Monica Uehara

Pessoal, muitos amigos já me perguntaram sobre o "famoso" doce de arroz e feijão japonês. O Moti! Então, para quem não conhece, apresento agora. Este é o moti.
Por fora o ingrediente principal é o arroz e o recheio é feito com um tipo de feijão chamado azuki (é bem diferente do feijão que consumimos nas refeições aqui no Brasil). Pode parecer "esquisito" à primeira vista, não é? Mas garanto que é muito gostoso. A massa por fora, me lembra a massa do "bolinho de estudante" e por dentro parece "doce de batata doce". Digo que para mim a parte do arroz se parece com o "bolinho de estudante" (que experimentei em Salvador e amei!), porque outro costume é fritar os motis sem recheio após passá-los no açúcar e aí tanto a textura quanto o sabor ficam parecidos com os bolinhos de estudante.
Para nós brasileiros é diferente mesmo. É mais ou menos como o abacate, que é consumido salgado na grande maioria dos países latinos e aqui no Brasil a gente gosta dele doce com limão!. Lembro que quando morávamos na Venezuela e eu dizia que gostava de abacate com açúcar todo mundo "torcia o nariz". rsss.



Este docinho está para os japoneses (pelo menos para a minha família) como o brigadeiro está para os brasileiros. Sabe aquele "gosto de festa"? Ele está presente nas festas, em comemorações, principalmente na  festa de "ano novo". Diz a tradição que dá muita sorte comer moti na virada do ano (assim como no Brasil acreditamos que romã, uva dão sorte.)

Para quem mora em São Paulo vale a pena conferir no bairro da Liberdade no dia 31 de dezembro o ritual do moti. Nesta data, as pessoas se reunem lá para fazerem o moti artesanalmente (como manda a tradição) na rua, e depois os doces são distribuidos para as pessoas presentes. É muito bacana!!

Se não quiser esperar até o fim do ano para experimentar, o doce é vendido na maioria das lojinhas de comida oriental. Uma bandejinha com mais ou menos 8 doces custa aproximadamente 6 reais.

Fica a dica!

Mais docinhos japoneses aqui.


22 Responses
  1. Ai Mô... Sei não... rsrsrs... Amo salada de abacate com bastante limão, sal e azeite, mas esse docinho... Juro que vou tentar, afinal tou aqui pra aprender, né? Bjo!


  2. Labidú Says:

    Tiene una pinta estupenda!!! Seguro que muy ricos. un saludo.


  3. TEM UM ASPECTO TÃO BOM, DEVE SER UMA DELICIA.
    BJS



  4. O aspecto é muito bonito mas achei bem diferente agoro só provando para saber se vou gostar ou não bjs querida!


  5. Hummm, meu maridinho é japonês.....é verdade mesmo, passagem do ano sem moti, não é passagem do ano completa hehehehehehehe

    beijos


  6. Que Legal Mônica,sabe que adoro esse doce?!!!Quando estagiei na vigilância sanitária de Londrina acompanhei a produção de uma família de japoneses e ficava salivando... acho bom demais...rsrsrs


  7. Rosana Says:

    Menina, deu um banho de cultura pra nós em seu blog! Muito legal, não conhecia esse doce.
    Valeu as dicas das revistas, vc é uma caçadora de primeira!rs
    Bjim! Aparece pelo meu bloguinho.


  8. RUTE Says:

    Oi Linda!!!
    Como vai você e suas filhas maravilhosas? A bébé está grande?

    Sua postagem de hoje recordou-me 2 posts meus:
    ANKO - Brigadeiro Japonês
    ANPAN BREAD - Pão Surpresa Japonês

    MOTI ainda não fiz, mas na altura destas 2 postagens andei interessada em confeccionar. Infelizmente não se concretizou :(
    Mas...há mais marés que marinheiros, e um diz, será dia!
    Beijinhos.
    Espero que meus links contribuam para complementar sua postagem sobre Pastelaria Japonesa.
    Mil beijinhos e saudades de vc.
    Rute


  9. Eu "adoro" motis. Aqui em casa somos fãs da culinária japonesa e a minha filhota então... as vezes a chamo de "japonezinha" Aqui em B. Horizonte não encontro todos os produtos japoneses, não tem muitas lojas que vendem os produtos e quando encontro é muito caro. E em restaurantes não encontramos motis. Então quando vou a S. Paulo "atacamos" as gostosuras japonesas.
    Bjs,
    Ana


  10. Nunca comi...apesar de ja ter vista sim em Sao Paulo rsss
    Fui muitas e muit vezes na Liberdade, mas esse foi umdoce que nunca me chamou a atencao, mas agora vc falou dele de uma forma que me despertou curiosidade e vontade rsss
    Vai entrar pra minha lista de vontades a serem realizadas no Brasil rsssss
    Of course q aqui nao vou achar neh.... Ainda se eu morasse en NY rsssss
    Adorei a dic a
    Beijoss
    Paty


  11. Passei por aqui para agradecer teu comentário sobre minha Ambrosia no microondas.E também para ter seguir.Gostei demais do teu blog.Parabéns,


  12. Juliana Says:

    Sou sem preconceitos... Gosto de provar tudo. Falando parece esquisito, mas se tu diz que é bom, acredito. Beijos, Ju


  13. Moniquete não conhecia esse docinho moti! Confesso que já havia visto vendendo no bairro da Liberdade mas nunca provei...deve ser gostoso!! Sempre que vou a SP passo lá na Liberdade, amo aquela igreja de lá e aproveito para ir no supermercado japa de lá...rsrs Amei saber q dá no ano novo!! Obrigada por dividir! beijos Tereza


  14. Adri Says:

    Monica, de passagem por SP aproveitei para experimentar o bolinho de feijão daquela feira na Liberdade. É mesmo um sabor muito diferente, a agente fica esperando o salgado e ele não vem, rs. Muito legal você ter trazido esse doce tão diferente para quem não é de família japonesa :-) Beijos!


  15. Oi Mo, nunca comi esse doce, mas qq dia vou provar, mas confesso que não me atrai muito...kkk
    Adorei conhecer mais sobre a tradição em torno dele!
    Bjim


  16. Marly Says:

    Oi, Monica,

    Aqui também gostamos deste doce, que compramos numa lojinha japonesa. Também somos fãs do yaki manju e de um montão de outras comidas (e coisas!) nipônicas, rsrs.

    Beijoca e bom dia!


  17. Anônimo Says:

    Que lindo esses docinhos!
    Monica recebi os produtos Mococa que ganhei aqui... \o/
    Já postei!
    bjus*--*


  18. OLÁ MONICA!
    PARECE SER UMA DELICIA, MESMO COM INGREDIENTES DIFERENTES, A COR É LINDA!
    BEIJOS.......


  19. Renata Says:

    Oiiii Monica,
    Tenha uma amiga japinha e ela sempre fala desse doce, ela diz que é muito bom...
    Tenho vontade de experimentar...
    Adorei o post...
    E a filhota como está???
    Bjocas
    Re


  20. Tati Says:

    Vim lhe desejar um abençoado final de semana!
    Bjs!


  21. Fla Says:

    Aiii eu amo esse doce!!!
    =D