Monica Uehara

Amigos, que tal preparar croutons em casa? É super fácil, econômico e você aproveita aquele pão de forma que já não está tão macio. Eu gosto de ter sempre um pote de croutons em casa para acompanhar sopas e saladas.

Olha só que fácil:

Ingredientes:
6 fatias de pão de forma, pode ser integral, normal, light, qualquer um (de preferência aquele que já não está tão macio, é mais fácil cortar).
2 colheres de sopa de azeite de oliva (se vc deseja uma receita mais light, coloque apenas uma colher de azeite)
1/2 colher de sopa de orégano
2 dentes de alho espremidos.
1 saquinho plástico para misturar os ingredientes

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200 graus, por 10 minutos) eu geralmente faço croutons quando já utilizei o forno para assar um bolo, ou outro prato assado).
Corte o pão em cubinhos, assim:

Coloque o pão no saquinho plástico,

acrescente os demais ingredientes.

Misture bem.

Coloque os cubinhos temperados em uma assadeira.

Eu uso essa assadeira antiaderente.
Tente colocar todos os cubinhos em contato com a assadeira. Evite colocar um cubinho por cima do outro, porque os que estiverem em cima, não vão tostar como os de baixo e poderão ficar moles.
Deixe no forno até começar a dourar a parte de baixo. cuidado! Porque eles queimam em segundos. Deixei estes no forno por uns 7 minutos na grade de cima. O ponto para saber se estão bons é quando estiverem durinhos como torradinhas, e levemente dourados na parte de baixo.
Quando você achar que estão bons, retire-os da assadeira, de preferência passando para outra assadeira fria, e espalhe-os bem para que esfriem e não retenham umidade. Quando estiverem bem frios, guarde em um vidro bem fechado.