Monica Uehara


Amigos, olhem só que lindezas de docinhos! Já pensou estas pepitas enfeitando sua mesa para a ceia de Natal?

Ingredientes para a trufa: (esta receita rende muito. A receita desta trufa é a mesma que utilizei para rechear os panetones (veja aqui). Então, recheei um panetone e com o que sobrou fiz estas Pepitas.) Acredito que renda uns 100 docinhos.)

250 gramas de chocolate de boa qualidade (eu utilizei meio amargo)
180 ml de creme de leite sem o soro (pode ser o de caixinha)
1 colher de sopa de essência de sua preferência (eu utilizei essência de rum), pode ser alguma bebida alcóolica também, como, conhaque, rum, whisky
ovomaltine o suficiente para envolver os docinhos
corante dourado em pó para alimentos
álcool de cereais

Preparo:
Derreta o chocolate (derreti no micro-ondas em potência 50 %, em mais ou menos dois minutos. Vá experimentando de 30 em 30 segundos para não correr o risco de o chocolate queimar). Misture o creme de leite ao chocolate derretido, mexendo vigorosamente. Junte os demais ingredientes. Leve ao refrigerador por 3 horas aproximadamente ou até que esteja em ponto para modelar. Modele as trufas, fazendo bolinhas como brigadeiros. Envolva-as com o ovomaltine. e em seguida borrife o álcool de cereais misturado ao corante. Caso, você não tenha o borrifador, pode "pintá-las com um pincel". 
Para fazer este acabamento dourado eu utilizei um borrifador. Misturei o pó dourado com o álcool de cereais e borrifei toda a superfície do panetone. As quantidades, não sei dizer exatamente, pois vai depender do clima, da qualidade do pó e do álcool, mas em média é mais ou menos uma colher de sopa de álcool para meia de café de pó dourado. Se você tiver dificuldades para encontrar este borrifador, pode utilizar um pincelzinho para "pintar" as pepitas.