Monica Uehara

Pessoas queridas, fiquei encantada ao ver estas mini abóboras no supermercado e não resisti. Lindas! E permitem uma variação de possibilidades incrível. Podem ser elaborados pratos doces e salgados. A minha primeira experiência com elas foi recheando-as com tirinhas de carne ao vinho. Ficou fabuloso! Mas, como a abóbora é "docinha", ela pode ser servida também como sobremesa e recheada com doces ou sorvete. Enfim, dá pra fazer "mil coisas". Adorei! Está aí uma dica legal para ser preparada nas festas de fim de ano!

Ingredientes
2 mini abóboras
1/2 xícara de requeijão cremoso
1 lata de creme de leite sem o soro
300 gramas de carne bovina cortada em tirinhas (preferencialmente coxão mole ou filé mignon)
1 dente de alho amassado
1 colher de sobremesa de azeite
1 pitada (rasa) de páprica picante
1 pitada de louro em pó
1/2 xícara de vinho tinto seco
sal e pimenta a gosto

Preparo:
A abóbora antes de gratinar
Lave as abóboras e faça alguns furinhos na casca com a ponta de uma faca ou um garfo. Enxugue-as e leve ao microondas por aproximadamente 4 minutos ou até que estejam macias. Abra uma "tampinha" e retire as sementes com cuidado. Passe uma camada de requeijão no interior e reserve.
Em uma frigideira, frite o alho no azeite. Adicione a carne e os temperos e refogue. Cozinhe até que a carne esteja macia. Se necessário, vá acrescentando um pouco de água. Junte o vinho e deixe cozinhar um pouco para a carne absorver o aroma. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
Preencha o interior das abóboras com este molho e finalize com uma colher de requeijão cremoso. Leve ao forno quente para gratinar e sirva.