Monica Uehara

Amigos, este bolo sempre fez muito sucesso aqui em casa, mas, eu não costumava fazê-lo sempre, em razão do longo tempo de forno que ele demandava. Mas, agora testei fazê-lo no micro-ondas  e deu super certo! (Aliás, veja aqui mais receitinhas utilizando o micro-ondas aqui) Amei! Podem provar que vocês não vão se arrepender. O bolo não leva farinha em seus ingredientes. Fica com a textura de bolo na parte inferior e creme na parte superior.

A receita total tem 30 pontos. Eu dividi o bolo em 10 fatias de 3 pontinhos cada.


Ingredientes:
3 espigas grandes de milho verde 3 pts.
1 xícara de leite integral 4 pts.
1 colher (sopa) de margarina derretida 3 pts.
1 xícara de açúcar 16 pts.
2 ovos 4 pts.
1/2 colher (sobremesa) de canela em pó 0
1 colher (chá) de fermento em pó 0

Retire os grãos de milho com uma faca. Coloque no liquidificador o milho e o leite e bata para triturar os grãos.  Não bata demais. O "bagaço" do milho é que dará consistência ao bolo. Utilize, de preferência, o botão pulsar do liquidificador, ou o mixer. Retire a mistura do liquidificador e junte os ovos, o açúcar, a canela e a margarina,misturando até ficar homogêneo. Finalmente acrescente o fermento. Deixe a mistura descansar por uns 10 minutos. Unte muito bem um recipiente próprio para micro-ondas (pode ser como este aqui)  com margarina. Leve ao micro-ondas em potência máxima por aproximadamente 10 minutos ou até que espetando um palito  na massa este saia limpo. 


Observações: É importante não bater todos os ingredientes no liquidificador (somente os grãos e o leite) para que a massa não "encha de ar", e prejudique o cozimento do bolo no micro-ondas.
Da mesma forma, é importante  deixar a massa descansar para que o ar que porventura, esteja na massa se dissipe.
O bolo não desenforma completamente, geralmente uma parte do creme gruda no fundo da forma, mas não há problemas em raspá-lo e acomodá-lo por cima do bolo,  e depois para dar um acabamento você pode polvilhar um pouco de canela em pó ou coco ralado. Vale a pena! Este bolo é muito fácil de fazer e fica delicioso. Todo mundo que prova me pede a receita. Então, está aqui!

36 Responses
  1. Hummm, amei a receita! parece que fica mesmo uma delicia. Adoro tudo que leva milho.
    Beijos
    Adriana


  2. HUMMMMM....MINHA AMIGA, CREMOSO SABOROSO E LINDO, ALÉM DE DELICIOSO É CLARO!

    BEIJINHOS...♥


  3. nunca fiz nada com milho e parece-me muito bom.
    Bjkas


  4. NUNCA FIZ BOLO COM MILHO MAS ACHEI O SEU MARAVILHOSO COM UMA COR LINDA.
    BJS


  5. Mônica
    Eu adooooro bolo de milho desse tipo cremoso... é mais do que o meu preferido. Vou providenciar uma forma dessa de microondas e fazer com certeza!!
    Beijos
    Paty


  6. Nossa parece muito bom e facinho tambem, adorei!!!
    Moniquinha tem sorteio la no blog, quer participar????
    beijinhos e inté.

    http://blogdagullo.blogspot.com/2012/02/2-sorteio-do-blog-da-gullo.html


  7. Oi Monica,
    Estava navegando na internet e acabei chegando até o seu blog...
    Adorei tudo o que vi... receitas, dicas e tudo mais...
    Estou te seguindo para acompanhar as suas novidades.
    Grande beijo, Irene


  8. Monica, seu bolo deu água na boca, nunca fiz bolo no micro, mas este vou experimentar.
    Já vou levar a receita.
    Bjs e Boa Noite


  9. Adorei teu blog! Estou seguindo!!! :)


  10. Que receita original Mónica, super prática também.
    O bolo está com uma carinha deliciosa.
    Beijinhos querida.


  11. Nossa, que legal essa receita no microondas, muito prático, né?
    As gatinhas vão bem?
    Um beijo!


  12. Adri Says:

    Monica, adoro receitas de micro-ondas! Ainda bem que você testou e viu que essa maravilha dá certo no micro :-) Será que fica muito ruim se usar milho de lata? Tem ideia da quantidade? Beijos!


  13. Adri, minha amiga! não testei este bolo com milho em lata, mas acho que fica bom, sim!
    Já fiz este pudim http://www.cozinhadamonica.com/2010/07/pudim-de-milho-verde-de-micro-ondas.html (também no micro-ondas) com milho em lata. Ficou gostoso. Não fica como com milho natural, mas fica gostoso.
    Ai, amiga, para o bolo não sei a quantidade para o milho em lata. Na próxima vez que eu fizer vou medir, ta? bj.


  14. Anônimo Says:

    Nossa vou fazer hoje,aquele bolo de maçã do livrinho ajinomoto já fiz ficou ótimo.Mônica a minha forma de micro ondas é canelada posso fazer nela? Ainda não encontrei na minha cidade essa fôma lisa,obrigada.


  15. Anônimo Says:

    Mônica adorei a receita,você recebeu o livro de receitas do prato fino do ano passado? É só mandar 3 códigos de barra no site tem o endereço,dê uma olhada no site prato fino que tem o livro em pdf,mas pedi pra ter na sua cozinha é lindo.


  16. Amiga, acredito que não tenha problema fazer o bolo na forma canelada. O único porém é que o bolo não desenforma. Como eu escrevi na receita, o creme do bolo gruda sempre no fundo da forma e é preciso raspá-lo e modelar em cima do bolo. Apesar disso, vale a pena, porque o doce é DELICIOSO e facinho de fazer.
    Na próxima vez vou experimentar fazer com uma calda de caramelo e canela para ver se não gruda!
    bj


  17. Amiga, acredita que ainda não pedi o livrinho do prato fino porque sempre esqueço e jogo as embalagens fora!? Mas, na próxima vez que eu for ao supermercado vou comprar as embalagens e guardá-las para pedir! Muito obrigada pela dica, viu?
    bjk


  18. Olá Minha Querida Monica,

    Adorei a sua receita, perfeita...

    Tenha uma noite tranquila e serena!!

    1000 Beijokinhas


  19. Nossa que delícia e muito interessante essa receita (sem farinha e no microondas), muito bom! bjos


  20. sadhia Says:

    oi monica saudades menina ...amiga amei sua receitinha querida vim também alem de degustar essa receita vim para te convidar para duas promoções gostosas ok panco e tirolez
    amiga vc viu que esta chegando nossa revista da sazon ?? com a gente que foi no evento???? bjãoooo


  21. Anônimo Says:

    Amei o bolo de milho fiz e deu certo e fikou uma delicia bjo


  22. mema Says:

    Oi Monica,
    Adorei seu blog. Vou
    Posso substituir o açúcar por adoçante e o leite integral por semi desnatado e posso usar milho em lata?
    Agradecida,


  23. Oi Mema, eu nunca fiz estas substituições que você mencionou e por isso não posso te falar com certeza. Mas, acredito que não haja problemas. Com relação ao milho em lata, eu acredito que a receita dê certo, mas, o sabor não será o mesmo. Se você puder, experimente com o milho natural e você vai adorar. bj.


  24. Oi Mônica! Encontrei seu blog dando um search sobre assuntos do VP e simplesmente adorei seu cantinho!! Tentei fazer esse bolo de milho, mas ficou um desastre total...ele ficou mole, parecendo um creme, não deu ponto de jeito nenhum. Vou tentar fazer no forno convencional da próxima vez! Beijo grande!!

    Alyne Ramos
    www.blogestilomeu.blogspot.com


  25. Puxa, Alyne! Por que será que não deu certo?


  26. Sinceramente não sei onde eu errei...mas deixei até 20 minutos e nada do danado tomar jeito! Mas vou tentar novamente, sou brasileira e não desisto nunca...rs...!!! Obrigada pela sua visita lá no meu blog, vc. é sempre benvinda por lá! Beijão!!

    Alyne Ramos
    www.blogestilomeu.blogspot.com


  27. oi Monica queria saber se por agora vc ja tentou a receita c a lata, e o leite desnatado, e adoçante. e q to no vigilantes do peso e nao to ingerindo açúcar. adorei conhecer seu blog, tem muitas dicas aqui. uma coisa q vi d diferente e q aqui a beterraba e a banana tem 1 ponto e nessa nova lista e zero. olha acredito mais nessa sua gostei d ver isso. por enquanto obrigada. Patricia


  28. oi Monica queria saber se por agora vc ja tentou a receita c a lata, e o leite desnatado, e adoçante. e q to no vigilantes do peso e nao to ingerindo açúcar. adorei conhecer seu blog, tem muitas dicas aqui. uma coisa q vi d diferente e q aqui a beterraba e a banana tem 1 ponto e nessa nova lista e zero. olha acredito mais nessa sua gostei d ver isso. por enquanto obrigada. Patricia


  29. oi Monica queria saber se por agora vc ja tentou a receita c a lata, e o leite desnatado, e adoçante. e q to no vigilantes do peso e nao to ingerindo açúcar. adorei conhecer seu blog, tem muitas dicas aqui. uma coisa q vi d diferente e q aqui a beterraba e a banana tem 1 ponto e nessa nova lista e zero. olha acredito mais nessa sua gostei d ver isso. por enquanto obrigada. Patricia


  30. Patrícia,obrigada pelo carinho! não testei este bolo com milho em lata, mas acho que fica bom, sim!
    Já fiz este pudim http://www.cozinhadamonica.com/2010/07/pudim-de-milho-verde-de-micro-ondas.html (também no micro-ondas) com milho em lata. Ficou gostoso. Não fica como com milho natural, mas fica gostoso.
    Você conhece o grupo Vigilantes do Peso no Facebook? É bem bacana e vc poderá aprender mais com o pessoal lá. Dá uma olhadinha neste link:
    http://www.cozinhadamonica.com/2011/10/grupo-vigilantes-do-peso-no-facebook.html
    boa sorte e torço para que você atinja logo seu objetivo. bj.


  31. Unknown Says:

    olá Monica tudo bem? Por favor? vc tem alguma novidade como eu calculo os pontos no propontos do vigilantes do peso?
    Abraços Obrigada!


  32. Olá Tathyane! Por enquanto não tenho novidades sobre VP Propontos, pois, não faço mais dieta, e portanto, não tenho acompanhado a evolução do Programa. Você conhece o Grupo VP no Facebook? Talvez o pessoal lá possa te ajudar.
    Dê uma olhadinha neste link:

    http://www.cozinhadamonica.com/2011/10/grupo-vigilantes-do-peso-no-facebook.html

    Um abraço.


  33. Carla Says:

    Bolo no microondas... depois comento como ficou... =)


  34. Carla Says:

    Adorei a idéia... o bolo está assando, depois de pronto, comento como ficou... =)


  35. Carla Says:

    Melhor receita de microondas que já fiz, parabéns! Untei a forma com margarina e fubá, e desenformou facinho... =)


  36. Oi Carla! que legal q. vc gostou! Obrigada pela dica. bj.