Monica Uehara


Comece preparando a receita que você pode ver, clicando aqui.
Encape uma esteirinha própria para o preparo de sushis com plástico filme. É importante encapar a esteirinha, por uma questão de higiene, pois ao término do preparo dos sushis é só retirar o plástico e jogá-lo no lixo.
Esta esteirinha (sudare ou sushimaki) é facilmente encontrada em lojas que vendem produtos orientais e o preço é bastante acessível. Se você não tiver a esteira, pode utilizar um pano de prato bem limpinho coberto com um pedaço de plástico filme também e enrole o sushi como um rocambole.



Corte as algas ao meio com a ajuda de uma tesoura ou faca e coloque-a na esteira. Não importa qual lado fique para baixo nesta receita, pois a alga ficará dentro do sushi. Para os sushis tradicionais ou temaki, o lado brilhante da alga deve ficar do lado de fora.


Espalhe o arroz já temperado por toda a extensão da alga.


Espalhe o gergelim sobre o arroz (eu costumo misturar o gergelim branco com o preto, pois acho que fica visualmente mais agradável). Para acentuar o aroma, (mesmo que você tenha adquirido o gergelim já torrado) antes de utilizar dê uma leve torrada no gergelim em uma frigideira. Uns dois minutinhos são suficientes.

Vire a alga, deixando o arroz e gergelim para o lado de baixo. Não precisa ter medo, pois o arroz não vai cair.
Espalhe o recheio sobre a alga. Não coloque muito, pois dificultará o fechamento. Com a ajuda da esteira, feche o rolinho como se fosse um rocambole. Aperte a esteirinha para que os rolinhos não fiquem frouxos, o que dificultará o corte.
Comece cortando o rolinho ao meio. Junte as duas partes e corte ao meio novamente, para que fiquem todos do mesmo tamanho. Seus sushis ficarão assim:

Estas imagens abaixo, são de um outro passo-a-passo que eu já havia postado no blog (veja aqui). Nestes rolinhos, a alga fica para o lado de fora.

Veja aqui mais receitas e informações sobre a culinária oriental:
Bifum à moda oriental.
Como fazer Yakissoba de restaurante.
Dicas de compras no bairro da Liberdade - São Paulo.
Docinhos japoneses
Filé de frango oriental light. Receita pontuada
Hot Roll (sushi frito)
Guiozas!! Jantar japonês instantâneo.
Jantarzinho oriental em casa!!
Missoshiru - Receita Pontuada
Moti - O doce japonês de arroz e feijão.
Papelote de Champignon.
SUSHIS!!!! PASSO-A-PASSO.