Monica Uehara

Pessoas queridas, como a maioria já sabe, estou grávida (7 meses de gravidez, jááááá´!!). Maria Eduarda deve chegar no começo de abril! E por isso tenho me preocupado em manter uma alimentação saudável (na medida do possível). Graças a Deus não sofro com problema de pressão alta, mas conheço várias pessoas com este problema. Outro dia recebi um e-mail tratando deste assunto e só agora resolvi ler, mas achei de extrema importância e resolvi dividir as informações com vocês!!
Sempre soube que sal em excesso é prejudicial à saúde, etc, etc, como todo mundo já deve ter ouvido falar. Mas nunca tinha pensado em questões, como: Por que faz mal à saúde? O sal é  necessário ao organismo? Qual a quantidade de ingestão de sal recomendada?
Estou disponibilizando uma apresentação em Power Point no 4shared, a qual explica tudo isso de forma beeem didática, fácil mesmo. Penso que vale a pena conhecer, principalmente para a gente que aprecia comer bem e cozinhar bem!
A seguir apresento um resumo das questões abordadas na apresentação. Mas, se você quiser ler a íntegra é só clicar abaixo e fazer o download no 4shared, ok? Acredito que vale mesmo a pena!!

O sal é necessário ao organismo?
O sal é composto por cloro e sódio. O sódio é necessário ao organismo. Ele tem funções nobres como:
- Controlar o equilíbrio de água.
- Contribuir para transmitir os impulsos nervosos do cérebro para todo o corpo.
- Permitir a contração muscular.
- Participação da regulação do ritmo do coração.


Qual a quantidade de ingestão de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde?
5 gramas diárias. O que equivale a 1 colher de chá.

Como o sódio provoca pressão alta?
A ingestão excessiva de sal faz aumentar a quantidade de sódio no sangue. Mas, o equilíbrio entre sódio e água no organismo tem que ser perfeito. Existindo mais sódio, precisa haver mais água.
Este aumento do volume de sangue por causa do aumento da quantidade de água (para diluir o sódio) faz aumentar a pressão dentro das artérias, provocando a Hipertensão Arterial.
A pressão alta dentro das artérias vai machucando suas paredes, que podem se romper (derrame) ou entupir (enfarto).

Para ver o texto completo faça o  Download aqui.
6 Responses
  1. Amiga adorei seu post extremamente instrutivo, temos que tomar cuidado mesmo com sal, as ervas ajudam muito no tempero da comida fazendo assim a diminuição do sal, na época da faculdade minha prof. de Nutrição sempre nos dizia isso, adorei o post, parabéns bj♥kas e em breve estaremos conhecendo o rostinho de uma nova bonequinha, a Maria, Ana, ;)...


  2. Monica excelente post! Confesso que gosto bastante de um salzinho, porém estou mais consciente e já dimuniu bastante!! bjs


  3. Josy Says:

    Oi Monica querida

    Dê muita importância esse seu post de hoje. Realmente devemos ficar atentas à quantidade de sal que ingerimos. Eu já diminui á um tempo atrás, a idade vai chegando e é preciso se cuidar mais. Excelente. Obrigada pela informação....bjos


  4. Oi Monica, muito legal o seu comentário sobre o sal. Tem pessoas que tem pressao baixa e por isso acham que podem consumir a vontade, mas temos que lembrar que ele também retém líquidos e a gente acaba ficando "inchada". Alguns produtos diet ou light tem muito mais sódio que os alimentos comuns, temos que ficar de olho!


  5. Oi Monica, tudo bem querida?
    Otima dica..aqui em casa costumo cozinhar com pouco sal...e as meninas ja acostumaram...ele precisa estar na medida certa!
    E se anima sim ..costurar é muito legal :)
    beijinhos querida,
    So *Ü*


  6. Fabiana Says:

    Monica,
    Muito bom esse post explicativo.
    Semana passada, minha amiga disse que teve que ser radical e cortar totalmente o sal da comida.
    Ela disse que toda vez que abusava, sentia uma dor muito forte na cabeça e logo a pressão subia.
    Também fiz isso por um tempo, depois que vi uma reportagem no globo reporter.
    Eles até ensinaram a fazer um tempero para substituir o sal, já que comida sem sal fica sem gosto nenhum.
    Eu fiz e usei por um bom tempo.
    Mas aí, o velho hábito volta......
    beijos