Monica Uehara

Esta sugestão, é mais uma "receitinha da vovó". Ótima para acompanhar qualquer tipo de carne. A diferença desta receita, para a que minha avó fazia, é que utilizei o forno de micro-ondas para cozinhar as batatas, e assim o tempo de preparo diminuiu bem. Ficaram igualmente deliciosas.

Ingredientes para 2 porções:
2 batatas inglesas com casca bem lavadas
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de café rasa de sal
1 colher de café rasa de coloral
1 colher de chá de orégano
pimenta a gosto.

Preparo:
Faça alguns furinhos com o garfo ou com a ponta da faca na casca das batatas (este detalhe é muito importante, não deixe de fazer), para que quando do cozimento no micro-ondas a casca não se rompa e a batata "estoure".
Coloque as batatas no micro-ondas. Não é necessário acomodá-las em nenhum refratário.
Cozinhe em potência máxima por 4 minutos. Abra o micro e verifique o cozimento das batatas (você vai notar que quando ela estiverem cozidas, a casca começará a ficar enrugada). Se ainda não estiverem cozidas volte ao micro por mais um minuto, verifique, e volte por mais um minuto, e assim por diante, até que as batatas estejam cozidas. Não há como precisar o tempo de cozimento, porque esta informação depende de muitos fatores, como o tamanho e qualidade das batatas, a potência do aparelho, o clima e a pressão atmosférica do local. As minhas batatas cozinharam em 5 minutos. (veja aqui o post sobre como cozinhar batatas no micro-ondas)
Quando as batatas estiverem cozidas, retire-as do micro e corte cada uma em quatro partes. Disponha as batatas em uma assadeira ou refratário que possa ir ao forno. Se a assadeira não for antiaderente, unte-a com azeite.

Salpique todos os temperos e por último regue com o azeite. Leve ao forno pré aquecido 200 graus, até que as batatas estejam levemente coradas. Deixei as batatas por 10 minutos na grade de cima do forno, mas este tempo também é variável, dependendo de cada forno. sirva imediatamente.  

Veja aqui mais receitas elaboradas com a ajuda do micro-ondas