Monica Uehara

Pessoal, este doce que apresento hoje é uma receita de família! Agradeço a Dona Ilda (minha sogra) que me ensinou a fazê-lo e permitiu a publicação no blog. Aliás, este doce foi feito por ela, que esteve aqui no fim de semana e nos presenteou com ele.
Há até uma estória engraçada de quando minha sogra me ensinou a fazer este doce: Eu ainda era solteira e fui à casa dela para que me ensinasse. Ela preparou a massa, fizemos as bolinhas (beeem pequenininhas) e quando fui fritar, o óleo começou a subir, como leite fervendo! E eu não sabia o que fazer, e quase sai correndo.rsss Aí ela pacientemente me ensinou que é necessário movimentar o óleo com uma escumadeira durante todo o tempo da fritura. Mas, até aí o chão da cozinha e o fogão já estavam encharcados de óleo (que vexame!!). Meu marido (na época namorado, que não sabia "que eu sabia" cozinhar, disse que "teve certeza" que eu jamais tivera fritado um ovo sequer. rss). Olhem só que fofo! Provou que não casou comigo interessado nos meus dotes culinários!!
O requeijão utilizado para a confecção deste doce é aquele "requeijão em Barra" (este aqui), muito consumido no Nordeste. Acredito que aqui em São Paulo podemos encontrá-lo em "Casas do Norte", que vendem produtos nordestinos.

Ingredientes para  a massa:
1 requeijão (mais ou menos do tamanho de 1 tijolo) ralado (este aqui)
1 copo americano de polvilho doce peneirado
mais ou menos 5 ovos (colocar aos poucos até formar uma massa lisa e fácil de modelar que desgrude das mãos.

Ingredientes para a Calda:
1 kg de açúcar
2 copos de água
canela e cravo.

Preparo:
Misturar todos os  ingredientes da massa e fazer pequenas bolinhas (menores que uma bolinha de gude). As bolinhas devem ser bem pequenas pois ao fritar elas crescem.
Fritar em óleo misturado com 2 colheres bem cheias de manteiga de garrafa. Cuidado ao fritar, pois o óleo "sobe" como leite fervendo. Então, é necessário mexer o óleo com uma escumadeira enquanto são fritas as bolinhas.
Deixar esfriar um pouco e misturar a calda.

Marcadores: | edit post