Monica Uehara

Quem diria que um dia tomate seria "a cara da riqueza" aqui no Brasil, não é? Digo isso por causa do preço alto (chegava a R$ 10,00 o kilo) da fruta nesta última semana (motivo de vários comentários e piadas nas redes sociais). Quando fiz esta receita, o preço ainda estava razoável. Minha opinião é que não devemos consumir nenhum produto com preço abusivo. É só esperar que a tendência é que o preço diminua. A propósito, no último domingo, vi o mesmo tomate por R$ 4,00 o kilo.
Não podia deixar de postar esta receita que aprendi em um curso sobre gastronomia que estou fazendo. Receita surpreendentemente simples e deliciosa! Preparei novamente em casa e foi um sucesso.
Confit, é um termo utilizado para designar pratos "em conserva". A professora do curso, explicou que o termo se relaciona às carnes que eram conservadas em sua própria gordura na época em que não existia geladeira.
Neste caso, o sabor dos tomates fica semelhante ao sabor do tomate seco, mas, a consistência é diferente, estes são bem mais macios.
Há quem prepare a receita utilizando o forno. Nós fizemos assim, utilizando uma frigideira e a execução da receita foi mais rápida. Não provei a receita feita no forno e, portanto, não sei dizer quais são as diferenças em termos de sabor e textura. Pode preparar e servir acompanhando pãezinhos fresquinhos ou pão italiano, que você vai arrasar!

Ingredientes:
4 a 6  tomates, dependendo do tamanho (usei 6 tomates médios).
2 dentes de alho cortados em lâminas
tomilho ou outra erva a gosto (usei orégano fresco)
sal e pimenta a gosto
uma pitada de açúcar (usei uma colher de café rasa)
120 ml de azeite (aproximadamente1/2 xícara)


Fiz assim:
Comecei tirando a pele dos tomates. Retirei as sementes. Cortei-os em quatro partes.
Em uma frigideira, coloquei o azeite, o açúcar, o alho e o orégano. Esperei aquecer o azeite e juntei os tomates, o sal e a pimenta. Cozinhei em fogo lento até que os tomates estivessem bem macios.
Servi com pãozinho francês bem fresquinho. (Pode ser servido com pão italiano.)


Marcadores: | edit post
4 Responses
  1. Delícia de receita, Mônica.Vou esperar o tomate baixar o preço para experimentar.
    Bj,
    Lylia


  2. Mônica,
    aqui tomate tbm está super caro, virou ouro, rsrs.
    Bela receita!

    http://www.andreaquitutes.com/2013/04/concurso-cultural-participem.html


  3. Nunca provei mas tenho a certeza que ia gostar.
    bjs


  4. Delicia Monica, adoro!
    Vale a pena guardar a receita para quando o tomate chegar ao preço normal . Agora está muito caro, se bem que por aqui tenho comprado a 4,00.