Monica Uehara

Pessoas queridas, amei o resultado desta receita. Confesso que é um pouco trabalhosa, pois a massa fillo é um pouco dificil de trabalhar, pois é muuuuito fininha. Parace "papel de seda", mas o resultado compensa. Ficaram lindas e deliciosas. A massa após assada fica crocante, porém beeem fininha mesmo. Derrete na boca.
Além disso, estas flores (cestinhas) são muito versáteis e podemos utilizar tanto recheios doces quanto salgados e frios ou quentes. Na  minha opinião vale a pena experimentar.

Ingredientes:

1 pacote de Massa Fillo
manteiga derretida para pincelar
O recheio é a gosto. Eu preparei com o creme de casquinha de Siri, trocando somente a farofinha por queijo prato ralado. A receita de casquinha de Siri você pode conferir aqui.



Preparo:
Descongele a massa por uns 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 200 graus.
Abra com muito cuidado e separe uma folha. Cada follha da para cortar em quatro e cobrir uma forminha de empadinha.
Modele a folha "em forma de cestinha", na forma de empadinha e pincele com manteiga. Eu comecei a pincelar antes de colocar a massa na forminha, mas achei mais fácil moldar na forminha e depois pincelar com a manteiga.
Sobreponha outra folha e pincele. Faça isso umas três vezes e reserve.
É preciso trabalhar rápido, pois a folha resseca e fica quebradiça.

Leve ao forno pré-aquecido por uns 5 minutos. Retire e coloque o recheio (se vc optou por um recheio quente). Leve novamente ao forno somente para gratinar. Sirva.
É possível assar "as flores" previamente e reservá-las, colocando o recheio somente na hora de servir. Eu testei e não perdeu a crocância. Mas, fiz pela manhã e servi a noite.
As minhas flores ficaram "bem moreninhas" porque deixei 10 minutos assando (ao invés dos 5 minutos que sugeri na receita) e depois levei ao forno para gratinar o queijo.
Tome muito cuidado porque assam muito rápido e em um segundo escurecem.
Vale muito a pena experimentar!!
Marcadores: | edit post