Monica Uehara

Esta é mais uma receita que aprendi no curso de gastronomia que estou fazendo.
Nhoque (ou gnocchi) é uma delícia, mas só de pensar no trabalho que dava para preparar eu já desistia. Mas, agora ficou super simples!  Estes, eu fiz um pouquinho diferente do que fizemos em aula. Nesta receita, cozinhei a batata com a ajuda do micro-ondas. Adorei! Dois pontos positivos que notei ao cozinhar a batata no micro:  A batata não absorveu água, já que não é necessário água para cozinhá-la e foi super rápido o cozimento. Deu super certo, pode experimentar que você vai adorar.
Veja aqui mais receitas utilizando o micro-ondas.

Ingredientes: (para 1  porção generosa)
1 batata grande (aproximadametne 250 gramas)
1 gema
sal e pimenta a gosto
1 pitada de noz moscada (opcional)
1 colher (sopa) de queijo ralado (opcional)
farinha de trigo o suficiente (aproximadamente 50 gramas, uma ou duas colheres de sopa)

Molho de sua preferência:
Veja também no blog:
Molho de tomates e manjericão.
Como preparar molho de tomates caseiro
Molho de azeitonas
Molho de camarão ao leite de coco
Molho branco básico light
Molho de tomate light

Fiz assim:
Lavei bem a batata e fiz alguns furinhos na casca com o auxílio da ponta de uma faca (é importante furar a casca da batata para que ela não estoure dentro do micro-ondas). Coloquei a batata dentro do micro-ondas e cozinhei por 6 minutos em potência alta ( o ponto de cozimento da batata é quando a casca começar a enrugar). Este tempo é variável de forno para forno. Minha sugestão é que você deixe a batata no micro-ondas por uns 5 minutos, examine-a e volte a cozinhar por mais alguns minutos, se necessário. (veja aqui o post sobre como cozinhar batatas no micro-ondas)
Após o cozimento, retirei toda a casca da batata ainda quente. Amassei-a e passei por uma peneira. Adicionei o sal, a noz moscada e a pimenta, misturei bem  e levei ao refrigerador.
Um pouco antes de começar a preparar os nhoques, coloquei uma panela com água e sal no fogo, para que quando os nhoques estivessem prontos a água já estivesse fervendo.
Quando o purê estava frio, adicionei , a gema, o queijo ralado e aproximadamente uma colher de farinha. Misturei todos os ingredientes. Polvilhei um pouquinho (pouquinho mesmo!) de farinha na bancada em que iria preparar os rolinhos de nhoque. Dividi a massa em três partes e formei rolinhos adicionando o mínimo de farinha possível. O ponto é quando a massa está úmida, porém não gruda nas mãos. (Se a massa ainda estiver pegajosa, enfarinhe levemente as mãos para formar os rolinhos.). Cortei os rolinhos em pequenos pedaços e modelei os nhoques em forma de bolinhas.

A água já estava fervendo, então, fui colocando as bolinhas para cozinhar. Quando elas começaram a subir na água, retirei com uma escumadeira.

Coloquei o molho (à bolonhesa), acrescentei queijo ralado e servi.

Observações:
Não devemos adicionar óleo à agua de cozimento das massas, pois criará uma película que impedirá a absorção do molho.
Esta massa deve ser preparada e cozida na hora, caso contrário, ela irá umedecer e quando do cozimento desmanchará.
Um dos principais erros que podem ser cometidos quando se prepara nhoque é acrescentar farinha demais e deixá-los pesados. Isso ocorre principalmente, quando a batata contém muita água, então é imprescindível que no mínimo ela seja cozida com a casca. Mas, a melhor alternativa que encontrei até agora foi cozinhando-a com a ajuda do micro-ondas.
Se você não tiver ou não quizer cozinhar as batatas no micro-ondas, cozinhe-as normalmente na água, mas, não retire a casca durante o cozimento. O importante aqui é deixar que a  batata absorva o mínimode água. O cozimento da batata pode ser feito também no forno convencional.

Curiosidades:
Os nhoques diferem em sabor e formato dependendo da região da qual são originários.

Gnocchi verdi de Emilia- Romagna, além da batata, levam em sua composição: espinafre, ricota, parmesão e ovos.
Gnocchi di Zucca, da Lmbardia, são produzidos com abóbora cozida.
Conerdeli, de Trentino, são apresentados em formato grande e recheados com ameixa.
Gnochi di riso, especialidade Reggio Emilia, são feitos com arroz cozido misturados com ovos e miolo de pão.