Monica Uehara

 Quem já passeou pela feirinha do bairro da Liberdade, que ocorre aos sábados e domingos em São Paulo, já deve ter visto o preparo desta delícia ao vivo e à cores nas barraquinhas.

Bifum é este macarrão oriental que lembra o "cabelo de anjo", mas é branquinho. Ah! Ele não se confunde como o Itokonyaku (que postei aqui), conhecido como " miojo que emagrece". Uma porção de Bifum tem aproximadamente 280 calorias (o mesmo número de calorias de massas comuns), ao contrário do Itokonyaku que tem cerca de 10 calorias! Mas, é claro que o sabor e a textura não se comparam!
Comprei este pacotinho em uma lojinha no bairro da Liberdade, mas, já vi à venda em alguns supermercados. Assim, como o hondashi (outro ingrediente da receita), é provável que você o encontre junto aos produtos orientais, como arroz para sushi, saquê, algas, etc.
Bifum
Se você mora em São Paulo ou vier visitar a cidade, vale muito a pena passear neste bairro e fazer ótimas comprinhas por lá!
Esta receitinha também foi preparada pelo meu maridinho. O preparo se assemelha muito à receita de Yakissoba (que postei aqui). É possível prepará-lo com tirinhas de frango, carne, camarão... Enfim, da mesma forma que o Yakissoba.
Na foto que ilustra a receita, o prato é composto pelo Bifum à moda oriental e por um filé de Tilápia grelhado, e em breve postarei a receita do filé de Tilápia.

Ingredientes:
1 pacote de legumes para yakissoba ( repolho, brócolis, cenoura, couve flor). Comprei um pacotinho com os legumes cortados e higienizados na feira e paguei R$ 2,00. Já vi este produto em vários supermercados. Na minha opinião compensa mais que comprar todos os legumes separadamente. Caso você não encontre o pacote com os legumes já cortados pode utilizar aproximadamente uma xícara de chá de cada legume ou folha.
1 cebola pequena cortada em meia lua
3 colheres de sopa de óleo (2 colheres óleo para os legumes e mais 1 colher para o macarrão)
1 sachê de hondashi (tempero à base de peixe)
1 colher de sobremesa de óleo de gergelim
1 pitada de gengibre em pó ou 1 pedacinho de gengibre bem picadinho ou ralado.
3/4 xícara de chá de molho de soja (shoyu) (1/2 xícara para os legumes e 1/4 para o macarrão)
1 pacotinho de Bifun (macarrão oriental) usei um pacotinho pequeno de 70 gramas.
Estes três últimos ingredientes são opcionais, mas garanto que conferem um sabor todo especial ao prato.

Preparo:
Em uma panela (usamos a Wok), doure ligeiramente a cebola no óleo. Acrescente os legumes, o hondashi, o gengibre e refogue. Junte 1/2 xícara do  molho de soja e cozinhe até que os legumes estejam "al dente".  Acrescente o óleo de gergelim. Reserve.
Enquanto os legumes cozinham, coloque uma panela com água no fogo para cozinhar o Bifum. Quando a água ferver, coloque o Bifum e cozinhe por aproximadamente um minuto ou até que esteja macio. Atenção, o macarrão cozinha muito rápido. Não deixe o macarrão no fogo por um período maior que o necessário para que ele não amoleça demais. Assim que o macarrão estiver cozido, escorra a água.
Em uma frigideira grande. Coloque 1 colher de óleo e frite ligeiramente o macarrão. Junte 1/4 de xícara de Shoyu e misture para que o macarrão "pegue a cor" do molho de soja.

 Junte os legumes já cozidos e Sirva imediatamente!

4 Responses
  1. Hayırlı akşamlar, ellerinize, emeğinize sağlık. Çok leziz ve iştah açıcı görünüyor.

    Saygılar.


  2. Anônimo Says:

    Adoro o bairro da Liberdade. É muito bacana andar pelas lojas, mercados e barraquinhas de lá!
    Adoro ir e comer um Lamen no restaurante Kazu ou algum espetinho da feirinha perto do metrô :)

    Nunca comi desse macarrão - fiquei morrendo de vontade de experimentar! Da próxima vez que for lá vou comprar!!

    www.labculinario.com


  3. Fabulosa esta sugestão Mónica. Adoro sabores orientais e este bifum está mesmo apetitoso!
    Beijinhos querida,
    Lia.


  4. Eu nunca fiz bifum, mas acho uma delícia, tenho medo de errar, não sou muito esperta em cozinha oriental, mas gosto do sabor!!bjs
    Maura