble quentinho com sorvete.
6 Responses
  1. HUMMM, QUE DELÍCIA!!!
    ASSIM DÁ P/ COMER MAIS UMA FATIA!!!

    BJS....BOM FDS...E FELIZ 2013!!!!


  2. Bem que preciso de receitas light.....Este crumble é uma pura delicia. Adoro amoras...
    Bjkas


  3. Adoro crumbles e esse ficou uma delicia,com fruta tão ao meu gosto.
    Bom fim de semana
    bjs


  4. Unknown Says:

    Por ser light me parece tão apetitoso
    adorei a receita
    bjs e ótimo final de semana
    Vivi
    http://www.viviass.blogspot.com.br/


  5. Mônica
    Adoro receitas práticas.
    E faço crumble sempre que posso tb.
    Esse seu está apetitoso!
    Bjs e um 2013 maravilhoso!


  6. Unknown Says:

    O Crumble é bem gostoso mesmo. Aqui na Alemanha eles fazem muitos bolos com frutas e cobertos com ele. São todos excelentes!

    Abraços e feliz 2013!