Monica Uehara

Pessoal! Sobraram ovos de Páscoa? Que tal preparar um brownie? Amo este doce! É  super versátil e é dificil encontrar quem não goste. O brownie pode ser congelado e se der aquela vontade de comer um doce gostoso, ou chegar uma visita insesperada em casa, você terá um docinho delicioso para oferecer. Eu adorei. Fiz até uns potinhos de "brownie de colher" que estão na moda atualmente. Ficaram divinos.

Ingredientes:
200 gramas de chocolate em barra (pode ser ao leite, meio amargo ou qual você preferir)
1 colher (sopa) cheia de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
meia xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de macadâmias (pode substituir por qualquer oleaginosa que você tenha disponível ou prefira, como: nozes, castanha do pará, castanha de caju, amêndoas). Comprei as macadâmias por um bom preço na zona cerealista, em São Paulo, conforme escrevi neste post aqui.
manteiga para untar a assadeira
chocolate em pó para polvilhar a assadeira (usei o dos frades)

Fiz assim:
Untei uma forma retangular pequena ( 19 X 22) revestida com teflon. Polvilhei chocolate em pó ( pode polvilhar farinha de trigo, também, mas substituí-la por chocolate em pó, evita que ao desenformar, o doce fique com  marcas esbranquiçadas provenientes da farinha.)
Pré-aqueci o forno a 180 graus.
Piquei o chocolate em pedacinhos, juntei a manteiga e derreti no micro-ondas em potência 50% por 1 minuto. Mexi bem, até que a mistura ficasse homogênea. Juntei o açúcar e dissolvi bem.
Não é necessário usar a batedeira, se você preferir, pode bater à mão mesmo, porque só misturei os ingredientes até incorporá-los bem, sem a preocuração de "dar volume" à massa.
Na batedeira, coloquei os ovos e a baunilha. Deixei misturar um pouquinho e acrescentei o chocolate derretido. Adicionei a farinha de trigo e o bicarbonato. Desliguei a batedeira quando a massa ficou homogênea. Juntei as macadâmias "in natura" e inteiras e misturei. Coloquei a massa na forma e levei ao forno que já estava pré-aquecido.
O brownie não pode assar como um bolo. É necessário tirá-lo do forno antes do "ponto de bolo", senão ele vai endurecer. Então, o teste do palito, neste caso, não serve.
É necessário olhar o brownie no forno enquanto estiver assando e quando começar a tomar consistência, você coloca a mão suavemente em cima dele. Se não grudar massa nos dedos, está pronto. Parece que está cru ainda, mas já está bom. Tire do forno e espere esfriar. Corte em quadradinhos e sirva.

Outras alternativas são:
Você pode servir o brownie quentinho com sorvete. Se já esfriou, dê uma leve aquecida no micro-ondas.
Pode oferecer como lembrancinha de festas ou fazer um agrado para alguém com um brownie de colher (uma maravilha! Veja aqui como preparar.) como estes aqui.

Congelamento:
Embale o brownie. Etiquete e leve ao freezer pelo prazo de até 3 meses. Para descongelar, deixe-o na geladeira. Minha sugestão é congelar em pedaços individuais ou pequenas porções para descongelar somente o necessário. Lembrando que uma vez descongelados, os alimentos não devem ser congelados novamente.

Marcadores: , | edit post
10 Responses
  1. Ui que delícia. Adoro!!!
    Beijinhos grandes minha querida,
    Lia.


  2. Têm um aspeto maravilhoso.
    Bjs


  3. Unknown Says:

    e o açucar? coloco em qual momento?


  4. Oi Daiana! Já corrigi a receita e coloquei o momento em que devemos adicionar o açúcar, ta? Obrigda por ter perguntado. bj.


  5. Unknown Says:

    Acabei colocando o açucar no final e deu tudo errado hahaha


  6. Puxa, Daiana!! Que chato! :-( Mas, mesmo colocando o açúcar no fim, não era para ter dado errado...O que aconteceu? Ficou duro?


  7. Lilian Says:

    Oi Mônica, quero fazer hoje. Me tira uma duvida, será que em vez do chocolate em barra eu posso usar o chocolate em pó nesta receita? O resultado ficaria tao bom quanto?

    Se sim, qual seria a medida?


    Obrigada, aguardo a resposta para colocar a mão na massa!!!! Bjos


  8. Lilian Says:

    Oi Mônica, quero fazer hoje. Me tira uma duvida, será que em vez do chocolate em barra eu posso usar o chocolate em pó nesta receita? O resultado ficaria tao bom quanto?

    Se sim, qual seria a medida?


    Obrigada, aguardo a resposta para colocar a mão na massa!!!! Bjos


  9. Puxa, Lilian! Não sei te dizer se fica a mesma coisa com chocolate em pó, pois nunca fiz assim...


  10. Lilian Says:

    Mônica, que loucura!!!!
    Uma delicia!!!!! Resolvi nao arriscar, ainda mais hoje... Rsss...
    A receita saiu melhor do que eu esperava, nao da para parar de comer. Fiquei com medo do tal ponto e acho que tirei um pouco antes, mas mesmo assim deu certo. AH, e fica a dica que a receita é pequena, portanto, nao usem forma grande.

    Obrigada