Monica Uehara

Amigos, no último dia 29, a convite dos Azeites Andorinha,  tive o prazer de participar de uma aula com o  Chef português Vitor Sobral.
O Chef português Vitor Sobral com "a mão na massa"
A aula, cujo tema versou sobre pratos com bacalhau, ocorreu no Restaurante Tasca da Esquina (Alameda Itu, 225, Jardins,  São Paulo).

Gente! Amei a aula, o restaurante, tudo!
Vitor Sobral, com 25 anos de carreira, é um renomado Chef português, que já editou vários livros e esteve à frente da cozinha de importantes restaurantes portugueses.  Além de ser uma simpatia!
O Chef Vitor Sobral é autor de vários livros sobre gastronomia
O restaurante "Tasca da Esquina" é uma graça! Muito aconchegante. Este restaurante é uma filial do restaurante de mesmo nome localizado em Lisboa.
Temperos e especiarias na cozinha do restaurante
Adorei esta parede do restaurante. Olhem só que máximo! Uma horta vertical!

Sobre a aula! O Chef deu dicas valiosas sobre o preparo de bacalhau, tais como:
O bacalhau deve ser preparado com a pele e espinha

  • O bacalhau deve ser dessalgado a temperatura de 5 graus (na geladeira), devendo a água ser trocada várias vezes (mais ou menos três dias), até que o peixe esteja dessalgado, o que podemos verificar experimentando e sentindo o sabor.
  • Não devemos retirar a pele nem a espinha do bacalhau antes ou durante o seu preparo, pois estes elementos é que conferem sabor ao prato! 
  • A parte mais fininha do bacalhau, como o rabo, pode ser desfiada e posteriormente só "lavada", o que bastará para que a carne esteja dessalgada.


Sobre azeites:


  • Como já sabemos, o azeite de oliva, além de muito mais saudável do que óleo refinado, deixa os pratos muito mais saborosos. Aliás, uma informação trazida pelo Chef Vitor, foi que para se obter o óleo de soja, de milho, etc, há o aquecimento desse insumo, o que resulta em um líquido escuro e posteriormente o resultado é refinado, para que se torne mais claro, ou seja, o produto deixa de ser natural e saudável. Já o azeite de oliva é obtido pela prensagem de azeitonas!
  • O aquecimento do azeite NÃO o transforma em gordura nociva, como sempre ouvi dizer!

Ai, gente! foi tanta informação nova nesta aula, que eu deveria ter anotado ou gravado para não perder nadinha!

Bom , vamos aos pratos MARAVILHOSOS!
Bacalhau a Bras

Este é o Bacalhau a Bras (Em resumo: bacalhau dessalgado e desfiado, temperado, com alho, cebola, folhas de louro fresco, alecrim. O Chef acrescentou ovos e batata chips e finalizou com azeitonas secas.
azeitonas secas

O resultado foi um Prato divino, "dos Deuses"!
bacalhau com grãos
E este é outro prato sensacional, que o Chef Vitor Sobral chamou de "Bacalhau com grãos" (Bacalhau assado,  acompanhado de uma salada quente de grão de bico).
O bacalhau com o tempero antes de ir ao forno
E olhem só que interessante! Nesta foto logo abaixo, o que você vê, é uma espécie de "Pururuca de pele de Bacalhau", que foi servida com limão e flor de sal!  Acredita? Mas, não dá pra fazer em casa...
Pururuca de pele de bacalhau
O processo, explicado pelo Chef, foi o seguinte: A pele ficou "secando" no forno (90 graus) por aproximadamente 3 dias!!! E depois esta pele foi frita. Achei o máximo! Ao colocar esta pele na panela com óleo quente, imediatamente ela "pururuca", como "mandiopan"!

E além de tudo, ainda pude desfrutar momentos super divertidos com "as amizades foodbloggers".

fotos por Daniela Abollin (Cinebistrot) e Monica Uehara (Cozinha da Monica)