Monica Uehara

Pessoal, como eu havia dito, experimentei a receita do bolo de caneca com "suquinho Mid" que veio no Receituário Ajinomoto recebido (aqui). No receituário, a sugestão era um bolo de maçã, mas como não encontrei o Mid de maçã em lugar algum, usei o sabor abacaxi e gostei.
Preparei metade da receita e renderam duas canecas de bolo.
O meu bolo não ficou fofinho, ficou com a textura parecida com a de um pudim de pão. O maior ponto positivo desta receita, na minha opinião é a praticidade e rapidez no preparo (apenas 4 minutinhos) e ficou bem gostosinho também. Sabe quando a gente está com vontade de comer um docinho, um bolinho a tarde com café, mas não quer sujar louça e menos ainda, esperar assar em pelo menos 45 minutos? Então, o bolinho de caneca é a melhor saída!!
Eu já havia postado aqui no blog este bolinho em outra versão, a de chocolate com calda de especiarias. Para ver a receita, clique aqui.
Bolo de caneca com calda de especiarias.
Bom, vamos à nova versão, bolo de caneca de abacaxi e banana.
A receita original é esta aqui:
E esta é a minha versão:
Ingredientes:(para 2 canecas)
2 colheres (sopa) de água
1/2 envelope de MID abacaxi
2 colheres de açúcar
1 pitada de canela em pó
1 ovo
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 xícara de leite (100ml)
1/2 xícara de farinha de trigo (60 gramas)
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 banana nanica madura pequena cortada em rodelas.

Preparo:
Calda:
Em um copo ou caneca que possam ser levados ao micro-ondas, coloque a água, 1/2 colher (sopa) do MID, 1/2 colher (sopa) de açúcar e misture. Leve ao micro-ondas por 40 segundos em potência alta e reserve.

Em outro recipiente, coloque o ovo, óleo, leite, o restante do MID e do açúcar, a farinha de trigo e o fermento, e bata vigorosamente, como auxílio de um garfo, até ficar cremoso.
Disponha a massa em duas canecas de 300 ml que possam ser utilizadas em micro-ondas, untadas e enfarinhadas. Distribua metade das rodelas de banana em cada caneca.
Leve ao micro-ondas, em potência alta, por cerca de 4 minutos, ou até a massa estar totalmente cozida.
Regue com a calda reservada, polvilhe a canela e sirva em seguida.
Se preferir, desenforme os bolinhos em um prato, regue com a calda e polvilhe a canela.




Marcadores: | edit post