Monica Uehara

Amigos, adoro receitinhas que utilizem o micro-ondas. Acho super prático e rápido. Mas, como sabemos, alguns cuidados são necessários para obtermos resultados satisfatórios utilizando o referido forno. Um deles, é o uso de utensílios corretos.
Resolvi escrever este post, pois tenho aqui nesta cozinha, algumas receitas para serem elaboradas com a ajuda do micro-ondas, e alguns leitores relataram dúvidas quanto ao uso dos utensílios corretos. Para que o post não fique muito comprido, vou mostrar os utensílios separadamente. Hoje é a vez das formas para pudim de plástico. São utensílios muito simples e com preços bem acessíveis, o custo não deve passar de  R$10,00 nessas lojinhas "tem tudo" ou "1,99". E, vale a pena ter uma dessas. Eu uso muito as minhas. É possível levá-las do freezer ao micro-ondas. Com estas formas, é possível fazer pudim no micro, modelar cuscuz, gelatina, flan, manjar. Só não dá pra levar ao forno convencional!!

Ah, e uma ressalva super importante!! Esta forma Não pode ser utilizada em receitas que necessitem caramelizar!!"Pelamordedeus, heim"!Senão a forma vai furar e você pode se acidentar. Aliás, na própria forma vêm os dizeres: "Não caramelizar".

Ressalto tudo isso, pois outro dia recebi um comentário de um leitor que utilizou uma forma inadequada para fazer caramelo no micro-ondas e estragou o utensílio.
Bom, por hora é isso, no "próximo capítulo", vamos ver as formas de silicone.
Beijo e até logo.

Algumas receitas utilizando o micro-ondas:
Mini abóboras recheadas
Pavê de paçoca super fácil
Pudim de milho verde de micro-ondas
Pudim capuccino de micro-ondas
Pudim capuccino de micro-ondas 2
Bolo de caneca de abacaxi e banana
bolo de caneca de chocolate e especiarias
calda de açúcar (caramelo) de micro-ondas
batatas recheadas super rápidas no micro-ondas
Brigadeirão

E ainda:
Como limpar seu forno de micro-ondas com vapor
Dica para descascar abóbora
19 Responses
  1. Rosana Says:

    Oi, Mônica!

    Não tenho nenhuma fôrma de plástico ou silicone, comprei uma de vidro, é bom que dá pra caramelizar, só não usei ela ainda no forno convencional, mas acredito que não tenha problemas.
    Já ouvi dizer pra usar mel, aquele KARO ou calda de sorvete pra usar essas formas de plástico, deve dar certo ou então só coloca depois, né?

    Bjs! Valeu a dica!


  2. GOSTEI MUITO DESSA FORMA APESAR DE NÃO COZINHAR NO MICRO-ONDAS.
    BOA SEMANA
    BJS


  3. Ro! Ótima dica, amiga! Vou experimentar com Karo ou mel.
    Bj


  4. Olá Monica,

    Realmente todas as receitas que são feitas no MO são práticas e rápidas...
    tenho essa forma e a de vidro e as duas são excelentes para o uso...e a dica da Rosana é válida sim já usei e aprovei....

    Bom Dia Queridas...
    1000 Beijokinhas


  5. Clara Says:

    Mônica maravilha sua dica não sabia como comprar e é baratinha vou comprar que nem a sua já anotei as receitas obrigada.


  6. Lucia Says:

    Mônica muito obrigada pelas fotos vou comprar essa semana e fazer todas suas receitas.


  7. Meninas, obrigada pelo carinho. Adorei escrever este post, pois aprendi com os comentários, coisas q nao sabia, como utilizar mel ou Karo para a calda!


  8. ÓTIMAS DICAS MINHA QUERIDA ESSA FÔRMA É TUDO DE BOM,O MICRO-ONDAS NOS AJUDA MUITO,NÃO DAR PRA FICAR SEM ELE E SEM O LIQUIDIFICADOR QUE SÃO TUDO NA COZINHA,RSRS.

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BEIJÃO........


  9. Mara Says:

    Mônica obrigada não sabia como comprar essa forma de micro,já corri no supermercado e achei,comprei e vou fazer hoje o pudim,essa forma também pode fazer bolo? Coloca receitas de bolos?


  10. Anônimo Says:

    Mônica que legal vou comprar essa semana,coloca o pão de queijo de caneca pra gente o link não funciona.


  11. Lu Says:

    Que legal adorei vou fazer todas as receitas se tiver outras coloca pra gente.Adoro salgadinhos podia colocar receitas variadas.


  12. Lu, também aaaamo salgadinhos! Se eu pudesse, comeria todos os dias. Tenho algumas receitas aqui no blog, como coxinhas, empadinhas, esfihas, tudo passo-a-passo. Da uma olhadinha no índice no topo da pagina.
    Vou procurar salgadinhos feitos com ajuda do micro-ondas.
    Linda semana para ti.
    Bj


  13. Anônimo, pode comprar a forma q vc vai gostar! Eu tirei o post do pao de queijo, pois dependendo do polvilho utilizado as vezes dava certo, as vezes nao. Então, para evitar q as pessoas perdessem seus ingredientes, achei melhor tirar.
    Bj


  14. Oi Mara! Acredito q seja possível fazer bolo com esta forma sim! Eu nunca fiz! Só esses bolinhos de caneca mesmo! VOu procurar receitas de bolo no micro-ondas para experimentarmos ta?
    Bj


  15. Lu Says:

    Mônica vou pegar todas as receitas suas dos salgadinhos como disse adoro então sempre faço e deixo congelado é ótimo ter em casa,se der coloca croquetes,risoles, enroladinhos,pastéis.


  16. Fla Says:

    Mônica, acredita que eu nunca fiz nada no micro a não ser um pão sem glúten?
    Em casa ele serve para esquentar leite, comida e guardar pão...risos.
    Acho o máximo que utiliza para cozinhar!
    Beijos


  17. Juliana Says:

    Que legal não sabia como comprar,vou comprar amanhã,vou fazer todas suas receitas,coloca mais ok,são ótimas,Mônica você tem receitas de pizza coloca pra gente.


  18. Oi Juliana! Já fizemos pizza com massa caseira aqui na cozinha. O link é este aqui:
    http://www.cozinhadamonica.com/2010/07/pizza-no-dia-da-pizza.html

    bj.


  19. Lu, também faço salgadinhos e congelo. Acho que não vale a pena fazer só um pouquinho, já que dá trabalho. rsss. Depois é só tirar do freezer e fritar ou assar. Uma beleza.
    Pode deixar que vou fazer mais salgadinhos para postar aqui.
    bj.