Monica Uehara

Amigos, lembram da aula de culinária japonesa promovida pela Ajinomoto que postei aqui? Um dos pratos demonstrados pela Chef Eliane Kina foi o Yakissoba. Eu adoro. E já havia feito várias vezes. Mas, confesso que nenhum tinha ficado tão bom quanto este último que foi feito pelo marido! Já falei aqui várias vezes da "mão boa" para cozinha do meu maridão (Éeee, gente! Para quem pode. rsss Dá licença. cof.cof. cof.). Ele seguiu algumas dicas da Chef Eliane que vieram na apostilinha de receitas fornecida na aula, como acrescentar o Hondashi e óleo de gergelim torrado. Estes ingredientes fizeram toda a diferença. A receita abaixo, é a que constou na apostila e foi objeto da aula, com algumas mudanças. Quer ver só como fazer um "Yakissoba de restaurante"?

Ingredientes para 5 porções:
1 colher de sopa de óleo
2 filés de frango cortados em cubos
300 gramas de lombo de porco cortado em cubos
meio pimentão verde em cubos
1 cenoura média cortada em fatias finas
1 colher (chá) de sal.
2 xícaras de buquês de couve flor
2 xícaras de buquês de brócolis
2 folhas de acelga cortada em quadrados grandes
5 colheres de molho de soja (shoyu)
1 sachê de Hondashi
1 xícara de chá de água (200 ml)
1 e meia colher de sopa de amido de milho
300 gramas de macarrão instantâneo, tipo espaguete, cozido "al dente".
algumas gotas de óleo de gergelim torrado (opcional)

Preparo:
Em uma panela grande (preparamos na Wok), coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o frango e lombo de porco e frite até dourar.
Acrescente o pimentão, a cenoura e o sal. Refogue por 2 minutos.
Adicione, a couve-flor, os brócolis, a acelga, o shoyu, o Hondashi e 2 colheres (sopa ) da água, e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, por 5 minutos, ou até que a acelga murche.

Junte o amido de milho já dissolvido na água restante e cozinhe por mais 3 minutos, ou até incorpar. Retire do fogo. Adicione algumas gotas do óleo de gergelim. O óleo de gergelim você pode encontrá-lo em lojas especializadas em produtos orientais ou na parte do supermercado onde estão dispostos os produtos para culinária oriental. Comprei este vidrinho no Supermercado Sonda. O óleo de gergelim é opcional, mas posso dizer que é ele e o Hondashi que conferem o sabor especial (de restaurante) ao Yakissoba.

À parte, frite rapidamente o macarrão já cozido em uma frigideira grande untada com óleo. Adicione umas duas colheres de shoyu para "dar uma corzinha" ao macarrão, como na foto abaixo. 

Regue o macarrão com a mistura de carnes e legumes e sirva imediatamente.
6 Responses
  1. Olá Mônica!!Adorei a receita de yakissoba com esses "segredinhos"... acredita que tenho uma panela wok que ainda nem estreei...taí um ótimo motivo... estou de mudança de casa agora, mas já vou incluir essa receitinha na minha lista de próximas receitas...fiquei com água na boca... bjinhos!!!


  2. Rachel Says:

    Aiai, esse yakissoba é tudo di bom, né?! O da aula estava muito gostoso, e com certeza esse ficou melhor ainda.
    Adorei o evento e poder reencontrar você. Espero que em breve tenhamos mais oportunidades, é sempre muito bom?!
    Bjuss!!!



  3. Sou fã deste prato!!!
    Adorei as dicas!!!

    Bjs..


  4. Oiii Mô!!!

    Adoroo yakissoba,vou anotar sua receitinha pois amei!

    Bjãooo


  5. Super delicioso!! Obrigada pela partilha!
    Lia.