Monica Uehara

Esta receitinha é super prática e rápida! Em quinze minutinhos as batatas ficam prontas. O queijo gorgonzola utilizado no recheio pode ser substituído por qualquer outro que você preferir. Vale a pena experimentar.

Ingredientes:
1 batata (média ou grande)
50 gramas de queijo gorgonzola
1 dente de alho amassado
1 fio de azeite.

Fiz assim:
Lavei muito bem a batata. Fiz alguns furinhos na casca com a ponta de uma faca (é impotante furar a casca para evitar que esta se rompa dentro do micro-ondas, provocando uma "explosão" da batata). Levei ao micro-ondas em potência máxima por 4 minutos (usei uma batata média, se você usar uma batata grande pode ser que o tempo de cozimento seja um pouco maior, experimente deixar 5 minutos). Retirei a batata do micro-ondas e cortei-a ao meio (veja aqui o post sobre como cozinhar batatas no micro-ondas). Raspei a batata, retirando todo o "purê", deixando mais ou menos meio centímetro de batata na casca (muito cuidado para não romper a casca). Esfreguei o dente de alho nas batatas e reguei com um pouquinho de azeite. Reservei.
Amassei muito bem o queijo gorgonzola com a batata que retirei das cascas. Coloquei novamente este purê dentro das cascas. Reguei com um pouquinho de azeite e levei ao forno convencional (utilizei o grill) para gratinar. Se você não tiver o grill, não tem problema. (É só levar ao forno para dourar um pouquinho.). Servi.

Dica: Esta receita pode ser preparada com qualquer queijo, além do gorgonzola. Porém, como este queijo já é bem salgado, não acrescentei mais sal. Se você for utilizar um queijo com pouco sal ou de sabor mais neutro, experimente aromatizar com algum tempero, como ervas frescas, manjericão, orégano, cebola, alho, etc. e corrija o sal, se necessário.
5 Responses
  1. Adorei a ideia.
    Super rápida e saborosa.


  2. Bom dia Monica!
    Eu amo fazer esta batata no microondas. Eu tive um sobrinho que foi morar nos EUA e quando fomos visitá-lo, foi a primeira coisa que aprendi a fazer por lá.

    Eles costumam lavar a batata e furar a mesma toda com um garfo, para que além de deixar a casca sem risco de romper, agilize o processo de cozimento.

    Ahh...se for fazer esta batata para muitos convidados, é preferível enrolar em papel alumínio e levar ao forno. É mais demorada, mas...
    tb fica muito gostosa.

    Beijinhos, boa semana!



  3. Nunca fiz mas pelo aspecto devem ficar uma maravilha.
    boa semana
    bjs


  4. Mônica que delícia, eu achei perfeita a receita, vou experimentar em casa.
    bjo


  5. Nossa, nunca fiz no microondas. Só no forno. E demora tanto que desanima de fazer. Assim prático dá até vontade! :-)