Monica Uehara

Amigos, quem me ensinou a fazer este doce foi minha amiga Maria Mattos. A receita é um coringa para ter sempre na geladeira docinhos light, pois é possível variá-la com diversas frutas, além da goiaba, como: abacaxi, manga, maçã. Além disso, esta é a base para delícias como uma mousse de goiaba e iogurte light, que em breve postarei aqui também.
E é super fácil e rápida.Fiz assim:

Ingredientes para  6 porções de zero ponto
6 goiabas vermelhas descascadas e cortadas ao meio (se desejar, retire as sementes) (zero ponto)
água o suficiente (só o fundinho da panela de pressão).
adoçante culinário ou açúcar a gosto (usei 2 colheres de açúcar demerara, (este aqui) Não ficou muito doce.Se vc aprecia doces "mais doces", acrescente mais açúcar, mas, modifique a pontuação também, para cada colher de açúcar, some um ponto à receita.) 2 pontos
2 cravos e um pedaço de canela em pau (opcional)

Preparo:
Coloque aproximadamente um dedo de água no fundo da panela de pressão. Acrescente as frutas, o açúcar ou adoçante, os cravos e a canela. Se você for utilizar adoçante é necessário que este seja para uso culinário, ou seja, que possa ir ao fogo, como Tal & Qual por exemplo, caso contrário, seu doce pode ficar amargo.

Tampe a panela e leve ao fogo. Quando a panela começar "a chiar". Conte três minutos e desligue, pois a fruta poderá derreter. Abra a panela somente quando esfriar e você terá um doce com os pedaços da fruta inteiros assim: